plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

Curtas paraenses estão em festival internacional em São Paulo

Com o tema “Em Busca do Tempo de Agora”, destacando filmes pautados em questões do presente, no Brasil e no mundo, iniciou na última quinta-feira, 23, o “29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo”, com 323 filmes de 53 países em seis sal

Com o tema “Em Busca do Tempo de Agora”, destacando filmes pautados em questões do presente, no Brasil e no mundo, iniciou na última quinta-feira, 23, o “29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo”, com 323 filmes de 53 países em seis salas de cinema da capital paulista – entre os quais duas produções paraenses: “Ameaçados”, de Julia Mariano, que será exibido hoje, na Cinemateca Brasileira, e dia 31, no Centro Cultural Vergueiro; e “Covato - Desenterre Seus Segredos”, do santareno Emanoel Franklin Loureiro, que está em cartaz dia 29, no Cine Sesc; dia 30, no Centro Cultural São Paulo; e dia 31 no Cinusp, da Universidade de São Paulo.

O drama “Covato” é inspirado em uma história real que se passa em Santarém, na década de 1970.

“Recebemos com muita alegria a notícia da seleção do no ‘29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo’, que é um dos maiores do país. Dos 3.630 inscritos do mundo inteiro, somente dois da região Norte do Brasil foram selecionados”, comemora Emanoel Franklin Loureiro.
“Covato” narra a prisão de um coveiro que comete crimes vilipendiosos em cadáveres no cemitério central da cidade. O drama é inspirado em uma história real, que se passa na década de 1970, na cidade de Santarém, no oeste do Pará. No filme, o centro histórico santareno foi reconstruído digitalmente e mostra uma coletânea de imagens de arquivo, feitas durante a visita do Presidente Ernesto Geisel àquele município em agosto de 1977.

“Além de abordar um drama vivenciado pelo personagem principal em sua infância e que o motiva a cometer crimes, o filme também traz uma sátira que lembra a atual conjuntura de corrupção evidenciada em nosso país”, observa Emanoel Loureiro, que ao final de cada exibição fará uma roda de conversa com o público presente.

CAMPO

Já “Ameaçados”, com 22 minutos de duração, foi produzido em 2014 em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT). O filme mostra a ameaçavivida pelos pequenos agricultores no campo brasileiro. “Mostra como homens e mulheres do campo são ameaçados de morte por defenderem seus direitos e por lutar pela reforma agrária, que nunca foi feita no Brasil e é a causa primeira da violência que hoje assombra o campo brasileiro. Há muita terra no país, porém muito concentrada. E quem se opõe à lógica das oligarquias é perseguido, ameaçado e infelizmente, muitas vezes, assassinado”, conta a cineasta Julia Mariano.

Baseado no relatório sobre a violência no campo que anualmente é realizado pela CPT, Julia Mariano queria, com a produção, dar rosto e voz às estatísticas divulgadas no relatório, dando assim visibilidade à questão da violência no campo, tendo como protagonistas os camponeses.

“Ter esse curta exibido no festival, dentro da mostra especial sobre os 20 anos da Declaração dos Direitos Humanos, no momento político que vivemos, onde houve um fortalecimento das oligarquias e dos ruralistas, é muito importante. É dar visibilidade para as lutas por direitos no campo. É a possibilidade de trazer à tona a questão da violência no campo e das milícias rurais no grande centro urbano formador de opinião, que é São Paulo”, comemora.

Saiba mais em : www.kinoforum.org/curtas

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias