plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Diário de Fotografia abre hoje

E m sua oitava edição, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia inaugura hoje, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, a mostra “Poéticas e Lugares do Retrato”, que reúne trabalhos dos artistas premiados, selecionados e participações especiai

E m sua oitava edição, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia inaugura hoje, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, a mostra “Poéticas e Lugares do Retrato”, que reúne trabalhos dos artistas premiados, selecionados e participações especiais. A entrada é franca.

O projeto nacional foi criado em 2010 e tem contribuído para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.

A mostra exibirá os trabalhos premiados de João Urban (PR), Hirosuke Kitamura (BA) e Guido Couceiro Elias (PA), esses dois últimos contemplados com residências artísticas em Belém e São Paulo, respectivamente. Além deles, há obras dos selecionados Alex Oliveira (MG), André Penteado (SP), A C Junior (RJ), Emanoela Neves (PA), Filipe dos Santos Barrocas (SP), Francisco Pereira (MG), Gui Mohallem (MG), Gringo Coletivo – Gui Christ e Gabi Di Bella (SP), Hans Georg (RJ), Isabel Santana Terron (SP), Janaina Wagner (SP), Juliana Jacyntho (SP), Keyla Sobral (PA), Leticia Ranzani (SP),Marcelo Costa (SP), Mirian Guimarães (SP), Pedro Silveira (MG), Renata Laguardia (MG), Rodrigo Linhares (SP), Sara Alves Braga (MG), Silas de Paula (CE), Victor Galvão (MG) e Viviane Gueller (RS).

Outra novidade deste ano é a participação de Lucas Negrão e Tarcísio Gabriel na mostra final do projeto, na condição de participações especiais, como estímulo à produção de jovens artistas no Pará.

“Todos os artistas que participam desta mostra completam, por vários caminhos distintos, esses labirintos de fisionomias, geografias, espectros, ações, palavras, objetos e evocações que permitem o exercício de retratar”, explica o curador do Prêmio Diário de Fotografia, Mariano Klautau Filho.

Os responsáveis pela seleção das obras deste ano foram o artista plástico e fotógrafo paraense Alexandre Sequeira, a pesquisadora gaúcha Camila Fialho e a curadora carioca Isabel Amado, especialista em conservação.

LIVRO

Dentro da programação do prêmio, amanhã, às 18h, há o lançamento do livro “O Corpo Neutro”, de Filipe Barrocas, e às 19h, a conversa “A presença do retrato na fotografia documentária”, com João Urban, ambas na Casa das Onze Janelas, com entrada franca.

No sábado, 6, às 10h, será aberta a segunda mostra do Prêmio, desta vez no Museu da UFPA. É lá que ficará aberta também a exposição “Interiores”, com imagens do artista convidado deste ano, Geraldo Ramos, e sua documentação da Amazônia, com fotos em película, preto e branco, cromo e digital.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do DIÁRIO DO PARÁ, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da UFPA, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/Secult/PA e apoio da Sol Informática.

Visite

Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Abertura 1: Hoje, às 19h
Onde: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha)
Abertura 2: Sábado, às 10h
Onde: Museu da UFPA
(Av. Gov. José Malcher, esquina com Generalíssimo)
Quanto: entrada franca
Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Telefones: (91) 3184-9310; 98367-2468.
Email: diariocontemporaneo [email protected]
Site: diariocontemporaneo.com.br

(Debb Cabral/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias