plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

'Cinco homens e um segredo' traz o tema da masculinidade para o palco

Uma das peças teatrais mais engraçadas do país se apresenta em Belém. 'Cinco homens e um segredo' traz o tema da masculinidade para o palco, com um elenco de globais e que estreia em Belém dias 18 e 29 de novembro no novíssimo Teatro do Sesi . O elenco é

Uma das peças teatrais mais engraçadas do país se apresenta em Belém. 'Cinco homens e um segredo' traz o tema da masculinidade para o palco, com um elenco de globais e que estreia em Belém dias 18 e 29 de novembro no novíssimo Teatro do Sesi . O elenco é formado por Edwin Luisi, Roberto Pirillo, Carlos Bonow , Iran Malfitano e Claudio Andrade.


Desde o início dos tempos uma pergunta assombra os homens: "tamanho é documento?" Para pânico geral da nação masculina, a resposta ainda parece ser sim. Apontado como um dos principais diretores de comédias do teatro nacional, Alexandre Reinecke se uniu a um escritor também consagrado no gênero, Aloisio de Abreu, em Cinco homens e um segredo, uma versão brasileira de "The irish curse", de Martin Casella. Edwin Luisi, Roberto Pirillo, Carlos Bonow , Iran Malfitano e Claudio Andrade vivem os personagens-título do espetáculo, que teve estreia nacional no dia 13 de maio , no Rio, no Teatro dos Grandes Atores e já foi assistida por mais de 30 mil pessoas .


Ambientada no Rio de Janeiro de hoje, a peça é um retrato contundente de como o ser humano e a própria sociedade definem a masculinidade. Para os personagens José Carlos, Luiz Orlando, Jorge Alberto e Ricardo, o tamanho importa e muito. Não à toa, esse pequeno grupo se encontra todas as quartas à noite, no porão de uma igreja católica, em uma reunião de autoajuda para indivíduos com pênis pequeno. Esta característica em comum é o foco de suas lamentações semanais, atestando que o assunto ainda é um tabu e assombra os homens, que se sentem diminuídos em sua força e virilidade.


O grupo foi organizado por um padre e tem três frequentadores assíduos. Uma noite, porém, um novo integrante (Mário) se junta aos demais e os leva a se questionarem sobre as relações do grupo e sobre seus próprios medos e fantasmas. À medida que esses homens se abrem, segredos são revelados e vêm à tona questões sobre identidade, masculinidade, sexo, relacionamentos e status social, em uma jornada que pode redefinir suas vidas.


O tema é universal e se mantém cada vez mais atual. — Nunca havia parado para pensar em como o tamanho do pênis pode afetar a vida de um homem. Seja ele imenso ou mínimo, existe uma lacuna enorme, uma grande solidão, medo da dor da rejeição na vida daqueles homens. Além disso, os personagens são muito bem desenhados, factíveis, reais — fala Aloísio.


— Como diz no espetáculo, "tudo é uma questão de pau e poder". Desde os primórdios das civilizações ditas organizadas, o homem é seu pênis e, com ele, guerreou, conquistou, matou, se desenvolveu. Ele é uma extensão do ego masculino. Não tê-lo em tamanho minimamente aceitável significa insegurança, fraqueza e decepção — pondera Reinecke.
"The irish curse" estreou em 2005, no New York International Fringe Festival, sendo agraciada com o Prêmio de Melhor Dramaturgia. Também foi montada em 2006, no Edinburgh Theatre Festival, e, em 2007, no Dublin Gay International Theatre Festival, sendo uma das cinco finalistas para o Oscar Wilde Best New Writing. Em 2010, a comédia entrou em cartaz no circuito Off-Broadway e já percorreu os Estados Unidos, além de ter montagens em Londres e, até mesmo, na Eslováquia.


A montagem nacional de "Cinco homens e um segredo" transpôs a ação para o Rio de Janeiro. — Fiz pequenas adaptações, brinquei com menções aos bairros de onde os personagens vêm e às profissões dos rapazes, mas, de resto, fui fiel ao original — explica Aloisio.


Serviço - dias 18 e 19 de novembro no Teatro do Sesi

Ingressos à venda na bilheteria do teatro na Almirante Barrosos com Dr Freitas

Valor : 70 reais a inteira e 35 a meia.

Informações : 3366-0971 e 3366-0792

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias