plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Geraldo Ramos no 8º Prêmio Diário de Fotografia

O jornalista com formação em artes visuais, Geraldo Ramos, é o artista convidado da 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e se destaca como um dos grandes documentaristas da região amazônica. Hoje, às 19h, no Museu da UFPA, ele participa

O jornalista com formação em artes visuais, Geraldo Ramos, é o artista convidado da 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e se destaca como um dos grandes documentaristas da região amazônica. Hoje, às 19h, no Museu da UFPA, ele participa de uma conversa com o público. A entrada é franca.

Geraldo Ramos exibe, na mostra individual “Interiores”, um passeio pelas suas paisagens da memória. Sobre o nome da exposição, o curador do projeto, Mariano Klautau Filho explica que “partiu de uma característica muito forte no trabalho de Geraldo, que é sua incursão por décadas pela paisagem cultural, pelos rituais, festas e manifestações nas cidades do interior do estado”.

“A Marujada, o Boi, as máscaras utilizadas nas festas de São Caetano de Odivelas, e a própria paisagem humana são cenas fotografadas de maneira muitas vezes intimista. Dessa forma, o sentido da palavra no plural dá a ideia de um interior geográfico, mas também de uma visão mais interiorizada sobre a paisagem humana”, completa Mariano.

O boi de máscaras de São Caetano é um dos exemplos que como o fotógrafo acompanha como olhar atento as tradições culturais paraenses. “Há mais ou menos vinte anos, quando o fotografei, já notava que era a manifestação mais importante que se tinha lá”, lembrou Geraldo.

“Trata-se de um trabalho de cunho documental, que tem interesse pelo registro dos lugares e ritos, mas também muito refinado na composição e na observação sobre as representações culturais da nossa região”, descreve Mariano, lembrando que também fazem parte da exposição uma série em preto e branco captada em Belém, voltada para o retrato e a cultura visual dos mercados e feiras em bairros mais populares da cidade.

Entre as imagens de Belém que estão em “Interiores”, Geraldo destaca as produzidas na Pedreira, desde um bar instalado no mercado, até a Festa de São Pedro, padroeiro do bairro. “O que gosto mesmo de fazer é o trabalho em cima da cultura popular. Ir para o interior ou aqui na cidade, nos bairros mais periféricos, onde ainda se encontram as tradições de um catolicismo popular”, diz o artista.

No encontro de hoje, Geraldo falará sobre sua trajetória, processos e apresentará ao público alguns dos trabalhos quem vem desenvolvendo.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do DIÁRIO DO PARÁ, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da UFPA, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA e apoio da Sol.

VEJA

8º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia - “Poéticas e Lugares do Retrato”

Conversa com Geraldo Ramos

Quanto: Hoje, às 19h

Onde: Museu da UFPA (Av. Gov. José Malcher, esquina com Generalíssimo - Nazaré)

Quanto: Entrada franca

Mostras do 8º Prêmio

Onde: Museu da UFPA

Quando: até 30 de junho

Onde: Casa das Onze Janelas (Praça Frei Caetano Brandão – Cidade Velha)

Quando: Até 2 de julho

Quanto: entrada franca

Informações: Rua Gaspar Vianna, 773–Reduto

Telefones:(91) 3184-9310/ 98367-2468

Email: [email protected]

(Debb Cabral/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias