plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Banda de frevo de Pernambuco faz show gratuito em Belém

A banda de frevo Spok Quinteto, de Pernambuco,  apresenta neste sábado (11), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, seu mais novo show instrumental, com o maestro Spok  acompanhado por quatro músicos, em espetáculo intimista, pela primeira vez

A banda de frevo Spok Quinteto, de Pernambuco, apresenta neste sábado (11), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, seu mais novo show instrumental, com o maestro Spok acompanhado por quatro músicos, em espetáculo intimista, pela primeira vez na capital paraense. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 14h na bilheteria do teatro.

Para esta nova formação, Spok escolheu os instrumentistas pela originalidade e timbre e para acompanhá‐lo: Adelson Silva (bateria), Renato Bandeira (viola), Beto Hortis (sanfona) e Hélio Silva (baixo). A programação integra o 7º Festival Música na Estrada, realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da Kommitment Produções Artísticas e apresentado pela Caixa Seguradora com o patrocínio máster do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio da Instituição de Ensino Superior Estácio.

No repertório, o público vai conferir o tradicional ritmo que marca o carnaval de Recife, com frevos que fazem parte do universo das manifestações pernambucanas, seja de rua, bloco ou canção, além de baiões, caboclinhos (tipo de música folclórica pernambucana), cirandas, com uma roupagem que enfatiza a liberdade de execução dos músicos. Músicas autorais do grupo também compõem o show. "O frevo é uma música única e diferente de todas, animada e com uma magia especial: a de passar felicidade”, descreve o apaixonado Spok, que é saxofonista e arranjador e faz as apresentações com um quê de jazz - o que torna o trabalho original.

O maestro Spok já tem carreira neste ritmo e este ano, pela décima vez consecutiva, comandou a apoteose de encerramento oficial do carnaval da cidade do Recife com o Orquestrão Multicultural com aproximadamente 200 músicos e participações de outros 10 renomados maestros do frevo. “Fazemos improvisos e solos e isso remonta ao estilo jazzístico, o que é bom para quem aprecia música instrumental. Mas gosto de enfatizar que tocamos frevo tal como aprendemos com nossos mestres, com sotaque pernambucano, tal qual os mestres criaram. É como se fala, os sotaques são diferentes, eu não quero perder o meu”, explica.

SpokFrevo Orquestra

O Spok Quinteto é uma parte da SpokFrevo Orquestra, criada em janeiro de 2001, em Recife, comandada pelo virtuoso Spok e formada por 18 jovens músicos pernambucanos com o intuito de dar ao frevo um tratamento diferenciado, com arranjos modernos, harmonias arrojadas e onde os músicos abusam da liberdade de expressão em improvisos que lembram as performances de jazz. Em agosto de 2003 tocaram com sucesso no festival Les Rendez-vous de L´Erdre em Nantes (França), no V Mercado Cultural de Salvador (BA), quando foram comparados a Luckman Jazz Orchestra de Los Angeles, pelo escritor e saxofonista Luís Fernando Veríssimo. Já em 2004, participaram do Festival de Jazz de Cascavel (PR), do Festival Um Sopro de Brasil (SESC Pinheiros), em clubes de jazz de São Paulo e Rio de Janeiro, sempre com presença de grande e animado público.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias