plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Diário mostra no Porto do Sal exposição de fotografias de crianças da localidade

O projeto do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que está com mostras abertas no Museu do Estado do Pará e no Museu da UFPA, tem o objetivo de ir além dAs exposição. Já em sua nona edição, busca ser um meio de formação e reflexão a partir da arte.

O projeto do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que está com mostras abertas no Museu do Estado do Pará e no Museu da UFPA, tem o objetivo de ir além dAs exposição. Já em sua nona edição, busca ser um meio de formação e reflexão a partir da arte. Pensando nisso, o Prêmio, em parceria com a Associação Fotoativa e o Projeto Aparelho, promove neste domingo uma programação especial no Mercado do Porto do Sal, integrando o Projeto Circular Campina Cidade-Velha. Lá o público poderá ver os resultados da oficina realizada com as crianças da vizinhança, com fotografias impressas e em projeção. Além disso, haverá contação de histórias pela manhã. A entrada é franca.

Os trabalhos foram realizados no último fim de semana, na oficina “Um Convite para [o] Olhar”. Com giz de cera, canetinha, lápis de cor e papel, as crianças confeccionaram um convite para que as facilitadoras do projeto aceitassem conhecer o Porto do Sal pelo seu olhar. “Elas nos levaram para conhecer o lugar delas e o que mais gostavam”, explica a fotógrafa Irene Almeida, da equipe do Diário Contemporâneo.

Com as câmeras nas mãos, os pequenos foram guiando o grupo pelas ruas do entorno do Mercado e fotografando o que mais gostavam. Duas saídas fotográficas foram realizadas, além de uma exibição particular do que foi produzido. Ao verem as imagens projetadas, as crianças reconheciam amigos e parentes, além de compartilharem histórias sobre os cenários e personagens. Cassiane, uma das crianças do projeto, “mostrava por cada lugar que passava as pessoas de afeto e os locais onde costuma brincar e correr com os amigos”, comenta Mireille Pic, da Fotoativa.

As andanças fazem parte da interação das crianças com o Porto do Sal, onde elas ganharam na biblioteca no Projeto Aparelho um espaço de convivência. “Aqui as crianças são vistas pelos adultos como seres completos que participam da sociedade local opinando e discutindo os mais variados temas”, diz Mireille.

Anne Dias, do Coletivo Aparelho, destaca a importância da parceria com o Diário Contemporâneo e a Fotoativa para potencializar as ações culturais desenvolvidas na comunidade, sobretudo relacionadas à linguagem fotográfica: “As crianças e adolescentes são muito sensíveis às belezas e fragilidades do território. Elas encontram na fotografia uma oportunidade para expressar e problematizar o que veem e vivem”, diz.

EXPOSIÇÕES

Durante este domingo, , o Museu do Estado do Pará estará aberto das 9h às 13h. Lá pode ser vista a exposição “Realidades da Imagem, Histórias da Representação”, que exibe os trabalhos premiados, selecionados e participações especiais da 9ª edição do Diário Contemporâneo. Além disso, o Museu da UFPA recebe a mostra individual “Lapso”, com trabalhos de Flavya Mutran, artista convidada e a mostra de videoarte “Audiovisual Sem Destino”, projeto de Elaine Tedesco. Hoje, a visitação é de 10h às 14h.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do DIÁRIO DO PARÁ, com apoio da Vale, apoio institucional do Museu da UFPA, Museu do Estado do Pará, Sistema Integrado de Museus/Secult e colaboração da Sol Informática.

Veja

Prêmio Diário Contemporâneo
Exposição no Porto do Sal
Quando: Hoje, das 9h às 17h
Onde: Mercado do Porto do Sal (Rua São Boaventura, s/n - Cidade Velha).

“Realidades da Imagem, Histórias da Representação”
Quando: Até 15/07
Onde: Museu do Estado do Pará (Praça D. Pedro II, s/n. - Cidade Velha).

“Lapso” e “Audiovisual Sem Destino”
Quando: Até 15/07
Onde: Mufpa (Av. Gov. José Malcher, esquina com Generalíssimo - Nazaré).
Quanto: Entrada franca.
Informações: (91) 3184-9310/ 98367-2468

(Debb Cabral Especial para o Você)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias