plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Rubem Meireles festeja 42 anos de carreira com espetáculo autobiográfico

Aos 10 anos de idade, quando ainda estudava na Escola Estadual Paulo Maranhão, Rubem Meireles descobriu a dança, a partir do grupo folclórico que reunia os alunos. Não parou mais. Hoje, aos 52 anos, referência no cenário paraense, ele comemora sua

Aos 10 anos de idade, quando ainda estudava na Escola Estadual Paulo Maranhão, Rubem Meireles descobriu a dança, a partir do grupo folclórico que reunia os alunos. Não parou mais. Hoje, aos 52 anos, referência no cenário paraense, ele comemora sua trajetória da melhor forma, com o espetáculo “Minha História: Rubem Meireles, 42 Anos de uma Vida Dedicada à Dança”. A apresentação será esta noite, às 19h, no Teatro Estação Gasômetro.

Sob a coordenação de Wanderson Soeiro, o espetáculo também marca a abertura da temporada 2018 da Companhia Guará Balé-Teatro, criada por Rubem. “O público pode esperar a adaptação de uma obra premiada, ‘Dom Quixote’, e a participação de pessoas queridas”, adianta Wanderson.

Com nove coreografias divididas em três atos, “Minha História...” resume a trajetória de sucesso, reunindo e homenageando os que participaram diretamente de coreografias e momentos marcantes da vida do bailarino, professor e coreógrafo paraense. Serão mais de 50 bailarinos em cena, inclusive o próprio Rubem, que participa do primeiro ato, onde será representada a formação do artista. Junto com Martha Batista, ele interpreta o pas-de-deux da obra “Dom Quixote”, uma das mais famosas montagens de repertório tradicional do balé clássico.

Os músicos Silvinha Tavares, João Costa e Antônio Gerando, e as dançarinas Silvia Mendonça, Norma Damasceno e Beny Carvalho são alguns dos convidados especiais do espetáculo, que terá ainda Ballare Cia. de Dança, Tribos Ballet Teatro, entre outros. Coreografias inéditas assinadas por Rubem também estão no programa.

“É uma grande satisfação esse retorno aos palcos após dois anos sem montar nada. Estou superansioso, como se eu estivesse numa grande competição para ser premiado, e dando o melhor de mim para ser um ótimo espetáculo”, diz Rubem Meireles sobre sua expectativa por este retorno após um afastamento voluntário dos palcos a partir do falecimento de sua mãe, que era grande incentivadora do seu trabalho.

O último ato do espetáculo, com música de Marlui Miranda, mostrará uma recriação do “Ritual Amazônico”, coreografia criada por Rubem para a abertura do Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida) de 1999.

Trajetória de sucesso nos palcos é retomada após pausa de dois anos

Depois do início no Grupo Folclórico da Escola Paulo Maranhão, Rubem Meireles fez parte do Grupo Folclórico do Pará, na época sob a direção do maestro lírico e tenor Adelermo Matos, e com o qual participou de inúmeras temporadas pelo Brasil afora.

Em 1987 passou a integrar o então Grupo Coreográfico do Sesi, dirigido por Maurício Quintairos, e na sequência, em 1989, é convidado pela professora Clara Pinto para estudar balé clássico e compor o grupo de dança da escola, com o qual ganhou diversos prêmios. Entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, viveu na Alemanha por cinco anos, onde estudou na Palucca Schule Dresden e na Faculdade de Artes Cênicas “Ernst Busch”, em Berlim.

Em 1996, criou a Companhia Guará Balé-Teatro, que enfatiza a essência do balé clássico e continua em atividade, com a maioria de suas montagens abordando movimentos inspirados nas escolas moderna e contemporânea de dança, resultado da experiência artística e de pesquisas de Rubem Meireles.

O grupo tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais, inclusive temporadas na Alemanha, em 1999 e 2002. Após a pausa de dois anos, em “Minha História ...” a companhia retorna aos palcos com a recriação de “Ritual Amazônico” e a inédita “Sabiá”, com música de Chico Buarque de Holanda e participação de bailarinos que integraram a primeira formação
da companhia.

Espetáculo "Minha História: Rubem Meireles, 42 anos de uma Vida Dedicada à Dança"

Quando: Hoje, às 19h (entrada a partir das 18h30, com convites)

Onde: Teatro Gasômetro (Parque da Residência- Av. Magalhães Barata, 830- São Brás)

Informações: 91- 4009-8476.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias