plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

Frei Betto lança sua biografia em Belém

Durante cinco anos, Frei Betto morou em uma favela de Vitória, no Espírito Santo, após ter saído da prisão em São Paulo. O fato foi fundamental para que suas metodologias de trabalho e articulação com o povo fossem potencializados. Quem conta é o escritor

Durante cinco anos, Frei Betto morou em uma favela de Vitória, no Espírito Santo, após ter saído da prisão em São Paulo. O fato foi fundamental para que suas metodologias de trabalho e articulação com o povo fossem potencializados. Quem conta é o escritor e historiador Américo Freire, que ao lado da jornalista Evenize Sydow, escreveu o livro “Frei Betto – Biografia”, com prefácio de Fidel Castro, que será lançado hoje, às 18h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB – PA), com entrada gratuita.

O evento terá a participação dos autores e do próprio Frei Betto, com apresentação musical de Iva Rothe e Maurício Panzera. Conhecido por difundir os preceitos da Teologia da Libertação e transitar por espaços da Igreja Católica ao mesmo tempo em que escreve livros e tem trajetória fortemente ligada aos movimentos sociais brasileiros – tendo sido assessor especial do ex-presidente Lula, em 2003 e 2004, compondo a equipe do Programa Fome Zero –, Frei Betto tem uma vida peculiar, o que para Américo foi de difícil arquitetura para a composição do livro.

Para escrevê-lo, os autores realizaram pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas realizadas por mais de quatro anos, com cerca de 200 pessoas, no Brasil e no exterior – como na Nicarágua, onde o frei atuou em projeto humanitário, e na Argentina, e especialmente em Cuba. Entre os entrevistados, nomes como Raduan Nassar, Chico Buarque, Dom Paulo Evaristo Arns, Adolfo Perez Esquivel, entre outros ligados aos movimentos religiosos e de esquerda. “Primeiro fizemos uma longa entrevista com ele, por mais de 10 horas, para a Fundação Getúlio Vargas. Depois, junto a Evenize, solicitamos a ele para que a gente começasse a escrever a biografia. E ele concordou. A gente sabia a importância da vida dele para o país, mas não tínhamos a dimensão de algumas histórias e da multiplicidade de realizações que ele participou. Então, destacamos esse caráter múltiplo de sua trajetória, sem narrar em um tempo somente cronológico”, explica o autor.

O livro inicia quando Frei Betto chega a Cuba, país que visita com frequência e com o qual até hoje possui relação especial. O momento foi considerado um dos mais importantes para a sua formação intelectual e política. A prisão durante a Ditadura Militar também é outro ponto abordado com cuidado, em tom memorialístico. Para compor essa parte, os autores buscaram documentos em diversas instituições, como o antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), de São Paulo, e o Cedi, da Pontifícia Universidade Católica (PUC),de SãoPaulo.

“Queríamos captar essa diversidade, do que chamo as diferentes vidas de Frei Betto, que tem essa ampla trajetória, não só política, nem religiosa, nem literária, mas sobretudo de alguém que é referência quando se trata de direitos humanos, para que o leitor pudesse perceber esse personagem em toda a sua complexidade. E espero que a gente tenha conseguido. Há ainda muitas coisas que são pouco conhecidas, como a vida em Vitória. Tem gestos de solidariedade, um lado humano forte e interessante”, diz Américo Freire.

Em prefácio, Fidel Castro elogia sentido de lealdade Fidel Castro foi contactado pelo próprio biografado para que escrevesse o prefácio. E o ex-presidente de Cuba escreveu que Frei Betto “impregnase de alto sentido de lealdade e amizade. Defende com veemência Cuba e a Revolução, sem deixar de sustentar pontos discrepantes ou diferentes dos nossos. Procuramos analisá-los e discuti- los de modo construtivo entre revolucionários e verdadeiros amigos, como o comprova o diálogo mantido entre nós dois, publicado por ele com o título Fidel e a religião.

Homem simples, de fala pausada, com a modéstia e a humildade que enaltece a sua condição de religioso, se identificou com os valores genuínos de nossa Revolução, que, segundo afirma, são também os da confissão cristã que ele professa: justiça, igualdade, compromisso com os pobres e discriminados”. O livro “Frei Betto – Biografia” já foi lançado em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e em Cuba também. Em Belém, a iniciativa é organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil e Milton Kanashiro, com apoio do site Holofote Virtual, Ocupa República e Toró Gastronomia Sustentável.

AUTÓGRAFOS

Lançamento do Livro "Frei Betto - Biografia", de Américo Freire e Evanize Sydow
Quando: Hoje, às 18h
Onde: Auditório da OAB-Pará (rua Gama Abreu, 93, Praça Barão do Rio Branco, Campina)

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias