plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Evento nacional terá 30 participantes paraenses

Com o tema “Original do Brasil”, a 12ª edição do “Festival Brasil Sabor” oferece um cardápio e tanto. Realizado pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), ele abriu na última quarta-feira, 17, e segue até 18 de junho reunindo 30 estabelecimentos,

Com o tema “Original do Brasil”, a 12ª edição do “Festival Brasil Sabor” oferece um cardápio e tanto. Realizado pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), ele abriu na última quarta-feira, 17, e segue até 18 de junho reunindo 30 estabelecimentos, entre restaurantes, docerias e bares de Belém e mais Ananindeua, São Francisco do Pará e Altamira. “O tema ‘Original do Brasil’ foi pertinente com nosso estado, que agora alberga o título de Belém como cidade criativa da gastronomia, o que faz nossa gastronomia viver um momento ímpar, sendo enaltecida pelo Brasil e o mundo.

O tema permitiu fazer um festival com nossas características, nossa cultura e ainda abrindo para uma transformação, trazendo para contemporaneidade a culinária tradicional do Pará”, destaca a presidente da Abrasel no Pará, Rosane Oliveira.

A mecânica do festival é simples e deliciosa. Cada participante prepara um prato valorizando ingredientes da própria região. O preço dos pratos é diferenciado e você pode consultar a lista de participantes e os horários de funcionamento no site do evento. Depois é só convidar a família e os amigos para visitar cada um deles e dividir essa experiência gastronômica.Para Eliana Furtado, da Tapioquinha da Amazônia, localizada no Ver-o-Rio, o evento é uma oportunidade para vários espaços que se dedicam à cozinha paraense. “Espero que o maior público possível conheça nossas iguarias e ingredientes típicos da região. Já participei de outras edições do ‘Brasil Sabor’ e a partir dele passei a ter novos clientes, conheci outros empreeendimentos que hoje são parceiros e quero que isso aconteça de novo”, projeta ela.

Como funciona

O circuito principal ocorre até 18 de junho, com os participantes oferecendo seu prato feito especialmente para o festival. Hoje e amanhã ocorrerá um evento pocket no Aeroporto Internacional de Belém, das 11h às 17h, com a inauguração do Lounge Brasil Sabor, que ficará instalado por lá até o dia 16 de junho. Na próxima quinta-feira, 25, começa outra etapa do circuito, em que cada restaurante receberá três convidados que prepararão vários tipos de pratos. É ochamado “Jantar 3x1”.

“Será uma espécie de intercâmbio de cozinhas. Três chefs de diferentes restaurantes são convidados a cozinhar juntos na cozinha de um chef anfitrião”, explica Rosane. O primeiro a participar do “Jantar 3x1” é o Restaurante Famiglia Sicilia, que recebe os chefs do Gratto Empório, Tapioquinha da Amazônia e Cia Paulista. No dia 28 de maio ocorrerá um almoço na Cia Paulista, com Saldosa Maloca, Point do Açaí e Tucuruvi. No dia 2 de junho também será um almoço só que do outro lado do rio, na Saldosa Maloca, que receberá Tucuruvi, Old School e Eti Mariqueti. Por último, dia 9 de junho, ocorrerá um jantar no Point do Açaí, preparado pelos chefs da Saldosa Maloca, Tapioquinha da Amazônia e Famiglia Sicilia.

Também ocorrem eventos pocket no Sistema Integrado de Museus (SIM), nos dias 26 e 27 de maio, das 17h às 21h; e no Parque Shopping, dias 3 e 4 de junho, das 17h às 21h. Nos dias 17 e 18 de junho, das 10h às 22h, ocorre a grande culminância de todo o circuito. O evento foi chamado “Ilhas e Sabores” e será em formato de feirinha, aberta ao público, no Ver-o-Rio. Além de barracas para a venda de iguarias, haverá apresentações musicais e venda de artesanato local. Não por acaso, o evento encerra em um dia muito especial para todos os envolvidos com o “Brasil Sabor”. “Dia 18 é celebrado o Dia Internacional da Gastronomia e que será comemorado junto com a programação do festival”, comemora Rosane.

Delícias do Pará

Cada um a seu modo, os participantes desta edição do “Brasil Sabor” fizeram questão de contemplar em seus pratos exclusivos para o festival ingredientes típicos do Pará. Entre os destaques desta edição está o “Brasil Marajoara”, que será servido pela Churrascaria Tucuruvi. Trata-se de um carret bubalino com melaço de mandioca, acompanhado de macaxeira na manteiga de búfala e farinha molhada com feijão manteiguinha. Também há pratos que estão ligados à comida caseira do paraense, como o “Peixe com Farinha e Baião do Pará”, do restaurante Brasileirinho.

O Samurai Sushi Lounge criou um delicioso “Bolinho de Arroz com Gorijuba Defumada”, contemplando a paixão paraense pelos peixes da região. Mesma aposta do Gratto Empório, que com o “Filhote Beira-rio”, apresenta uma bela posta de filé de filhote ao molho de moqueca de caranguejo e farofa com castanha-do-pará e bacon.E a criatividade está presente até nas tapioquinhas. O Point da Tapioca criou a “Tapioca do Pará”, recheada com peito de pato, jambu e tucupi. Já a Tapioquinha da Amazônia criou a “Tapioquinha Pai d’Égua”, com camarão, pupunha, jambu e queijo de búfala ralado.

(Laís Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias