plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Orquestra do Theatro da Paz apresenta concerto 'Música Brasileira Contemporânea'

Com programa que contém nomes diversificados da composição erudita atual, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta na próxima quinta-feira (23), às 20h, o concerto “Música Brasileira Contemporânea”, como parte da temporada 2017, sob a regê

Com programa que contém nomes diversificados da composição erudita atual, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta na próxima quinta-feira (23), às 20h, o concerto “Música Brasileira Contemporânea”, como parte da temporada 2017, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto. Entre os compositores constam Maria Helena Rosa Fernandes, Paulo C. Chagas, Fernando Morais, Carlos Pires, a maestrina paraense Cibelle J. Donza e o também paraense Luiz Pardal.

Paulo C. Chagas compôs para a sinfônica “Dança Marajoara”, que terá sua estreia mundial em Belém. A obra é uma homenagem à música e à cultura do Pará e da ilha do Marajó e foi inspirada nos ritmos e melodias folclóricas do estado, desde as raízes do carimbó até aos estilos contemporâneos de música popular, como o brega, o arrocha e o techno-brega. Outra referência do compositor é a Banda Calypso, que em sua opinião mistura de maneira bem sucedida de ritmos regionais com música pop internacional. Paulo é compositor brasileiro e sua música desenvolve uma estética pluralista que utiliza materiais musicais de diferentes culturas, mídias acústicas, eletroacústicas e digitais.

“As músicas do Pará são músicas que escuto com prazer e imenso respeito por sua importância cultural e musical. A ‘Dança Marajoara’ incorpora essas influências musicais em uma composição que cria uma paisagem sonora em constante mudança e transformação. A música começa com o ritmo insinuante da percussão, ao qual os instrumentos da orquestra são gradualmente adicionados e a composição cria também processos harmônicos e um acúmulo de tensão rítmica e sonora que se intensifica na metade da obra. A partir daí, desenvolve-se uma sequência de melodias e harmonias que evocam o universo da música popular do Pará, culminando na dança majestosa da parte final”, comenta Paulo C. Chagas.

Já “Pasárgada em Noites e Luzes (muitas luzes)”, de Cibelle J. Donza, que também estreia no concerto desta quinta-feira (23), traz as referências de suas emoções de mais de 10 anos e do poema “Vou-me embora para Pasárgada”, de Manuel Bandeira. “Essa música tem relação com um poema meu e com a primeira composição, na época que nem estudava composição ainda, fiz para dois violões. Então, o principal tema da obra foi extraído dessa música e que retrata um momento da minha vida no passado, uma Cibele de antes, apesar de ter sido composta agora. O poema falava sobre um lugar onde as coisas são diferentes, noites e luzes, o personagem é um fogo que está num lugar frio e que é instigado a queimar, dançar, esquentar esse lugar”, explica a compositora.

Serviço

OSTP apresenta concerto “Música Brasileira Contemporânea”.

Quinta-feira, 23, 20h. Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n - Campina). Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria e pela internet. Informações: 4006-8758.

(Com informações do Theatro da Paz)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias