ABUSO CONTRA MENOR

Globo se pronuncia após acusação de prestar 'desserviço' em novela das 9

POSTADO EM: Quarta-Feira, 07/02/2018, 07:29:58
ATUALIZADO EM: 07/02/2018, 07:35:32

zoom_out_map
Reprodução

A novela O Outro Lado do Paraíso está abordando um tema bem recorrente na sociedade de todo mundo, o abuso contra o menor. Laura (Bella Piero) é quem foi destinada para essa função na trama da Globo e vem representando o sofrimento contraído.

Na última segunda-feira (05), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou nota em seu site acusando a TV Globo de "prestar um desserviço à população brasileira" ao tratar com "simplismo" o sofrimento psíquico de personagem que sofreu de abuso sexual na infância.

Um trecho da nota do CFP diz que "é consenso no Brasil de que pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intenso devem procurar atendimento psicológico com profissionais da Psicologia, pois são os que têm a habilitação adequada".

Já na noite desta terça (06), o canal carioca resolveu se pronunciar sobre o tema. Confira o posicionamento da Globo:

"As novelas são obras de ficção, sem compromisso algum com a realidade. A Globo reconhece a importância de todos os seus programas para discussões e reflexões sobre assuntos de interesse da sociedade e está atenta à responsabilidade que lhe é atribuída sobre todos os temas abordados. O que a novela ‘O Outro Lado do Paraíso’ quer mostrar com o desenvolvimento da trama da personagem Laura é o processo pelo qual passa uma pessoa que precisa de ajuda, recorrendo a diferentes e variadas formas de apoio e terapias, das mais às menos ortodoxas.

É importante reiterar, ainda, a seriedade com que a novela ‘O Outro Lado do Paraíso’ tem abordado, desde a estreia, questões relacionadas a diferentes tipos de abuso e preconceito. Corroborando o compromisso da Globo com a sociedade, está prevista a exibição, ao final de alguns capítulos, de cartela de divulgação do Ligue 100, número oficial para denúncias de violação de direitos humanos".

Vale dizer que a cena exibida na novela na sexta-feira passada, quando Adriana explica a Clara (Bianca Bin), que é coach e que faz hipnose, foi uma ação de merchandising do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). 

(Com informações da TV Foco)



COMENTÁRIOS mode_comment