plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Festival Internacional de Música do Pará oferece concertos e shows

Com o tema “Amazônia, Música para o mundo: entre Guerreiras e Titans”, a 31ª edição do Festival Internacional de Música do Pará -Fimupa, oferece a partir de hoje, uma extensa programação de concertos e shows gratuitos em diversos espaços de Belém. As apre

Com o tema “Amazônia, Música para o mundo: entre Guerreiras e Titans”, a 31ª edição do Festival Internacional de Música do Pará -Fimupa, oferece a partir de hoje, uma extensa programação de concertos e shows gratuitos em diversos espaços de Belém. As apresentações trarão compositores brasileiros como João Guilherme Ripper, que assina a cantata “Icamiabas”, em estreia mundial, com texto de João de Jesus Paes Loureiro, e também músicos portugueses de grande destaque na atualidade, como o compositor Alexandre Delgado, que terá a ópera “O Doido e a Morte” encenada pela primeira vez em Belém.

Hoje, o destaque é o concerto com o compositor Tim Rescala, que irá reger a trilha sonora original de sua autoria da novela “Velho Chico”. O compositor traz instrumentos acústicos como a rabeca de Carla Rincón e o acordeon de Tista Lima para a sinfonia, que será executada pela Orquestra Acadêmica do Festival. A apresentação ocorre às 20h30, no Theatro da Paz, palco de diversos concertos do Fimupa.

Dentro dessa programação, ainda haverá espaço para grandes instrumentistas e cantores, como Dori Caymmi, Monica Salmaso, Arrigo Barnabé e o guitarrista norte-americano Mike Stern, que se apresenta terça, às 22h30, no Palafita. Entre os grupos de câmara nacionais está o Quinteto Villa Lobos (segunda, às 19h30, no Teatro Waldemar Henrique), o Quarteto Radamés Gnatalli (terça, às 18h30, na Igreja de Santo Alexandre), o Quarteto de Cordas da Venezuela (quarta, às 20h30, no Teatro da Paz), o Quinteto Porto Alegre e o Duo Santoro, respectivamente, terça e quinta, às 19h30, no Teatro Waldemar Henrique.

A direção artística do Festival está a cargo do maestro Marcelo Jardim, que ainda ajuda a moldar o encontro de Portugal e Brasil, com a vinda dos artistas portugueses do Toy Esemble, e dos cantores líricos Carla Caramujo, Susana Conde, Carlos Henrique, Luis Guilherme. Solistas consagrados como o contrabaixista italiano Alberto Bocini, o violinista norte-americano Kevin Lawrence, a violinista Carla Rincón, o gaitista José Staneck, a flautista Ana Maria Ribeiro, a professora de flauta doce Lucia Carpena e o virtuose da tuba Albert Khattar.

Como novidade, o “Fimupa” promove o “I Simpósio de Musicologia do IECG”, com o tema “Conexões Musicais: memória e pesquisas musicológicas em debate”. Palestras, mesas redondas e debates contarão com a presença de renomados pesquisadores da área, como Maria Alice Volpe (UFRJ), Flávia Toni (IEB/USP) e Mário Dantas (RJ). Realizado na quarta-feira, de 9h30 às 17h, o objetivo desta programação será discutir a preservação da memória da música brasileira, da arquivologia musical e da produção de pesquisas nessa área.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias