plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Arraial do Pavulagem faz o 1º arrastão do ano em Belém

O colorido das fitas e a sonoridade característica dos tambores tomaram a avenida Presidente Vargas, em Belém, na manhã de ontem (17), durante o primeiro cortejo do Arraial do Pavulagem neste ano. A abertura da festa, que contará com um total de quatro ar

O colorido das fitas e a sonoridade característica dos tambores tomaram a avenida Presidente Vargas, em Belém, na manhã de ontem (17), durante o primeiro cortejo do Arraial do Pavulagem neste ano. A abertura da festa, que contará com um total de quatro arrastões até julho, foi marcada pela presença dos mastros de São João, tradicionalmente fincados na Praça dos Estivadores no primeiro domingo de cortejo.

VEJA IMAGENS

O barco que conduziu o boi Pavulagem e os mastros pela baía do Guajará aportou na Escadinha da Estação das Docas por volta de 9h30. Em poucos minutos, o clima que tomou a Presidente Vargas era semlhante ao de um Carnaval em pleno mês de junho. Seguindo em direção à Praça da República, músicos e brincantes de todas as idades dançavam ao som dos ritmos juninos.

Aos 75 anos, a aposentada Elizete Rosa era a responsável por levar o estandarte de Santo Antônio. Participando dos cortejos já há 18 anos, ela não economizava energia e nem animação. “Para mim, que já tenho 75 anos, isso aqui é tudo! É um rejuvenescimento a cada ano”, avaliou. “Eu vou marcar presença nos quatro arrastões”.

Quem também pretende participar de todos os cortejos do ano é o estudante Alerson Santos, 18 anos. Ele conta que os arrastões já fazem parte de uma tradição no período junino. “A gente percebe que a cada ano mais gente participa”, considera. “É uma tradição muito importante e que deve ser mantida. Enquanto tiver, eu vou participar”.

PÚBLICO

No que depender da pequena Maria Eduarda, de apenas 2 anos, a renovação do público da festa já está garantida. A avó da criança, a gestora pública Naná Brito, 47 anos, conta que Maria Eduarda já tinha participado do arrastão do Boi Pavulagem. “É o 2º arrastão que ela participa. Eu acho super importante incentivar essas tradições desde cedo nela”.

O projeto do Arraial do Pavulagem nasceu em 1987 a partir da reunião de grupo de músicos e compositores na Praça da República. No ano passado, os arrastões quase foram cancelados por falta de recursos. Neste ano, a Vale reforçou a parceria com o Instituto Arraial do Pavulagem, cooperação que já se repete pela terceira vez. O patrocínio da Vale garante a identidade visual do arrastão.

“É por acreditar no potencial transformador que tem a cultura e pela valorização e fortalecimento das manifestações e tradições culturais, a exemplo do que promove o Arrastão do Pavulagem, é que a Vale patrocina projetos como esse”, explica José Fernando Gomes, Gerente de Relações Governamentais da Vale no Pará.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias