plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia promove conferência com professor Leandro Lage

Imagem e testemunho. A fotografia é uma ferramenta para evidenciar situações sociais e trazer questionamentos sobre a complexidade do contexto vivido. Pensando nisso, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia convidou o professor Leandro Lage para debat

Imagem e testemunho. A fotografia é uma ferramenta para evidenciar situações sociais e trazer questionamentos sobre a complexidade do contexto vivido. Pensando nisso, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia convidou o professor Leandro Lage para debater “Imagem, Política e a Sobrevivência do Desejo”. A conferência será realizada nesta quinta-feira, às 19h, no Museu da UFPA, com mediação de Mariano Klautau Filho. A entrada é franca.

A imagem promove mudanças e também é afetada por elas. Assim, a fotografia foi se adaptando ao longo dos anos. Hoje, o formato digital, o online e a portabilidade já são características intrínsecas suas. Mas além do cunho acelerado e altamente “compartilhável”, existe na imagem o desejo pela demora do olhar e pela reflexão crítica. Estética e política chamam, juntas, a atenção para o desequilíbrio e tensões do mundo.

“São as imagens capazes de transfigurar poeticamente as dinâmicas sensíveis que atravessam a luta política? De que modo essas operações no visível conseguem manifestar, esteticamente, o caráter político do desejo de emancipação e do poder de resistência?”, questiona Leandro, que em sua conferência abordará imagem, política e a confrontação do humano com seu exílio, inspirado nas perspectivas de J. Rancière e Didi-Huberman.

Leandro Lage é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama. É doutor e mestre em Comunicação e Sociabilidades Contemporâneas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas, também pela UFMG.

Retrato de Dinho, assassinado quando vendia verduras no assentamento onde morava, em Rondônia. Imagem da série “Experiência do Erro”, de Armando Sobral. (Foto: Armando Sobral/Divulgação)

VISITAÇÃO

Até o dia 15 de julho, ainda podem ser vistas as exposições que compõem o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia deste ano. No Museu do Estado do Pará – MEP, o público confere a mostra “Realidades da Imagem, Histórias da Representação”, que exibe os trabalhos premiados, selecionados e participações especiais desta 9ª edição. Já o Museu da UFPA recebe a mostra individual “Lapso”, com trabalhos de Flavya Mutran, artista convidada desta edição, e a mostra de videoarte “Audiovisual Sem Destino”, projeto da pesquisadora Elaine Tedesco.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal DIÁRIO DO PARÁ, com apoio da Vale, apoio institucional do Museu da UFPA, Museu do Estado do Pará, Sistema Integrado de Museus/Secult e colaboração da Sol Informática.


(Debb Cabral Especial para o Você )

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias