plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Seminário aborda artes cênicas no contexto de crise global no projeto 'Palco Giratório'

Trazendo profissionais de todo o Brasil, o Sesc Boulevard realiza a partir de hoje o “Seminário Palco Giratório”, em comemoração aos 20 anos deste projeto de circulação teatral. As mesas serão uma oportunidade para que atores sociais, educadores, estudant

Trazendo profissionais de todo o Brasil, o Sesc Boulevard realiza a partir de hoje o “Seminário Palco Giratório”, em comemoração aos 20 anos deste projeto de circulação teatral. As mesas serão uma oportunidade para que atores sociais, educadores, estudantes, artistas, produtores e programadores possam trocar depoimentos e reflexões acerca de suas relações com as artes cênicas. A programação é toda gratuita, incluindo o espetáculo “O Quadro de Todos Juntos”, do Coletivo Pigmalião Escultura Que Mexe (MG), que será apresentado no sábado, às 19h, no Teatro Cláudio Barradas.

“Será o primeiro seminário específico de artes cênicas dentro do Sesc Boulevard, cujo objetivo é debater as artes cênicas em vários aspectos”, destaca Clarissa Franchi, assistente técnica de artes cênicas do Sesc Pará. Entre os temas está a formação de artistas-educadores em diferentes linguagens, como teatro, dança e circo. A temática será debatida logo na primeira mesa, às 15h, com participação dos professores Marcelo Gianini (UFAL) e Rosângela Colares (UFPA), além de Virginia Abasto, do Centro de Treinamento Vida de Circo, em Belém.

Às 17h, também ocorre uma mesa com a professora e bailarina Waldete Brito (UFPA) falando sobre a elaboração de projetos visando editais e leis de incentivo. “Para a escolha das mesas, foram consultados alguns artistas que circulam pelo Sesc Boulevard e demandas via e-mail. Tentamos escutar o que era mais urgente para se discutir nas artes cênicas da cidade”, comenta Clarissa.

Por isso, amanhã, às 15h, os coletivos cênicos entram para debater um de seus temas mais pertinentes: “Desafios e Resultados na Manutenção de seus Espaços”. O ator Paulo Ricardo, do coletivo In Bust, participa desta mesa e comenta a importância da troca entre artistas, em especial, coletivos. “Estamos em uma hora que precisamos nos encontrar como iguais. E quando se tem problemas comuns, soluções podem ser compartilhadas”.

Seu grupo já tinha uma prática intensa com teatro quando iniciou o projeto do Casarão do Boneco, e com ele aprendeu também a importância do coletivo para manter a casa em atividade.

“A dificuldade é não ter recursos financeiros para completar de imediato as ideias que tínhamos antes de conseguir a casa, como o restauro da fachada e a construção de um teatro dentro da casa. Por outro lado, com 30, quase 40 pessoas que transitam pelo Casarão, tem uma maneira diferente de fazer ele alcançar condições financeiras. Fizemos campanha para recuperar as janelas contando com as pessoas que circulam pela casa e gostam dela”, comenta Paulo Ricardo. Ainda trocam experiências com ele Sueli Guerra, da Cia. da Ideia (RJ). e Waldete Brito, da Cia. Experimental de Dança.

Amanhã, às 17h, são as professoras Giselle Guilhon (UFPA/UFSC) e Maria Ana Azevedo (UFPA) que se encontram com Nazaré Azevedo, do grupo parafolclórico Frutos do Pará, para falar de “Espetacularidades na Dança”, traçando diálogos possíveis entre a produção artística tradicional – muito rica no Pará – e a produção contemporânea. Todas as mesas terão acompanhamento em Libras e as inscrições podem ser feitas previamente pela internet (goo.gl/CnMemb), com direito a kit para acompanhar a programação, ou no momento de cada mesa.

O grupo Frutos do Pará é a atração de hoje no seminário, com o espetáculo “Pará das Águas” (Foto: Geraldo Ramos/Agência Pará

Espetáculos para o público e troca entre criadores de teatro

Todos os dias do “Seminário Palco Giratório” serão encerrados com produções locais ou convidadas. Hoje, às 19h, apresenta-se o grupo parafolclórico Frutos do Pará, com o show “Pará das Águas”, e amanhã, às 19h, tem a apresentação do espetáculo “Ânima Trama”, com Coletive Umdenós. Já no sábado, a programação inicia às 14h, com o documentário sobre dança “Plié”, de Edielson Shinohara. Após a sessão haverá bate-papo com a coreógrafa Ana Flávia Mendes, da Cia. Moderno de Dança, e integrantes da companhia, com mediação de Carol Abreu (Sesc), apenas para maiores de 18 anos.

No Teatro Cláudio Barradas, o Coletivo Pigmalião Escultura Que Mexe, de Minas Gerais, apresenta “O Quadro de Todos Juntos”, sábado, às 19h. O espetáculo mostra a frágil estrutura por trás da imagem perfeita de um retrato de família, explorando a visualidade e os sons ao invés de palavras. Apesar de trabalhar a linguagem do boneco, o enredo toca em temas tabus e é recomendado apenas para maiores de 18 anos. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada sessão. Eduardo Felix, do Coletivo Pigmalião, ainda participa da última mesa do seminário, sábado, às 15h, no Sesc Boulevard.

Com o tema “Encontro com a Curadoria Sesc – Palco Giratório”, a última mesa também terá Álvaro Fernandes (Sesc PB), Genário Dunas (Sesc AP) e Mariana Pimentel (Sesc RJ). Clarissa Franchi destaca a importância do projeto para a cena local. “O Palco Giratório movimenta 20 grupos por ano e não só pelas capitais, como interiores. Aqui, em Belém, gerou a possibilidade de artistas de fora trocarem com profissionais, pesquisadores da cidade e apresentarem ao público formas desenvolvidas em outros estados. É uma experiência enriquecedora, tanto para os grupos que circulam como para quem assiste”, diz ela.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias