plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Banda da Uepa grava DVD com repertório eclético, abrindo Semana do Músico

Tocando canções que vão do auge do choro à formação das big bands, a Banda Sinfônica da Universidade do Estado Pará (Uepa) grava hoje seu 1º DVD, em meio a um show no Teatro Margarida Schivasappa. A apresentação abre a Semana do Músico 2017 da Uepa, que s

Tocando canções que vão do auge do choro à formação das big bands, a Banda Sinfônica da Universidade do Estado Pará (Uepa) grava hoje seu 1º DVD, em meio a um show no Teatro Margarida Schivasappa. A apresentação abre a Semana do Músico 2017 da Uepa, que se estende até sexta, 24, homenageando os 130 anos de nascimento do compositor Heitor Villa- Lobos. Os ingressos para o show podem ser trocados por 1 Kg de alimento não perecível. O que for arrecadado será doado à creche Cordeirinho de Deus.

“Preparamos um repertório de forma bem cronológica. Vamos começar lembrando as bandas militares, importantes para que as civis existissem”, adianta o professor e regente Anielson Ferreira. Depois, eles passam por canções como “Carinhoso”, que marca o auge do choro, por volta da década de 1950, seguida de hits das big bands. “Elas nasceram como uma versão reduzida das bandas, nos anos 1960, e representam momentos importantes do jazz”, comenta o regente.

Além da música instrumental, algumas canções estão no repertório, entre elas “Como Nossos Pais”, com a participação de alunos de canto da universidade. O DVD deve ficar pronto em cerca de dois meses.

A Banda da Uepa é um projeto de extensão da universidade, com 35 alunos/músicos efetivos divididos em quatro seções de instrumentos, madeiras, metais, percussão e instrumentos de base, “acréscimo que veio com as big bands”, explica Anielson.

MESAS E RECITAIS

A programação da Semana do Músico ainda conta com importantes momentos abertos ao público. Amanhã, às 12h, o pianista João William Castro apresenta obras de Bach, Mozart, Liszt e Chopin, na sala de recitais da UEPA. No mesmo local, às 16h, haverá a mesa “Musicalidade em Libras”, com os professores Gleysiane Carvalho e Kleber Carlack, e às 18h, um recital com a pianista Helena Maria apresentando obras de Urubatan Castro.

Na quinta, 23, às 17h, a Banda da Uepa volta a se apresentar, desta vez, na Estação das Docas. Já na universidade, às 19h, haverá música de câmara com vários duos, entre eles, Lucas Santiago e Jessé Pinon, apresentando obras de Villa-Lobos e compositores paraenses. O concerto de encerramento ocorre sexta, 24, às 18h, com a Banda Sinfônica da Escola Lauro Sodré, sob regência de Silas Borges, na Uepa. “Será quase apoteótico, a banda tem cerca de 40 componentes”, comenta Eliane Cutrim, coordenadora do curso de Música.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias