FIM DE SEMANA

Belém recebe feira de gastronomia francesa neste sábado

POSTADO EM: Sexta-Feira, 21/09/2018, 20:59:55
ATUALIZADO EM: 21/09/2018, 22:19:00

zoom_out_map
Divulgação

Neste sábado (22), será realizada em Belém a 5ª Fête de la Gastronomie.  O evento contará com uma grande festa na sede da Aliança Francesa Belém, com exposições interativas sobre as diferentes comidas das regiões da França e também de regiões países francófonos, como Québec (Canadá), os departamentos ultramarinos La Réunion (na África) e a Martinica (na América Central). A programação terá ainda feira gourmet com os produtores locais, concurso de melhor foto/comentário e jogos da biblioteca da AF.

A diretora da Aliança Francesa Belém, Maiwenn Le Nedellec, é grande entusiasta da atividade, por comemorar as conexões entre França e Pará. “As atividades têm caráter cultural e didático, sendo uma forma de mostrarmos a França aos belenenses. As salas de aula vão se transformar em ambientes expositivos e quem entrar vai poder saber as tradições da Occitanie, de Côte D’Azur e do País Basco, por exemplo que abrange a Espanha e também a França”, explica.

Participam este ano como expositores da feira gourmet a Toró Gastronomia Sustentável, Délices de France, Estudantes Estrangeiros da UFPA, Filha do Combu e a padaria Pão com Arte, que fornecerá as tradicionais baguetes para o evento. Os visitantes recebem junto com o ingresso um copo reutilizável que poderá ser utilizado nas atividades de degustação de vinho e bebidas dentro da Aliança Francesa.

A 5ª edição da festa é uma promoção da Aliança Francesa Belém, com apoio da Imerys-Caulim, DAC-Guiana e Ministério da Cultura Francês. A primeira edição da Festa da Gastronomia ocorreu em 2011 na França, por iniciativa da Secretaria de Estado do Comércio, do Artesanato e do Turismo francês. A partir de 2013, a festa, que inicialmente tinha duração de apenas um dia, foi estendida e acontece agora no mundo inteiro. O objetivo geral da Fête de La Gastronomie é promover a cultura francesa por meio da gastronomia enquanto ferramenta de desenvolvimento econômico, regional e nacional.

Em Belém, a primeira Festa da Gastronomia aconteceu em setembro de 2014 e promove, desde então, a culinária francesa por meio do empenho e da participação ativa dos alunos, dos professores e de toda a equipe da Aliança Francesa de Belém. Toda a programação é pensada para que o público tenha a oportunidade de se engajar em diversas atividades que ocorrerão no espaço físico da AF e dessa forma experiencie a gastronomia francesa de múltiplas maneiras.

Chef convidado

O chef convidado para esta vez é Eric Maquigny (Guiana Francesa/França), que participou de jantares, ateliês gastronômicos e aulas em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama). Ele já conhece o Brasil e agora experimenta a vivência na capital paraense, que tem muito em comum com a culinária de Caiena, onde mora atualmente e além de chef é professor no Colégio Internacional Melkior-Garré. 

“A cozinha é uma arte de compartilhar prazer, para que as pessoas estejam felizes porque estão comendo. Por isso acho que nao tem tanta diferença entre chefs, seja francês, inglês, brasileiro. Temos em comum a paixão pela cozinha. Cozinhar é a nossa religião e o que queremos é fazer com os outros possam comer bem. A cozinha do Pará é muito rica interessante, por conta da diversidade de ingredientes, o que torna muito diferente da cozinha da França”, diz o chef convidado.

Programação

Das 10h as 17h. AF Belém.

- Grande Circuito das regiões francesas: Venha conhecer um pouco mais sobre a diversidade da cultura francesa e francófona, através do contato com a gastronomia. Preparado com muito carinho pelos alunos e professores da AF Belém, esta programação oferece degustações de especialidades oriundas de 10 regiões diferentes.

- Feira Gourmet com variedade e a qualidade de produtos franceses, francófonos e locais e naturais. Com Toró Gastronomia, Délices de France, Estudantes Estrangeiros da UFPA, Filha do Combu, Pão com arte.

- Quizz do Circuito** Responda corretamente às perguntas e concorra a uma bolsa integral, um jantar para duas pessoas no Restaurante SANTA CHICÓRIA e surpresas da L’OCCITANE EN PROVENCE.

- Concurso @lebistrot_belem@afbelem. A melhor foto/comentário ganha um jantar para duas pessoas no restaurante francês LE BISTROT.

- Jogos da biblioteca da AF Belém: descubra nosso acervo e concorra a um jantar no Restaurante GRAND CRU e presentes da L’OCCITANE EN PROVENCE.

- Sorteio @paocomartebelem: siga o perfil da AF Belém e da Pão com Arte no instagram, marque dois amigos, curta a foto oficial e concorra a presentes do PÃO COM ARTE!

Serviço

5ª Fête de La Gastronomie

Entrada: R$6/R$5 (alunos da AF). Ganhe o copo oficial da Festa da Gastronomia, reutilizável

Local: Aliança Francesa de Belém, Tv. Rui Barbosa, 1851 – Batista Campos

Informações: (91) 3224-3998 / 8443-5282 – contatos@afbelem.com

(DOL)



COMENTÁRIOS mode_comment