plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Coral Infanto-Juvenil e Banda Sinfônica: Música para saudar o sábado

Com um repertório que vai do popular ao erudito, o Coral Infanto-Juvenil e a Banda Sinfônica Vale Música prometem uma apresentação animada e emocionante hoje, às 18h, no concerto “Uma Noite na Estação”, no anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Doca

Com um repertório que vai do popular ao erudito, o Coral Infanto-Juvenil e a Banda Sinfônica Vale Música prometem uma apresentação animada e emocionante hoje, às 18h, no concerto “Uma Noite na Estação”, no anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas, com entrada franca. A apresentação faz parte do projeto “Vale Música In Concert”, promovido pelo Grupo RBA com apoio da Vale.

No repertório do coral, músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Salomão Habib, Jorge Ben Jor e Pinduca para o público. “O repertório está bem animado para combinar com a proposta do projeto. Selecionei algumas músicas juninas, já que estamos nessa época”, adianta a regente do Coral, Eliana Fonseca.

As crianças ensaiaram cinco horas por semana e estão na expectativa pela apresentação, que será a ultima do semestre e a primeira para algumas delas, que ingressaram no Projeto Vale Música este ano. “O público vai ficar muito feliz, pois músicas paraenses e nordestinas interpretadas por vozes infantis têm outra energia. Vão chegar ao coração de quem ouve”, aposta Eliana.

Já na apresentação da Banda Sinfônica, estarão sucessos populares de diferentes épocas, como “No Meio do Pitiú”, de Dona Onete, e “Não Deixe o Samba Morrer”, de Aluísio Silva e Edson Conceição, clássicos do cancioneiro brasileiro, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e também do repertório erudito, como “O Guarany”, de Carlos Gomes. “O repertório foi escolhido dentro de uma identidade popular onde todos possam cantar”, explica o regente da banda, Benedito Jr.

A apresentação contará ainda com a participação especial do cantor paraense Pedro Sousa, de 13 anos, que é integrante do programa Vale Música desde dos 7 anos e foi destaque recentemente no reality musical “The Voice Kids”, da Rede Globo. “Vou cantar ‘Se Eu Quiser Falar com Deus’ e ‘Uirapuru’, e espero que o povo goste, porque vou dar o meu melhor”, diz Pedro, que será acompanhado ao piano por Ediel Souza.

Valorização da cultura paraense

O Coro Infanto-Juvenil Vale Música é uma das atrações do concerto“Uma Noite na Estação” (Foto: Wagner Santana)

Para os presentes, o concerto “Uma Noite na Estação” terá diversão garantida e música de qualidade também. Mas quem não puder ir até a Estação das Docas, por algum motivo, terá a oportunidade de assistir ao evento em breve pela RBATV, pois o espetáculo será todo gravado para ser exibido pela emissora.

“É um passo no caminho da valorização cada vez maior dos nossos artistas, músicos e daquilo que a gente tem de bom. A gente viu o potencial e sabe da qualidade do trabalho que vem sendo feito, de altíssimo nível e a gente queria mostrar para toda a população do Estado”, diz o diretor geral do Grupo RBA, Camilo Centeno.

Ele adianta, ainda, que no final do ano deve acontecer mais uma apresentação do projeto, possivelmente um especial de Natal. “A RBA nunca vai deixar de valorizar a cultura da terra. A gente está sempre trabalhando desde o início com isso e, quando a gente fez o (projeto) ‘Orgulho de Ser do Pará’, assumimos essa bandeira”, acrescenta Centeno.

Vale Música

Realizado pela Fundação Amazônica de Música, com patrocínio da Vale, o Projeto Vale Música existe há 14 anos no Pará. A iniciativa promove a formação musical de mais de 250 crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino da Grande Belém.

Ao longo desses anos, o Vale Música já beneficiou mais de 1,1 mil estudantes. Cerca de 30 alunos e ex-alunos foram selecionados e ingressaram na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, outros 30 musicistas estão em bandas de música pelo Brasil e outros extrapolaram as fronteiras, ingressando em cursos de aperfeiçoamento fora do Brasil. O programa também conta com ex-alunos que hoje retornam ao Vale Música como professores - outros também lecionam na rede pública de ensino e no Conservatório Carlos Gomes.

Há vários grupos musicais dentro do Vale Música, entre eles o de Canto Coral, que é o primeiro contato com a musicalização e base para os outros grupos. Depois os alunos passam pelos cursos de instrumentos e ingressam nos grupos e bandas musicais, como a Orquestra Infanto-Juvenil, podendo até ingressar na Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), última etapa do programa. Os integrantes da OJVM possuem larga experiência em apresentações musicais em diversos eventos no Estado e nos grandes centros culturais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Aproveite

Concerto “Uma Noite na Estação” do projeto Vale Música In Concert
Quando: Hoje, às 18h
Onde: Anfiteatro São Pedro Nolasco (Estação das Docas – Boulevard Castilhos França - Campina)
Quanto: Entrada franca

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias