plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Cerveja também é coisa de mulher

Cerveja também faz parte do universo feminino. Em Belém, a Confraria Lupulindas da Amazônia, grupo que reúne cerca de 15 mulheres entusiastas e profissionais do ramo, realiza um evento dedicado ao tema, hoje, no espaço Cerveja de Panela, com a primeira br

Cerveja também faz parte do universo feminino. Em Belém, a Confraria Lupulindas da Amazônia, grupo que reúne cerca de 15 mulheres entusiastas e profissionais do ramo, realiza um evento dedicado ao tema, hoje, no espaço Cerveja de Panela, com a primeira brassagem (uma das etapas de preparação da cerveja) coletiva realizada por mulheres dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, simultaneamente.

A iniciativa faz parte do movimento Big Boots Brew Day, criado pela Pink Boots Society, ONG internacional feminista que fomenta a participação de mulheres no mundo cervejeiro através de cursos, palestras e brassagens abertas. “Em 2017, houve uma mobilização das confrarias femininas do Norte e Nordeste para trazer o eventos a essas regiões”, explica Chiara Barros, engenheira química, cervejeira, beer sommelier e integrante da Lupulindas.

Tudo pronto! #lupulindas #pinkbootssociety #littlebootbrew2017 #brassagem #beer 🍺

Uma publicação compartilhada por Confraria Lupulindas (@lupulindas) em

No Pará, o evento homenageia o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e mostra a produção de cervejas com raízes na cultura amazônica, usando matérias primas locais para introduzir o sabor e o aroma da floresta.

“A brassagem é o momento de preparo da cerveja. E queremos fazer isso abertamente ao público com o intuito de atrair mais mulheres. Esse ambiente cervejeiro é muito masculino - até mesmo machista - e a gente quer mostrar que mulher também gosta de fazer, beber e falar de cerveja”, afirma Chiara.

Elas destacam ainda que a ideia não é dar aula de como fazer cerveja, mas que a confraria estará aberta à curiosidade de quem queira perguntar. Após a produção, toda cerveja será comercializada e o lucro angariado à Pink Boots Society, que reúne cerca de 2,5 mil mulheres do ramo cervejeiro. O evento também deve arrecadar doações de produtos de higiene e lençóis para o projeto Mãos Dadas, que ajuda pessoas em situação de risco, em Belém.

EU BEBO SIM

Engenheiras, donas de casa, jornalistas, elas têm perfil variado, mas todas as integrantes das Lupulindas se apaixonam igualmente pela experiência de fazer sua própria cerveja.

Bruna Borges, 30, jornalista, faz parte da confraria e conta que começou gostando de pesquisar as cervejas artesanais e seu processo de fabricação. “Comprei kit de panelas e instrumentos para fazer, botei em prática. É um hobby gostoso. E no final, poder beber nossa cerveja é mais bacana que ir no supermercado e comprar uma”, diz ela.

Mas o machismo ainda é latente. “A mulher hoje dificilmente entra em um bar sozinha para tomar uma cerveja. É visto de uma forma ruim. Existem julgamentos. A gente quer liberdade de ir onde quiser sem ser incomodada. Quando formamos a confraria - há um ano - foi porque percebemos que muitas gostavam, mas se sentiam inibidas em falar de cerveja, tomar cervejas em determinados lugares”, afirma Chiara.

As Lupulindas lembram ainda que nos primórdios a cerveja era feita por mulheres. “A mulher faz parte das história da cerveja. Por que agora está sendo colocada da forma que é nos comerciais de cerveja? Não queremos nos sobrepor aos homens apenas ter articulação igualitária”, diz a sommelier.

Mulheres que possuem ou não alguma renda proveniente do trabalho com cervejas podem se associar pelo site pinkbootssociety.org.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias