plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FAMA

Paraense disputa reality gastronômico que estreia dia 26

Ainda na infância, após um grave acidente sofrido por sua mãe, o paraense Edivam Gomes Dantas, 40, assumiu a responsabilidade de fazer as refeições da família e não parou mais. Desde o primeiro emprego, cozinhou em confeitarias, padarias e restaurantes. H

Ainda na infância, após um grave acidente sofrido por sua mãe, o paraense Edivam Gomes Dantas, 40, assumiu a responsabilidade de fazer as refeições da família e não parou mais. Desde o primeiro emprego, cozinhou em confeitarias, padarias e restaurantes. Hoje, cursando Gastronomia, no polo de Educação a Distância (EAD) da Unicesumar, em Castanhal, foi selecionado pela instituição para participar de seu reality gastronômico, “Mão na Massa”, que inicia no próximo dia 26, com competidores de todo o país e exibição pelas redes sociais.

O primeiro reality show universitário de gastronomia do país ocorre até dia 2 de março, no campus sede da instituição, em Maringá (PR), com 24 participantes. “Além de promover a integração entre nossos alunos, que representarão todas as regiões do Brasil, este projeto prático permitirá uma experiência de aprendizagem diferenciada aos alunos participantes, que compartilharão suas experiências, sua cultura e paixão pela gastronomia”, diz o diretor de Planejamento de Ensino de EAD da Unicesumar, Fabrício Lazilha.

O paraense está ansioso pela estreia no programa. “A grande verdade é que fazer parte do programa é o reconhecimento pelo meu trabalho e esforço. Eu nem tenho olhado muito sobre o programa, as notícias, para não ficar mais ansioso. Minha expectativa é somar valores com outros participantes e conhecer o que eles trazem de seus estados. Acredito que isso nos abrirá muitas oportunidades”, afirma Edivam que, para ser selecionado, apresentou um prato com ingredientes regionais, o “Delícias da Amazônia”.

Seu cartão de visita era um filhote ao molho de bacuri com ervas, redução de limão Siciliano, acompanhado de salada de broto de girassol com frutas tropicais. Edivam conta que o primeiro dia de reality também será com os participantes criando um prato – eles ainda não sabem quais as regras em torno do preparo – que será colocado para votação on-line, por meio de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. Para cada dia de provas, os competidores participarão de aulas especiais e serão avaliados por um júri diferente.

Chef Edivam Gomes Dantas é um dos participantes do programa e aluno do curso de Gastronomia em Castanhal (Foto: Divulgação)

Doce convidado

Entre os nomes confirmados para dar aulas e julgar os competidores está o chef Lucas Corazza, confeiteiro e jurado do programa “Que Seja Doce”, da GNT, e professor da disciplina de Confeitaria Clássica e Brasileira do curso de gastronomia da Unicesumar. Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros da equipe campeã ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da instituição: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão Estratégica em Negócios Gastronômicos.

“Eu acredito que vão trabalhar mais as técnicas, conhecimento científico, do que a questão dos ingredientes regionais”, comenta Edivam, que tem uma cozinha mais voltada à culinária regional e pratos quentes. “Gosto de pensar a harmonização e o equilíbrio. Dizem que a confeitaria brasileira é muito açúcarada. Eu tenho muito cuidado em equilibrar gordura, sal e açúcares. Para mim, a arte de cozinhar é transformar simples ingredientes em algo saboroso”, afirma o paraense. Sua expectativa após o curso é investir em uma cozinha profissional, para trabalhar com bufê para eventos e no ensino da gastronomia.

O “Mão na Massa” irá envolver cerca de 50 pessoas, entre professores, coordenadores, restaurante-escola, hotel-escola, eventos e logística. “A produção dos realities é o casamento perfeito entre o aprendizado teórico, a aplicabilidade dos conceitos de forma inovadora e o engajamento de todos os alunos”, afirma o pró-reitor William de Matos Silva.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias