plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FAMA

Rui Morschel que participou do 'MasterChef Brasil' conhece de perto a culinária amazônica

O curitibano Rui Morschel, que participou da recente temporada do “MasterChef Brasil”, está na capital paraense desde a última terça, 4, para conhecer a culinária local, ao lado da ex-colega de programa, a paraense Clarisse Duarte. Em entrevista exclusiva

O curitibano Rui Morschel, que participou da recente temporada do “MasterChef Brasil”, está na capital paraense desde a última terça, 4, para conhecer a culinária local, ao lado da ex-colega de programa, a paraense Clarisse Duarte. Em entrevista exclusiva ao Você, ele falou um pouco sobre as mudanças em sua cozinha após o reality, a continuidade de seu projeto de receitas no Instagram e seu objetivo de conhecer do Sul ao Norte a verdadeira cozinha brasileira.

Morando há quatro anos em São Paulo, Rui trabalhava na área financeira antes de seguir o caminho da gastronomia. Ele começou pelas receitas que aprendeu em casa, com o pai e a avó, e isso definiu o tipo de cozinha que trabalha e a qual pretende desenvolver daqui em diante. “Eu gosto muito de comida caseira – confort food, como chamam. Gosto de falar que faço almoço de domingo, muita massa, polenta, receitas típicas do Sul. E tem a carne, eu faço muito churrasco – é quase minha especialidade”, afirma.

Pouco antes de entrar para o time de cozinheiros amadores que concorreram no “MasterChef” deste ano, Rui já estava começando a ampliar seu repertório para além do que aprendeu em família por causa do perfil que criou no Instagram, chamado “Fino do Boi”, em que apresenta receitas que vão de sobremesas e lanches a pratos principais. “Eu tinha que estar sempre fazendo algo novo para ter conteúdo. Nisso, comecei a aprender coisas novas em relação ao modo de fazer”, explica.

As primeiras receitas do perfil, publicadas em julho do ano passado, já mostravam a preferência de Rui por receitas com carne e um jeito bem caseiro: um steak tartar como entrada, um ensopado de porco como prato principal, e um arroz branco soltinho como acompanhamento. Depois do programa, sua cozinha ganhou mais novidades, principalmente em termos de tempero. “Eu conheci muitos temperos novos, aprendi a usar alguns que eu não usava antes, e passei a pensar mais nos pratos completos: uma carne, um acompanhamento, um molho. Antes eu pensava só em um macarrão ou um churrasco”, diz ele.

Entre os temperos que passaram a entrar no repertório do cozinheiro estão alguns que já são comuns na cozinha do “Masterchef”, como o tomilho, o manjericão e o alecrim. “Hoje eu uso eles em praticamente tudo, desde massa até carne. Sempre vão pelo menos dois desses ingredientes”, destaca. Isso está bem presente nas receitas mais recentes do “Fino do Boi”, como o “Bolinho de Arroz Crocante”, o “Macarrão Tropeiro” e o “Risoto de Beterraba”, que passaram a ter tomilho, manjericão e outras ervas finas a gosto.

Durante as muitas etapas do programa, o curitibano de 26 anos aprendeu ainda a apreciar o preparo de molhos e caldos. Com as viagens por todo o Brasil para cozinhar em eventos e a convite de restaurantes e outros espaços, ele diz que continua exercitando tudo isso e acrescentando novidades quase diariamente a sua cozinha.

“Eu tenho conhecido agora os temperos das comidas do Norte, essa é minha primeira vez aqui. O que eu gosto muito é de cozinha brasileira, então tenho vontade de descobrir a comida do país. Não tenho planos de ir para fora estudar, quero conhecer o Brasil mesmo”, afirma.

"Eu tenho conhecido agora os temperos das comidas do Norte, essa é minha primeira vez aqui”

Programa trouxe mais experiência

Ao se candidatar a novo “MasterChef”, Rui Morschel também precisou aprender a fazer pratos autorais. E como alguém que está há pouco tempo dedicado à gastronomia, ele procurou começar pelo que já tinha em mãos. “Eu tenho treinado esse lado da criação de pratos adaptando aqueles que eu sei com ingredientes novos. Faço um risoto com um queijo diferente, uma alcachofra... Eu cozinho há pouco tempo, mas tenho realmente pegado a prática, e por isso meu interesse em conhecer pessoalmente a cozinha brasileira de todas as regiões, para aprender novos pratos, não só ficar fazendo 20 tipos de risoto”, brinca.

O exercício constante na cozinha tem sido positivo na hora de manter o sucesso que ele já tinha com seu perfil na internet e que, claro, aumentou também graças à participação no programa. “O conteúdo dele é resultado dos meus treinos, do que eu descubro de ingredientes e receitas novas e aprendo a cozinhar. Tudo o que eu tenho que fazer é ir registrando enquanto eu faço. Em relação a fazer as fotos, publicar, eu já tinha a prática”, diz. As postagens continuam sendo semanais, o único acréscimo recente foi a inclusão de quanto o chef gastou para fazer o prato.

Muitas receitas executadas dentro e fora do programa ele conta que nunca se imaginou capaz de realizar e hoje faz tranquilamente, como os doces e as tortas. “Depois do programa, abriu a possibilidade de fazer receitas mais complexas. Antes eu cozinhava muito no que era confortável fazer, no que eu já tinha prática. Agora eu sei que dá para cozinhar qualquer coisa, é só estudar e praticar”, garante. Atualmente, o perfil culinário de Rui conta com 84 receitas e mais de 21 mil seguidores. Por trás dos registros, ele segue viajando e expandindo seu cardápio pessoal.

“Já fui cozinhar no Sul inteiro, Sudeste, depois Recife e aqui em Belém. Meu foco é viajar porque aí eu aproveito tanto para cozinhar para o público que não estava perto de mim, dando a oportunidade de eles me conhecerem, como eu também posso conhecer cidades e culinárias que não conhecia. Vou pela cultura em geral, vou para conhecer mesmo a cidade. Minha ideia é conhecer a gastronomia brasileira, como isso vai acontecer ainda não estou com planos. Eu estou deixando seguir dessa maneira que está, afinal, tem dado bem certo”, avalia.

Em Belém, ele teve a oportunidade de conhecer de perto os temperos paraenses no Ver-o-Peso, que era um de seus objetivos na cidade, e ainda, as maravilhas do chocolate produzido no Combu. Ao lado da amiga, a também ex-MasterChef Clarisse Duarte, criou sanduíches que integram sua cozinha sulista com ingredientes paraenses, à venda na feira gastronômica de um festival de cerveja que ocorre até hoje, no Espaço Náutico Marine Club.

"Depois doprograma, abriu a possibilidade de fazer receitas mais complexas. Antes eu cozinhava muito no que era confortável fazer

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias