plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

José Maria Leal Paes faz sua estreia literária com 'O Salto do Salmão'

O vigiense José Maria Leal Paes é jornalista por profissão. Escritor por paixão, ele lança esta noite seu primeiro livro, “O Salto do Salmão”, com uma coletânea de poemas de diferentes épocas. Como diz o autor, “tem quê de andança, encontro e desencontro,

O vigiense José Maria Leal Paes é jornalista por profissão. Escritor por paixão, ele lança esta noite seu primeiro livro, “O Salto do Salmão”, com uma coletânea de poemas de diferentes épocas. Como diz o autor, “tem quê de andança, encontro e desencontro, paixão, alucinação e êxtase, oásis e tuaregues, memória, pássaros, pier, bujarronas, danças e contradanças do viver, com galanteria ou não, perfume de mulher, sedução e sobras do possível”.

São 323 páginas com cartas, droptextos, e-bilhetes, fotos, poemas e fragmentos de poema ou torpedos, com projeto gráfico de Laís Zumero. Na opinião da professora e doutora em Letras Amarílis Tupiassú, pela profundidade e, ao mesmo tempo, a tranquilidade com que o autor transita por temas muito variados, o que se mostra é “um trabalho medido, sem pressa, maturado, afirmam os próprios textos, mantidos solitários, em gavetas de depuração, longe de apressado editar por editar”.

Amarílis, que assina o prefácio da edição, define José Maria Leal Paes como um poeta maduro e atento ao dinamismo da modernidade, “com o acolhimento de todas as formas e temas, com a recepção de todas as sonoridades, todas as ousadias, contanto que distantes do óbvio, simplório e banal”.

“Certo e inquestionável: o livro todo contempla uma produção de melhor acabamento. Cada uma das partes, os poemas, afloram-nos recamados de segurança e beleza verbal, e edificam variegado jardim aquático – para fazer jus ao salmão – ao longo de que é farta a recolha de flores estéticas que atraem, que mundiam o leitor que se entranha de gosto para a colheita poemática em que cada ramada investe-se de falsa simplicidade, porque logo fica patente o lavor da fala cuidada, trabalhada na refinaria da sensibilidade verbal”, escreve a pesquisadora sobre o lançamento.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias