plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Evento discute a tradição das olarias de Icoaraci

A centenária Olaria do Espanhol, em Icoaraci, será palco de rodas de conversa, oficinas e exposição sobre a cultura ceramista da Vila Sorriso. A programação vai de sábado, 14, até o dia 26 de agosto e faz parte do projeto “Lamugem, Memórias Vividas na Pal

A centenária Olaria do Espanhol, em Icoaraci, será palco de rodas de conversa, oficinas e exposição sobre a cultura ceramista da Vila Sorriso. A programação vai de sábado, 14, até o dia 26 de agosto e faz parte do projeto “Lamugem, Memórias Vividas na Palma da Mão”, contemplado pelo programa Seiva – Edital de Produção e Difusão da Fundação Cultural do Pará, e que é coordenado pela designer de interiores Milene Guedes, que mora no distrito e traz na sua trajetória a vivência das olarias, e pela artesã Val Genú, que vem há mais de um ano experimentando e produzindo com a lamugem da própria Olaria do Espanhol.

Para quem não sabe, a lamugem é o chamado “barro limpo” ou ainda “lama limpa”, oriunda da limpeza do excesso de barro nas mãos dos oleiros que trabalham com cerâmica. “Queremos contribuir com esses mestres e oleiros para o processo de preservação e valorização da cultura ceramista”, explica Milene. A programação foi toda pensada em cumprir esse objetivo através das rodas de conversa e oficinas, que vão reunir especilistas, mestres e a comunidade.

Durante a abertura do evento, amanhã, acontece a inauguração do Espaço de Convivência José Croelhas, pensado para promover encontros, troca de informação e apoio aos ceramistas. Em seguida, será realizada a primeira roda de conversa sobre “Cultura e meio ambiente, o homem se transforma ao transformar natureza em arte”, conduzida por Walciclea Cruz, pedagoga especializada em Educação Ambiental, mestra em Educação pela UFPA, residente em Icoaraci. Também está prevista a oficina “Modelagem de Ecojoias”, com Val Genu, que trabalha com o argila há alguns anos em seu ateliê, o Art Genuína, focando na pesquisa e produção de ecojoias em cerâmica.

O evento contará ainda com a participação da turismóloga Auda Piani, pesquisadora na área de Patrimônio Imaterial e Saberes Tradicionais, e premiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan pelo projeto “A memória na fala dos mestres de cultura de Icoaraci”. Auda participa de um bate-papo sobre “O saber ceramista como patrimônio” no dia 4 de agosto. Já no dia 18 de agosto, a conversa será sobre a “Valorização cultural e os flexos projectuais do design paraense”, com a arquiteta Viviana Fonseca.

Os espanhóis

A Olaria do Espanhol não foi escolhida à toa para sediar o projeto. Foi nesse empreendimento familiar que Antônio Croelhas e João Croelhas, vindos da Espanha em 1903, empregaram o conhecimento e técnicas europeias que contribuíram para a melhoria dos processos de produção existentes em Icoraci. Quem vai falar sobre isso na oficina “Vivência e os processos da produção ceramista”, no dia 11 de agosto, será Ciro Croelhas, bisneto e neto desses desbravadores. Ele também vai falar sobre os encontros realizados dentro da Olaria do Espanhol com o intuito de manter viva a tradição.

O evento encerra no dia 26 de agosto com a Mostra “Lamugem, memórias vividas na palma da mão”, a partir das 10h. A entrada em qualquer atividade da programação é gratuita, mas para participar das oficinas é preciso se inscrever previamente.

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias