plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Poeta Vasco Cavalcante lança seu segundo livro

Livro de Vasco Cavalcante, da editora paulista Patuá, será lançado em bate-papo hoje, na Livraria da Fox (Foto: Shirley Penaforte/Divulgação) Nascido em Belém, Vasco Cavalcante foi um dos fundadores do grupo de poesia alternativa “Fundo de Gaveta”, que m

Livro de Vasco Cavalcante, da editora paulista Patuá, será lançado em bate-papo hoje, na Livraria da Fox (Foto: Shirley Penaforte/Divulgação)

Nascido em Belém, Vasco Cavalcante foi um dos fundadores do grupo de poesia alternativa “Fundo de Gaveta”, que marcou a cena literária da cidade no início dos anos 1980. Têm poemas publicados nas revistas literárias virtuais “Mallarmargens”, “Escamandro”, “Poesia Avulsa” e em várias edições da revista literária “Polichinello”, da qual é editor. Em 2012, participou de uma plaquete de poemas, com outros 12 poetas contemporâneos brasileiros, lançada pelo Centro Cultural de São Paulo. E em 2015 publicou pela Editora Patuá, de São Paulo, seu primeiro livro de poemas: “Sob Silêncio”.

Ainda assim, só agora, lançando “O Reverso dos Dias”, seu segundo livro de poemas, Vasco Cavalcante afirma conseguir aceitar melhor o título de poeta. “Seria estranho escrever um segundo livro, com poemas, e não ser poeta”, diz ele, com bom humor. A obra será lançada hoje, às 18h, na Livraria da Fox, em sessão de autógrafos aberta ao público.

No livro, estão presentes cerca de 60 poemas que dão continuidade ao trabalho poético que Vasco realiza desde os tempos do “Fundo de Gaveta”. O prefácio é do poeta João de Jesus Paes Loureiro e o posfácio do crítico literário e também poeta Jorge Henrique Bastos.

Vasco conta que sua produção literária sempre foi sazonal, por isso não conseguia se considerar poeta. “Eu passei muito tempo apenas brincando, refazendo, adoro refazer poemas. O Max [Martins] dizia que um poema só terminava quando era publicado, antes era uma eterna mutação. Foi em 2013 que pensei submeter uma proposta de publicação em um edital do IAP [hoje Casa das Artes] porque pensei: poxa, está passando o tempo e não vou deixar nada registrado”. Mas ele conta que acabou desistindo naquele ano e adiando até a publicação de “Sob Silêncio”.

Ele conta que o próprio Fundo de Gaveta não tinha como meta lançar livros, mas ser um grupo de discussão, leitura e troca com outros interessados em poesia. “Aprendemos muito com isso”, diz ele.

E apesar dos muitos anos sem publicar, ele afirma que poeta nasce poeta, “Ele não tem opção. Até o não querer ser é doloroso porque o poema vai entrando. Ele pode chegar jogando uma palavra, alguns elos e vai se manifestando. Depois vem o uso racional das palavras, entra o trabalho árduo de descobrir a minha voz, minha expressão, minha forma de fazer poema”, explica.

Designer de poemas

“uma palavra, um cepo oco/ invento sob sua luz, um presságio/ abstraio sua cerne, seu lúmen/ cravo em sua encosta/ um poema”. Além do trabalho árduo com as palavras, Vasco afirma ser muito perfeccionista com o espaço ocupado pelas palavras sobre o papel, o que ocorre em seus dois livros, em poemas como o citado acima e presente em “Reverso dos Dias”, sem título.

“Trabalho muito o visual da página. Na minha leitura silenciosa vou trabalhando, acho que ali cabe uma oxítona, aqui uma sílaba só, outra afastada da margem. Não sei se porque sou designer, mas me preocupo com a respiração, o uso de frases soltas, a posição do poema. Sempre faço meus poemas para caberem em uma página apenas”, conta.

Em “Reverso dos Dias” a única exceção é um poema que em seu corpo só possui a palavra “segredo” em dois momentos. A solução para o poeta detalhista foi dividir o poema de forma que a dita palavra ocupasse o início de cada página. “Assim o leitor compreende que ainda se trata do mesmo poema. Outro detalhe é que não dou título aos meus poemas. À vezes eles começam com uma única palavra, solta, mas não é título. Essa é também uma forma de dar liberdade ao leitor, assim como às vezes prefiro retirar uma vírgula e deixar que ele a coloque ali ou não”.

Com a mesma abertura, Vasco receberá aos que queiram conversar sobre os muitos poemas presentes no livro “Reverso dos Dias”, em seu lançamento na Fox.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias