plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Espetáculo infantil faz temporada em Barcarena com mensagem ambiental

Passando por cinco estados, o projeto de espetáculo infantil “Aventuras do Mundo Encanado” chega hoje a Barcarena, com apresentações gratuitas em escolas e praças. A cada cidade que chega, o projeto é realizado através de companhias teatrais locais. Em Ba

Passando por cinco estados, o projeto de espetáculo infantil “Aventuras do Mundo Encanado” chega hoje a Barcarena, com apresentações gratuitas em escolas e praças. A cada cidade que chega, o projeto é realizado através de companhias teatrais locais. Em Barcarena, será com o grupo Os Varisteiros, que incluem em seu figurino, personagens e bonecos uma gama de referências da cultura amazônica, dando ainda mais força ao objetivo do espetáculo: incentivar a preservação do meio ambiente.

“Estamos na terceira temporada com este projeto no Pará e viremos com o espetáculo todo repaginado, mas ainda com características locais, como o uso do miriti na confecção dos bonecos e do cenário”, destaca Marcelo Andrade, integrante do grupo Os Varisteiros e diretor do espetáculo em Barcarena.

Este ano, a peça “Aventuras do Mundo Encanado” traz texto inédito e um novo protagonista no Pará, o Macaco Cheira Cheira, que tem sua casa na árvore derrubada por madeireiros. A saga do macaco é tentar mudar a realidade que ele só começa a enxergar ao ser atingido diretamente. “Na busca por respostas, ele conhece outras personagens, como a Dona Cheirosa, uma vendedora de ervas que o ensina a desvendar alguns mistérios da natureza; a Piaba Maria e a Piaba Pereira, duas peixinhas do rio que contam da falta de água; a Onça Gabi e a Cobra Malva, que falam do lixo jogado na mata que traz problemas para as duas”, conta Marcelo.

O grupo teatral ainda brinca um pouco com o formato do espetáculo. Ora os personagens são bonecos de miriti, ora são os atores fantasiados com roupas exatamente iguais às dos bonecos.

Educativa

Viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, a peça infantil terá apresentações gratuitas durante todo o mês, tendo como foco democratizar o acesso à cultura e conscientizar a população local sobre o meio ambiente.

“Eu já faço um trabalho voltado para a sustentabilidade com comunidades extrativistas e comecei a perceber a importância de tratar esses temas onde as pessoas estão cercadas por esse ecossistema. Não que na cidade não se precise discutir preservação ambiental, mas ali as pessoas têm mais acesso a esses debates. No interior do Pará, em comunidades carentes, (a peça) tem um impacto muito interessante, são crianças que brincam em rio, sobem em arvore, tem outra relação com a natureza”, considera Marcelo.

Ele destaca também que, além de levar reflexões sobre o descarte adequado de lixo, o uso consciente da água, a preservação da fauna e flora amazônicas, o projeto acaba aproximando essas comunidades da prática artística, em especial o teatro. “O projeto é apresentado nas escolas para crianças do 1º ao 5º ano, que em muitos casos nunca foram a um teatro ou tiveram antes contato com um espetáculo e é muito legal proporcionar esse acesso”, comenta.

Foto: Divulgação

CIRCUITO NACIONAL

Além da cidade do Pará, a peça passará por localidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e Maranhão, somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas nas comunidades.

Esta é a quinta edição do projeto, que já impactou diretamente cerca de 98 mil crianças. “Queremos levar cultura e informação para aqueles que não têm acesso, de forma que todos possam se conscientizar do papel importante que têm dentro do ecossistema e na sua preservação”, afirma Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

Natália Frota, assistente social da Águas de São Francisco, empresa patrocinadora do projeto, destaca que a iniciativa é de elevada relevância para a educação local, ao utilizar uma metodologia lúdica, por meio da peça teatral, e por abordar temas de impactos sociais muito presentes em locais como Barcarena.

“Esperamos facilitar o aprendizado e estimular a educação, base de grandes mudanças. É uma satisfação apoiar projetos que visam o fortalecimento da comunidade em geral”, diz ela.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias