plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Editoras Verde e Guia lançam décimo volume da 'Coleção Círio' com publicação especial

A grandiosidade do Círio de Nazaré e os muitos aspectos que podem ser abordados sobre a festa religiosa alimentaram, ao longo de nove anos, os livros da “Coleção Círio”, iniciativa das editoras paraenses Verde e Guia. Hoje, uma edição comemorativa pelos 1

A grandiosidade do Círio de Nazaré e os muitos aspectos que podem ser abordados sobre a festa religiosa alimentaram, ao longo de nove anos, os livros da “Coleção Círio”, iniciativa das editoras paraenses Verde e Guia. Hoje, uma edição comemorativa pelos 10 anos do projeto será lançada durante a abertura oficial da festa nazarena, às 19h, na Basílica Santuário. A obra bilíngue tem a chancela da Arquidiocese de Belém, Congregação dos Padres Barnabitas e da Diretoria de Nazaré, além de fazer parte do acervo da Casa de Plácido. O livro será vendido na loja Lírio Mimoso, com recursos destinados integralmente para as Obras Sociais da Paróquia de Nazaré.

A ideia dessa edição comemorativa é juntar um pouco de conteúdo de cada livro que já foi publicado. “Todo mundo pergunta: ‘por que lançar um livro todo ano, se é tudo muito igual?’. Bem, não é igual. A história do Círio, suas formas de manifestação religiosa, seus símbolos podem até ser iguais, mas a proposta desta coleção é trazer a cada ano uma temática diferente sobre o Círio”, explica Beth Mendonça que, ao lado de Mauro Bonna, assina a direção editorial do livro.

Em anos passados, a coleção já trouxe uma edição intitulada “Marias do Círio”, por exemplo, em que mostrava o trabalho das mulheres nos bastidores da festa.

Os editores destacam que não houve apenas uma compilação do que já havia sido publicado, mas uma retomada de todas as temáticas que já passaram pela “Coleção Círio”, com dados atualizados, novas histórias, fotografias e ilustrações. E ainda, um layout completamente novo, mas com a mesma qualidade gráfica. Entre os temas abordados em edições anteriores, estavam “Círio – Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, por ocasião do título recebido da Unesco, em 2013; “Círio de Nazaré - A Força Jovem da Fé”, que mostrou os jovens voluntários durante a procissão; e “Fé, Cultura e Arte”, falando de cada ícone da cultura e da arte em torno da festa mariana.

Publicação vem ricamente ilustrada por 15 fotógrafos

Comemorativa, décima edição resgata temas de livros anteriores em versão atualizada. (Foto: Divulgação)

“Quando achamos que o assunto já se esgotou, surge uma nova temática para nos fazer imergir nesse fenômeno de fé e cultura”, comenta Mauro Bonna.

E o conteúdo visual disponível para o livro também é infinito, renova-se a cada ano. Nesta nova edição, com 224 páginas, será possível apreciar o trabalho de 15 fotógrafos que revelam, através de seus olhares diferenciados, a emoção e a fé do povo, além de obras dos artistas plásticos Odair Mindello, Jorge Eiró, Geraldo Teixeira e do publicitário Cesar Paes Barreto. “A ideia é sempre convocar muitas mãos para fazer o livro”, diz Beth Mendonça.

Muito em razão de seu aspecto visual, os livros também se tornaram um especial brinde corporativo. Virou hábito empresas paraenses presentearem seus clientes vips com a obra na época do Círio. São também um suvenir para visitantes e turistas, por seu conteúdo ser bilíngue. “Muita gente de fora não tem ideia da dimensão do Círio de Nazaré, da grandiosidade da festa e acaba percebendo quando recebe esse livro. E não precisa nem ler, as fotos falam por si em muitos momentos”, diz Beth, referindo-se a imagens em que é possível entender o mar de gente que se forma, a emoção estampada no rosto do promesseiro que vai na corda.

Projeto que começou como uma grande pesquisa, a “Coleção Círio” já contou com vários colaboradores ao longo dos anos, entre pesquisadores e personalidades que participam e acompanham a manifestação religiosa, como Mizar Bonna, autora de livros sobre o Círio e que já confeccionou alguns dos mantos usados na procissão, e a jornalista Regina Alves, com pesquisa de mestrado sobre a festa religiosa. Hoje, uma equipe de mais de 20 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, redatores, revisores, tradutores, produtores e diretores de arte integra a edição do livro e faz um trabalho apurado das temáticas de cada publicação da coleção.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias