plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Coach dá dicas de como planejar metas de 2017

A chegada de um novo ano sempre vem como combustível para que as pessoas façam avaliações próprias sobre tudo que aconteceu na vida pessoal e profissional durante o período anterior e leva a que desafios sejam postos como meta. Para ajudar no planejamento

A chegada de um novo ano sempre vem como combustível para que as pessoas façam avaliações próprias sobre tudo que aconteceu na vida pessoal e profissional durante o período anterior e leva a que desafios sejam postos como meta. Para ajudar no planejamento das metas para 2017, o coach Emerson Cartágenes passa algumas dicas.

1 – Liste suas prioridades

A prática das listinhas de desejos no fim do ano é muito comum, mas, na maioria dos casos, grande parte delas não sai do papel. “A decisão de fazer uma lista é importante para manter a mente focada em seus objetivos. Porém, a lista é apenas um dos pontos que podem contribuir para o alcance de suas metas. Existem outros aspectos que fortalecerão o sucesso”, diz Emerson.

2 – Faça um planejamento

Com suas prioridades em mãos, é preciso planejar cada passo e Emerson dá algumas orientações. “Devem estar na lista apenas objetivos que realmente são importantes para você. Junto com a lista de objetivos, é necessário definir o que você está disposto a fazer para alcançar seu objetivo. É preciso definir quais os primeiros passos que você pode realizar a partir de agora ir em direção ao seu objetivo e entrar em ação”, pontua. E alerta: “Sem ação, sua lista não será de sonhos ou objetivos e sim uma lista de ilusões”. Por último, o coach afirma que é você quem deve assumir a responsabilidade por seus resultados.

3 – Determine prazos

Estabeleça a si mesmo um prazo de quando pretende chegar lá. Depois, faça um calendário das suas ações para que as coisas realmente aconteçam. “O prazo é fundamental. Ele determina o nível de energia e esforço necessários para obter seus resultados, impulsionam a criação e escolhas de estratégia, mantém sua mente mais focada e concentrada”, destaca o coach. “Ter um objetivo bem definido – com descrição clara e detalhada sobre ele – vai permitir identificar oportunidades e formas de realizá-lo”, completa.

4 – Tenha em mente os imprevistosSim, imprevistos poderão acontecer no meio do caminho, mesmo que você tenha cada passo planejado. “Quando você identifica quais os possíveis obstáculos, isso lhe dará também a possibilidade de decidir ações e comportamentos para superá-los, caso eles realmente aconteçam, ou agir antecipadamente para solucionar os ‘possíveis imprevistos’”, afirma Emerson.

5 – Avalie suas ações

A autoavaliação é importante, não apenas para identificar o que foi feito em 2016. Porém, para identificar informações do tipo: O que você fez em 2016 que deu resultados? Quais os comportamentos que você teve em 2016 que impediram o alcance de suas metas? Como será de agora em diante? O que você poderia ter feito diferente que lhe proporcionaria melhores resultados? O que você sabe que deve fazer, mas não está fazendo, que está sabotando suas realizações? A frequência com que essa autoavaliação deve ser feita, aponta o coach, é relativa. “Eu considero que se você está focado e em ação contínua para a realização do seu objetivo, uma avaliação por semana será excelente. Mas você tem liberdade para realizar uma a cada 30, 60 ou 90 dias. Quanto antes você identificar suas falhas, mais rápido fará os ajustes. Bem como o quanto antes você identificar o que está dando resultado você pode reforçar as boas práticas”, ensina.

O que é prioridade para você?

O professor de Filosofia Prática da Nova Acrópole, em Belém, Edmilton Furtado, 36, destaca que escolher os objetivos para o novo ano pode ser o momento mais importante antes de iniciar um planejamento. Afinal, o que é prioridade para você? “Quando você parar para avaliar 2016 precisa pensar o que foi bom e por que, pensar o que foi ruim e por que. Depois, você deve se fazer algumas perguntas: o que eu devo parar de fazer para atingir meus objetivos? O que eu devo começar a fazer para atingir esse objetivos? E o que eu realmente quero para minha vida pessoal, carreira e para os meus relacionamentos em 2017? Como eu quero chegar em dezembro de 2017?”, explica.

Para Edmilton, a filosofia pode ser uma importante ferramenta para alcançar esse autoconhecimento. “A filosofia é uma forma de viver, de usar nosso tempo e energia, de forma inteligente. Os três erros mais comuns ao começar o ano são: planejar para ter e não para ser - ‘ser’ significa obter as virtudes necessárias para nossas realizações como seres humanos. O segundo erro é pensar apenas no curto prazo. E o terceiro, é justamente o contrário, pensar só a longo prazo – eu quero ser um grande empresário, mas não faço nada essa semana, esse mês, para isso. Não estou criando condições para o que eu quero”, aponta.

O professor costuma ministrar palestras na Nava Acrópole, incluindo uma em que ajuda nessas reflexões e que levam a um melhor planejamento, não só do ano, mas de uma vida. “Se fosse morrer amanhã, o que seria realmente importante para você? O que você passaria a dar valor nessa situação é o que deveria ser sua meta do ano. Vai pensar na conta? No bem material que tem que comprar? Isso cai diante do que a gente quer como ser humano. Sabendo quem eu sou, eu sei onde quero chegar. Eu vou ter uma chance muito maior de encontrar realização”, afirma.

(Laís Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias