plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Mostra causa polêmica ao retratar brancos com a pele escurecida

Antes mesmo de ser inaugurada, uma exposição já está causandeo polêmica. "Pourquoi Pas?" (Por que Não?, em francês), que será aberta no próximo sábado (02), foi criada por Alexandra Loras, ex-consulesa da França e colunista da Folha de S. Paulo e tem a in

Antes mesmo de ser inaugurada, uma exposição já está causandeo polêmica. "Pourquoi Pas?" (Por que Não?, em francês), que será aberta no próximo sábado (02), foi criada por Alexandra Loras, ex-consulesa da França e colunista da Folha de S. Paulo e tem a intenção de discutir a representação do negro na sociedade.

Ao divulgar no Facebook o novo projeto, Loras foi acusada por internautas de praticar o "blackface". As obras que serão expostas são oriundas de edição —Loras modificou, via Photoshop, retratos de personalidades brancas, escurecendo sua pele e inserindo traços associados a afrodescendentes.

O "blackface" era uma prática adotada no século 19, em que atores brancos se pintavam com carvão para representar personagens negros de forma satirizada.

Em sua defesa, Loras respondeu que "não é blackface": "Eu sou negra e, como artista, tenho o direito de me expressar sobre o que está acontecendo na mídia, como a escravidão moderna", explica.

PERSONALIDADES

Entre as 40 imagens expostas estão retratos de Donald Trump, da rainha Elizabeth, do papa João Paulo 2º, de Gisele Bündchen, Michel Temer, Xuxa e Carmen Miranda.

Loras diz que não pretende cancelar a mostra. Ela afirma que quis representar uma situação de 'mundo invertido'. "É uma dinâmica para trazer empatia, para os brancos entenderem como o nosso mundo, tido como libertário e meritocrático, é um absurdo."

A escritora Ana Maria Gonçalves questiona a ideia de Loras. "Um 'mundo invertido' é de fato o que queremos? Prefiro pensar em integração pelo desmonte do racismo que impossibilita oportunidades de ascensão para os negros, não em inversão."

E você, o que acha?

(Com informações da Folha de S. Paulo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias