plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Artista mostra telas inéditas em exposição inspirada em temas do cotidiano

Andréa Riccio é conhecida em Belém por seus projetos de decoração e arquitetura, mas também manteve, ao longo dos últimos 20 anos, uma intensa relação com as artes plásticas. A partir da seleção e da curadoria realizada por Flávia Almeida, uma expressiva

Andréa Riccio é conhecida em Belém por seus projetos de decoração e arquitetura, mas também manteve, ao longo dos últimos 20 anos, uma intensa relação com as artes plásticas. A partir da seleção e da curadoria realizada por Flávia Almeida, uma expressiva parte dessa obra ficará disponível ao público durante a exposição “Abstrações do Intelecto”, a primeira individual da artista, aberta até o próximo dia 24 (exceto sábados e domingos), sempre das 9h às 19h, no Espaço Cultural do Sistema Fiepa.


A artista e dois trabalhos presentes na exposição, técnicas mistas em que cabe de acrílica a tinta a álcool e cola e giz de cera. (Fotos: Divulgação)

A artista começou a pintar ainda aos 13 anos, e muito cedo recebeu o convite de Flávia Almeida para uma exposição individual. “Eu disse a ela que ainda queria estudar, fazer alguns cursos antes”, lembra Andréa. O mais importante foi o curso de pintura na Scuola Lorenzo de Medice, na Itália, onde acabou residiu por cinco anos, até voltar ao Brasil, no final da década de 1990. “Quando voltei, me identifiquei com a arquitetura, mas continuei pintando. Assim, essa é uma exposição muito aguardada por mim e pela Flávia e estou muito feliz porque acabou saindo”.

A mostra traz 20 telas inéditas, todas inspiradas em cenas do cotidiano da artista, de onde consegue abstrair de forma livre apenas o que sensibiliza sua alma: traços, formatos, cores, sombras, sensações. “Às vezes, diante de uma cena - pode ser uma pessoa num barco, duas pessoas conversando ou mesmo uma natureza morta - eu acho as cores bonitas, a luz, e partir dali faço um esboço. Eu vejo o cotidiano e dele consigo tirar o figurativo e trazer o abstrato”, explica Andréa.

Ao fazer essa transição do cotidiano para a tela, a artista se utiliza de várias técnicas e elementos, desde acrílica e tinta a álcool até cola e giz de cera. “Eu sempre trabalho assim, misturando as técnicas. Nessas telas eu uso tinta acrílica, giz de cera... Também há alguns quadros com um pouco de tecido aplicado, e considero isso uma técnica mista. Visualmente, minha obra é sempre muito colorida”, afirma Andréa. O contraste entre as cores, inclusive, é o que marca o traço da artista plástica.

Da forma à metafísica

Como ocorre com boa parte do trabalho de Andréa, as telas presentes nesta mostra são inteiramente dedicadas à arte abstrata, inspiradas em dois dos três graus de abstrações estabelecidos pelo filósofo grego Aristóteles, que diz respeito a captar formas, mas também elementos metafísicos, sensíveis. “Foi daí que partiu o nome para a mostra”, diz ela.

A artista destaca ainda, que, apesar de não ter estudado o abstrato enquanto esteve na Itália, sente que a dedicação às aulas pintando paisagens, naturezas mortas e nus foi importantes para suas criações. “Essa base foi fundamental para o amadurecimento do meu traço”, pontua.

Ainda que esta seja sua primeira individual, Andréa Riccio já teve alguns de seus trabalhos apresentados de forma paralela à sua atuação como arquiteta. Quando voltou ao Brasil, no final da década de 1990, Andréa Riccio atuou como arquiteta e montou o seu escritório, o A+ Arquitetura, em parceria com Ana Claudia Peres, onde integrou várias coletivas de arte, além de participar de salões de arquitetura, não deixando de exercitar o encontro entre arquitetura e arte.

Visite

Exposição “Abstrações do Intelecto”, de Andréa Riccio
Visitação: Até 24/4, exceto aos sábados e domingos, das 9h às 19h.
Onde: Espaço Cultural da Fiepa (Trav. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré)
Quanto: Entrada franca

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias