plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FAMA

Novo documentário aborda fenômeno Beatles

Não existem comparações para o fenômeno da beatlemania. Como explicar uma banda que ficou junta durante relativamente pouco tempo e deixou de existir há 47 anos ainda ter mais fãs que qualquer outra no mundo? Uma banda que alimenta um mercado de shows, gr

Não existem comparações para o fenômeno da beatlemania. Como explicar uma banda que ficou junta durante relativamente pouco tempo e deixou de existir há 47 anos ainda ter mais fãs que qualquer outra no mundo? Uma banda que alimenta um mercado de shows, gravações e memorabilia sem fim em todo o globo, depois, inclusive, da morte de dois de seus integrantes? É no começo dessa febre sem cura, naqueles loucos anos de 1963 a 1966, quando a banda fez mais de 250 shows, que se concentra o aguardado documentário “The Beatles: Eight Days a Week”, dirigido por Ron Howard, que estreia hoje nos cinemas. O filme traz depoimentos de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, entremeados por cenas de fãs enlouquecidos, entrevistas em programas de televisão, e momentos em estúdio.

Beatlemaníaco inveterado, o radialista Edgar Augusto, colunista do Você, antecipou-se ao lançamento nas salas comerciais brasileiras. Um amigo trouxe o documentário de Barcelona, onde o material estava disponível em DVD, e ele assistiu antes à produção.

“Achei uma abordagem interessante e diferente dos demais documentários, e do último ‘Anthology’. Trata-se de um viés político também, de enfatizar como após essa ida aos Estados Unidos o sucesso comercial deles se alastrou, pois nessa época os americanos não costumavam adotar ídolos europeus. Mas eles estouraram com ‘I Wanna Hold Your Hand’ e provocaram um grande rebuliço, tornando-se um fenômeno mundial, a partir dessa incursão. E (o filme) mostra os quatro falando sobre isso, sobre o sucesso. Como pesquisador, não vi muita coisa nova, mas é bonito e bem feito”, adianta o radialista.

Fã de carteirinha dos Beatles, a jornalista Brenda Maciel já está com ingressos para duas das quatro sessões que vão ocorrer na capital paraense e mantém a expectativa. “Esse documentário é o primeiro que foi autorizado desde a separação deles, então, para a gente que é fã, é um acontecimento, estamos esperando para vermos um registro oficial da banda. Acho que apresenta uma parte primordial da música mundial. Estou bem ansiosa, aguardando para ver as apresentações deles ainda no início, desde Liverpool até os Estados Unidos. Se pudesse iria assistir todos os dias”, diz a jornalista que tem tatuado nas costas o autógrafo de Paul McCartney, feito de próprio punho pelo ex-Beatle, durante um show dele no Rio de Janeiro em 2014, quando ela foi escolhida para subir ao palco e ganhou a lembrança. No dia seguinte, fez uma tatuagem ao vivo no programa “Encontro” de Fátima Bernardes, seguindo a linha da assinatura do ídolo.

O único problema para os fãs é o pouco tempo para conferir o filme em tela grande. É o que lamenta a cantora e instrumentista Camila Barbalho. “É uma pena que vai passar tão pouco tempo em cartaz, porque seria uma oportunidade linda para as novas gerações terem uma ideia do fenômeno que foi a beatlemania, numa época onde a explosão midiática tinha um alcance tão menor. Não é tanto sobre coisas novas, acho que é mais um novo olhar sobre um período meteórico na vida dos Beatles. Eles eram bem jovens, descobriram e foram descobertos pelo mundo inteiro num intervalo relativamente curto de tempo. Então acho que o grande barato do filme é viver um pouco da atmosfera daquele cotidiano louco de turnê, precisando alternar entre o deslumbre e costume com toda a paixão que a música deles despertou”, comenta.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias