plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FAMA

Gaby Amarantos explica porque se isolou: 'recebi mais de 30 mil comentários racistas'

Foram mais de 30 mil mensagens de ódio contra Gaby Amarantos há 3 meses, todas lidas. Seus perfis nas redes sociais foram tomados de ataques racistas. “Estou acostumada com racismo desde criança. Mas o que vi naqueles dias foi incomum, pesado... agressivo

Foram mais de 30 mil mensagens de ódio contra Gaby Amarantos há 3 meses, todas lidas. Seus perfis nas redes sociais foram tomados de ataques racistas. “Estou acostumada com racismo desde criança. Mas o que vi naqueles dias foi incomum, pesado... agressivo”, recorda.

A cantora e sua equipe leram todas as mensagens. Uma delas dizia: “Se te encontro na rua, acabo contigo porque você é preta e estraga este mundo”. Outras milhares de comentários, levaram Gaby a desencadear uma crise de pânico paralisante. “Não tinha coragem de abrir a porta de casa, quanto mais sair dali”, conta. “Até gosto de quem discorda de mim com elegância. Respeito quem me traz um novo ponto de vista. Só que as mensagens não eram nada elegantes. ‘Por que as pessoas estão tão agressivas?’, eu pensava. ‘Por que logo comigo toda essa violência?’ Entendi que precisava levar esse episódio a sério e cuidar do que ele tinha feito comigo.”

A paraense tomou a decisão de se ausentar na internet, fazendo um detox digital por algumas semanas, em seguida procurou ajuda especializada. “Tinha preconceito com psicoterapia, achava que não funcionaria comigo. Mas tive uma indicação de alguém em quem confio de olhos fechados. Acabei chegando na bioenergética”, disse.

Gaby recebeu a indicação da filósofa Djamila Ribeiro, uma estudiosa de negritude. A partir daí, a cantora passou a ser atendida por uma psiquiatra. “A Viviane Anibal cuida de abusos, mais especificamente episódios de racismo. Também é negra, e isso foi importantíssimo para o meu processo”, diz. “Queria alguém que realmente entendesse a dor que eu estava vivendo.”

A bioenergética é como uma “ioga da psicanálise” porque mistura exercícios corporais e respiratórios. Gaby também conheceu a kemética, que é uma ioga diferente da tradicional, que busca a conexão com a ancestralidade negra através da meditação. E em seguida começou a cuidar da alimentação. Ela tentou levar uma vida vegana por sete meses. “Minha vontade era conseguir ser vegana, mas furei com a dieta. Atualmente, comer é seguir um cardápio quase sem carne e derivados dela. É o que consigo fazer e tá tudo bem.”

Desde os 24 anos, quando iniciou sua carreira musical em Belém, Gaby enfrenta adversidades por ser uma mulher negra, nortista e “acima do peso do que se considera padrão”.

“Aos 20, era cheia de neuras. Me odiava, só usava preto para parecer mais magra. Vivia me escondendo. Fiz muita cirurgia plástica. Coisa de meia dúzia ou mais”, contou. Lipoaspiração, abdominoplastia, silicone nos seios. Aos 40, a idade de agora, ‘não faria nada disso”.

Para encontrar o equilíbrio, a paraense revela que a cereja do bolo foi encontrar “outras mulheres negras, poderosas e orgulhosas de sua ancestralidade”. “Sou de uma geração que cresceu sem representatividade. Não vi mulher plus size quando criança. Negra tinha uma na TV e olhe lá. Hoje, minhas manas estão conquistando o mundo. Festejo por elas e me vejo nelas. O amor que aprendi a ter pelo meu corpo tem muito da influência dessa rede de apoio”, finalizou.

Visualizar esta foto no Instagram.

🌪 #AviancaBrasil #gabyturbantes

Uma publicação compartilhada por Gaby Amarantos (@gabyamarantos) em

(Com informações da Revista Marie Claire)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias