FOTOGRAFIA

Artista selecionada do Prêmio Diário, Ana Lira participa de conversa com público

POSTADO EM: Quarta-Feira, 04/07/2018, 08:34:40
ATUALIZADO EM: 04/07/2018, 08:34:40

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia encerra sua programação de encontros com os artistas com uma roda de conversa com Ana Lira, fotógrafa e artista visual. “Narrativas em Presentificação: um Diálogo com o Projeto Terrane” ocorre hoje, 19h, no Museu do Estado do Pará, com entrada franca.

A artista integra a mostra “Realidades da Imagem, Histórias da Representação” com “Terrane”, um diálogo com a trajetória das cisterneiras do semiárido brasileiro. “Homens migravam para outras regiões em busca de trabalho e não retornavam. Ficavam comunidades formadas por mulheres e crianças à mercê de um imaginário que alimentava relatos de dor e violência, sem oferecer outras perspectivas, e uma cultura que dificultava a atuação de mulheres em profissões de construção, carpintaria, transporte, etc.”, conta.

Ana Lira acompanhou o trabalho da Casa Mulher do Nordeste, uma reação à essa cultura que as estagnava em trabalhos que não condiziam com o cenário socioeconômico da região. Centenas de cisterneiras foram formadas. Porém, a falta de espaço no mercado de trabalho e os silenciamentos seguidos produziram um hiato de 10 anos sem formações até o retorno em 2017.

“A roda de conversa abordará as experiências do ‘Terrane’ como práticas de discussão e abandono do conceito de representação, dialogando sobre outras possibilidades de pensar a imagem como resultado de uma vivência coletiva”, finaliza. 

Ana Lira vive e trabalha em Recife e seus trabalhos se debruçam sobre relações de poder e implicações nas dinâmicas de comunicação. Os projetos articulam narrativas visuais, material de imprensa, mídias impressas, publicações independentes, intervenções urbanas, textos e projetos educacionais especiais. 

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal DIÁRIO DO PARÁ, com apoio da Vale, apoio institucional do Museu da UFPA, Museu do Estado do Pará, Sistema Integrado de Museus/SECULT-PA e colaboração da Sol Informática.

Veja e participe

9º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Roda de Conversa com Ana Lira
Quando: Hoje, às 19h 
Onde: Museu do Estado do Pará - MEP (Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha) Quanto: Entrada franca

Exposição “Realidades da Imagem, Histórias da Representação”
Quando: Até 15 de julho
Onde: MEP (Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha)
Quanto: Entrada franca

Exposição “Lapso”, obras de Flavya Mutran, e “Audiovisual Sem Destino”
Quando: Até 15 de julho
Onde: Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher, esquina com Generalíssimo Deodoro – Nazaré)
Quanto: Entrada franca

Informações: (91) 3184-9310, 98367-2468, e-mail diariocontemporaneodfotografia@gmail.com e site 

(Debb Cabral Especial para o Você)



COMENTÁRIOS mode_comment