plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FAMA

'O Auto da Compadecida' ganha nova montagem com elenco jovem

Clássico da literatura e do cinema nacional, “O Auto da Compadecida”, escrito por Ariano Suassuna, teve sua primeira montagem em teatro no ano de 1956, em Pernambuco. De lá para cá, ganhou dezenas de versões pelo Brasil afora, e uma delas está em cartaz a

Clássico da literatura e do cinema nacional, “O Auto da Compadecida”, escrito por Ariano Suassuna, teve sua primeira montagem em teatro no ano de 1956, em Pernambuco. De lá para cá, ganhou dezenas de versões pelo Brasil afora, e uma delas está em cartaz amanhã, no Teatro Margarida Schivasappa.

Em “O Auto da Compadecida”, as aventuras dos nordestinos João Grilo e Chicó são narradas em clima de literatura de cordel. Em meio às dificuldades do sertão nordestino, com a seca e fome, a dupla desenvolve ações sempre para se dar bem e driblar as situações negativas. Abordando temas universais como a avareza humana e suas amargas consequências, por meio de personagens populares, Suassuna, nesta obra, prepara o espectador para um desfecho moralizante, escrito sob os preceitos do catolicismo predominante à época.

É justamente nesse caráter religioso que as ações se desenvolvem, porém com muita leveza. “É aquele eterna dúvida sobre pecados, sobre ser absolvido por Deus depois do juízo final. A cena do julgamento fará todo mundo repensar o modo como tem entendido a sua relação com o divino”, explica Tiago de Pinho, que assina a adaptação e a direção do espetáculo.

Com um elenco jovem, porém já experiente em cena - o espetáculo teve apresentações lotadas em 2017 e 2018 -, o espetáculo conta com momentos hilários, que flertam com o teatro musical, aliados a cenas de pura emoção. No palco, cerca de 30 atores dão vida aos personagens clássicos como Dorinha, a fogosa mulher do padeiro, o Padre, Sacristão e Bispo, que são a mais pura tradução da hipocrisia de alguns religiosos; O Coronel e sua esposa, retratando todo poderio econômico do coronelismo existente no sertão nordestino; e claro, o núcleo do inferno.

Assista

O AUTO DA COMPADECIDA
Quando: Hoje, às 20h
Onde: Teatro Margarida Schivasappa (Fundação Cultural do Pará/Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650)
Quanto: R$ 25 (antecipado), à venda na Esmalteria Gata Pintada (subsolo do Shopping Pátio Belém, na Tv. Padre Eutíquio)
Informações: www.tiagodepinho.co

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias