plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
_

Baile da Saudade: Luis Girard lança disco solo

O cantor e compositor paraense Luis Girard faz pré-lançamento do seu primeiro disco solo intitulado “Colossal”, com pocket show hoje, às 21h, no Espaço Cultural Apoena, com entrada franca. O trabalho é resultado da pesquisa “Nave do Tempo - UmaViagem pelo

O cantor e compositor paraense Luis Girard faz pré-lançamento do seu primeiro disco solo intitulado “Colossal”, com pocket show hoje, às 21h, no Espaço Cultural Apoena, com entrada franca. O trabalho é resultado da pesquisa “Nave do Tempo - UmaViagem pelos Bailes da Saudade”, premiado pelo programa Seiva 2018 da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, através da Fundação Cultural do Pará e da Casa das Artes.

A pesquisa buscou identificar o que se tocava ao vivo na noite do subúrbio de Belém entre os anos 1960 aos 80, mapeando os locais, artistas, as celebridades regionais da época e suas importâncias devidas, ritmos, estilos, a composição das bandas, as danças e outros hábitos festivos da cidade. Para isso, levou em consideração trabalhos acadêmicos sobre a cena musical da época, entrevistas de artistas e depoimentos de estudiosos no assunto.

Inspirado na pesquisa foi produzido o álbum, que o artista apresenta no show com direção musical e arranjos do trombonista Manassés Malcher. Com dez faixas, o disco traz maioria de composições de Girard, algumas em parceria com Allan Carvalho. A única faixa que não é autoral do trabalho é “Vila do Jenipapo”, um merengue inédito composto por Ronaldo Silva especialmente para o trabalho de Girard.

O álbum deve chegar às plataformas digitais para o público daqui a um mês. “É um trabalho com um olhar diferente sobre a nossa música da Amazônia, com um olhar caribenho, mas também tem samba, bolero e valsa. Por outro lado é uma coisa dançante, para entrar na memória afetiva das pessoas”, adianta Girard.

No palco hoje Luis Girard promete fazer uma grande gafieira paraense, acompanhado de Manassés Malcher no trombone, Márcio Jardim na percussão, Taylan Pereira no baixo, Felipe Ricardo Silva no sax e Marcelo Fernandes Pyroull na guitarra e violão. Além disso, o show terá a participação do Farofa Tropikal, Allan Carvalho, Ronaldo Silva, Tommil Paixão e outros.

“Um dos meus objetivos é mostrar uma sofisticação que revela uma música marginal, que foi feita para o povão, mas que pode ser uma música sofisticada, porque ela não deveria ser destinada a um público, deveria ser democrática”, define Girard. O que o artista promete para hoje à noite é a recriação experimental de um ambiente saudoso com obras inéditas, revivendo um tempo em que muitas canções se tornaram eternas na memória afetiva das pessoas.

SERVIÇO - Pré-lançamento de “Colossal”, de Luis Girard

Quando: Hoje, às 21h

Onde: Espaço Cultural Apoena (Av.DuquedeCaxias, esquinacomAntônioBarreto)

Quanto: Entrada franca

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias