plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Espetáculo reúne canções de musicais famosos como 'Wicked' e 'Chicago'

Reunindo célebres canções dos grandes musicais, como “Os Miseráveis” e “Rei Leão”, cantores e musicistas paraenses apresentam hoje, às 20h, no Theatro Paz, o espetáculo “Broadway in Concert”. Em formato de concerto e dirigido pelo preparador vocal Rafael

Reunindo célebres canções dos grandes musicais, como “Os Miseráveis” e “Rei Leão”, cantores e musicistas paraenses apresentam hoje, às 20h, no Theatro Paz, o espetáculo “Broadway in Concert”. Em formato de concerto e dirigido pelo preparador vocal Rafael Villar, a atração marca o encerramento do IV Encontro de Canto da Amazônia (Encanta), da Fundação Carlos Gomes. A entrada é franca.

O diretor convidado, Rafael Villar, tem uma vasta experiência com musicais, entre eles, montagens brasileiras de “Cats”, “A Bela e a Fera” e “O Fantasma da Ópera”, além de atuar como produtor de espetáculos como “Disney para Piano e Voz” e “Grease”. Atualmente, ele se dedica ao ensino do Teatro Musical, tema da master class que realizou pela segunda vez em Belém, cujo resultado é o espetáculo “Broadway in Concert”, em que todos os 27 alunos participam.

Entre os números escolhidos para este compilado de grandes musicais, o diretor destaca “Wicked”, “O Fantasma da Ópera”, “O Corcunda de Notre Dame” e “Chicago”, bem conhecido por causa de sua versão cinematográfica. “Não haverá grandes cenários ou figurinos, os números têm até alguma movimentação cênica e coreográfica, mas o foco é a música em si, o canto, por isso chamamos de ‘Broadway in Concert”, explica o diretor.

Os ensaios do elenco junto ao diretor levaram cinco dias, mas alguns elementos começaram a ser preparados bem antes, como roteiro e as partituras. “Isso foi uma inovação muito bacana. Quando enviei as partituras, o professor Benari, da graduação do Conservatório (Carlos Gomes), pegou todas e deu um arranjo para orquestra, convidou alunos para tocarem, principalmente os que gostam de musical”, conta Rafael Villar.

No domingo, houve o primeiro grande encontro entre orquestra e cantores. “Essa é uma tradição que vem da ópera e vamos fazer, passando rapidamente pelo espetáculo inteiro”, explica o diretor.

Os primeiros ensaios com os cantores foram com piano, baixo e bateria no acompanhamento, e desde então o diretor notou a evolução dos cantores. Muito deles tinham participado da aula ministrada por ele ano passado.

“O Encanta até então só tinha realizado atividades voltadas ao canto erudito, à ópera. Quando vim ano passado trazendo o canto voltado para o teatro musical, tornou-se uma parte extra e nova para Belém”, lembra o preparador vocal. “O interesse dessa vez foi muito maior, com muitos alunos do ano passado e foi bacana ver como conseguiram melhorar, que aprimoraram o que foi ensinado”, completa.

Para dar oportunidade para que todos mostrassem este avanço, protagonizando um dos números, foi que o professor optou por um compilado de grandes musicais. “Cada musical traz um estilo, o que permitiu trabalhar mais opções dentro do curso, e nas audições, que mais deles tivessem a oportunidade de um solo completo. Se fosse apenas um musical, teríamos aí cinco protagonistas no máximo, o restante teria que fazer apenas coro”, aponta.

A seleção ocorreu por meio de audições realizadas pelo direto em sua chegada à capital paraense, com músicas escolhidas pelos cantores a partir dos números apontados para o roteiro. A expectativa do diretor é que os dias de intenso trabalho e dedicação acabem resultando em um belo espetáculo, contando ainda com a acústica do Theatro do Paz. “Ele lembra muito os teatros de Nova York, todos os grandes teatros que recebem musicais tem esse formato de teatro italiano”, comenta o diretor.

Veja

Musical “Broadway in Concert”
Quando: Última apresentação hoje, às 20h.
Onde: Theatro da Paz (Praça da República, s/n - Campina)
Quanto: Entrada franca

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias