plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FAMA

Rosana Rodrigues lança 'Som das Horas', filme que retrata 24 horas na vida

São as 24 horas de um dia que passa em Belém, cujas horas são sonorizadas por momentos”, explica Rosana Rodrigues, sobre o filme “Som das Horas - O Tempo Sonorizado na Existência de um Dia que Passa”, que estreia hoje, na tela do Cine Olympia, às 18h15.

São as 24 horas de um dia que passa em Belém, cujas horas são sonorizadas por momentos”, explica Rosana Rodrigues, sobre o filme “Som das Horas - O Tempo Sonorizado na Existência de um Dia que Passa”, que estreia hoje, na tela do Cine Olympia, às 18h15.

Com roteiro e direção de Rosana, o filme tem duração de 15 minutos e surgiu da experiência dela ao circular pela cidade e perceber alguns desses sons. “Algumas horas são bem específicas e sonorizadas, como a ‘A Voz do Brasil’ (programa gerado pela Rádio Nacional e de execução obrigatória para todas as rádios). Toca ‘O Guarani’ e todo mundo sabe que já são 19h. O som do nascimento é o choro e o da morte é o sino da entrada do cemitério”, diz ela, que é radialista e locutora da Rádio Cultura há 33 anos .

Um feirante descansa...

Ourives trabalhando...

A chuva certeira...

O rádio que acampanha, tudo isso está no filme que segue Belém através dos sons (Fotos: Divulgação)

Mas não foi assim tão fácil tirar o projeto do papel: demorou exatos 10 anos. Por falta de apoio, Rosana achou até que nem conseguiria filmar a ideia que tinha em mente, mesmo com respaldo de leis de incentivo. “Em 2008 eu consegui a aprovação do projeto na Lei Municipal Tó Teixeira e bati de porta em porta, mas ninguém acreditou no projeto”, conta Rosana.

Por conta disso, ela resolveu custear o trabalho e gastou em torno de R$ 6,5 mil. Contou com a parceria do jornalista Guilherme Urner, que assina a direção de fotografia. “É uma emoção indescritível (finalizar o filme). Estou tão feliz que não caibo em mim”, diz ela.

Este é o segundo filme. O primeiro foi “São Brás – O Complexo da História”, documentário premiado na 3ª Mostra Pará Cine Brasil.

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias