plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Feira literária tem homenagem a Lindanor Celina e reedição de Dalcídio Jurandir

O livro do escritor paraense Dalcídio Jurandir “A Ponte do Galo”, lançado em 1971, era uma raridade. Pouquíssimas pessoas o tinham em biblioteca particular ou encontravam alguma edição empoeirada em um sebo. Após 46 anos de um hiato ao acesso da obra, que

O livro do escritor paraense Dalcídio Jurandir “A Ponte do Galo”, lançado em 1971, era uma raridade. Pouquíssimas pessoas o tinham em biblioteca particular ou encontravam alguma edição empoeirada em um sebo. Após 46 anos de um hiato ao acesso da obra, que faz parte do Ciclo do Extremo Norte, série de dez livros de Dalcídio premiada pela Academia Brasileira de Letras em 1972, o livro será relançado amanhã, a partir das 19h30, durante a abertura da Feira Literária do Pará (FliPA), na Livraria da Fox, em Belém. A entrada é gratuita.

A iniciativa de relançar a preciosidade nasceu a partir de um projeto da Pará.grafo Editora, de Bragança, no nordeste do Pará, que visa a reedição de obras literárias importantes de autores do estado, e da Amazônia em geral, mas que se encontram fora de circulação. E isso só foi possível graças a uma campanha de financiamento coletivo. Esta primeira reedição de “A Ponte do Galo” possui ilustrações internas e será disponibilizada em e-book, além da versão em papel.

“Agora vamos trabalhar na pós-edição em parceria com sebos e livrarias para a distribuição do livro, para que não fique só no Pará. Nossa ideia é que possa chegar em São Paulo e no Rio de Janeiro. É uma obra densa, recebeu o prêmio de maior importância da literatura no Brasil. Estamos felizes de ser também o primeiro livro de Dalcídio Jurandir a circular em formato virtual, o que possibilita outros formatos de uso, para outros públicos”, diz Dênis Girotto, escritor e designer editorial que coordenou a campanha para o relançamento.

Também no primeiro dia da FliPA, um bate-papo com os professores Ernani Chaves, Rosa Assis e Paulo Nunes trata da amizade entre Dalcídio e Lindanor Celina, escritora paraense que é a patrona desta edição do evento. Lindanor é considerada uma escritora inovadora por ter usado as crônicas como uma modalidade de seus textos, naquela época, em meados dos anos 1970, quando este gênero não era considerado literatura.

A autora publicou seu primeiro livro em 1963, intitulado “Menina que Vem de Itaiara”, e é conhecida também por seus poemas.

“Lindanor e Dalcídio tinham laços de amizade muito fortes, ele foi uma espécie de padrinho literário dela. E como ela é a homenageada, achamos justo fazer essa ligação e promover esse bate-papo sobre amizade e laços literários entre os dois”, comenta Dênis Girotto.

PREMIADA, GIULIANA PAIXÃO LANÇA LIVRO DE ESTREIA

A FliPA é promovida desde 2014 pelo Grupo de Escritores do Pará (Pagés), pela editora Empíreo e Livraria da Fox, objetivando a visibilidade dos autores paraenses e sua produção literária.

A feira terá ainda o lançamento do livro da autora paraense Giuliana Paixão, vencedora do Prêmio Fox-Empíreo de Literatura, concedido como parte da feira. A autora é estudante de bacharelado em Direito (Fabel/PA), diretora de pesquisa da Liga Acadêmica Jurídica do Pará, e colunista do Ponto Crítico. Amante das palavras desde os nove anos de idade, Giuliana vai lançar o primeiro livro, “Guardiões do Império – O Selo do Sétimo”.

A programação terá ainda roda de conversa sobre literatura feita por mulheres e encontro de blogueiros, além da participação do músico Salomão Habib, que apresenta o projeto “Cantar-o-Lar”, sobre meio ambiente e lendas amazônicas.

PROGRAMAÇÃO

Sábado:
10h - A nova literatura paraense feita por mulheresBate-papo com as escritoras Carol Pabiq, Andy Collins e Giuliana Paixão, ganhadora do Prêmio Fox-Empíreo de Literatura 2017. Mediação de Marina Rodrigues, do Blog com V.
16h - Garapa LiteráriaEvento que marca a abertura oficial da FliPA 2017, com a comissão organizadora - o Pagés – Grupo de Escritores do Pará, Livraria da Fox e Editora Empíreo. O tema é a vida e a obra de Lindanor Celina, com presença do poeta João de Jesus Paes Loureiro e da sobrinha de Lindanor, Madeleine Bedran.
19h30 - Lindanor e Dalcídio: amizade e literaturaBate-papo com os professores Ernani Chaves, Rosa Assis e Paulo Nunes sobre a amizade entre Lindanor Celina e Dalcídio Jurandir, com o lançamento da reedição da obra deste autor.

Domingo:
10h - Salomão Habib e o projeto “Cantar-o-Lar”Apresentação do Projeto desenvolvido pelo músico paraense junto a estudantes.
16h - Blogueiros literários: o grande encontroCom Francisco Neto (SOODA Blog), Fernanda Karen (Garota Pai D’égua), Marina Rodrigues (Blog com V), Daniel Prestes (Folhetim Felino), Daniela Mara (Clube dos 4), Renata Pamplona (Uma Pamplona), Debb Cabral (Gato que Flutua) e Yuri Lima (Nerds com Farinha).

ENTRE LIVROS

Feira Literária do Pará
Quando: Sábado, 14, e domingo, 15, a partir das 10h
Onde: Fox Livraria (Trav. Dr. Moraes, 584, Batista Campos)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: 4008-0007

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias