plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

Pará pode estar no Oscar 2019

Começa mais uma vez a corrida brasileira pelo Oscar de filme estrangeiro. Foram divulgados os 22 filmes que disputam a indicação como o representante brasileiro na categoria. O número representa apenas um filme a menos que no ano passado, quando 23 fizera

Começa mais uma vez a corrida brasileira pelo Oscar de filme estrangeiro. Foram divulgados os 22 filmes que disputam a indicação como o representante brasileiro na categoria. O número representa apenas um filme a menos que no ano passado, quando 23 fizeram parte do processo que nomeou “Bingo - O Rei das Manhãs”, de Daniel Rezende. No entanto, o filme foi preterido pela Academia e não ficou nem entre os nove pré-selecionados.

“Encantados”, sobre a pajé Zeneida Lima, e “Paraíso Perdido”, que tem Jaloo no elenco, estão na disputa com outras 20 produções na torcida". Filmado no Marajó, “Encantandos” disputa a vaga com outros 21 filmes, entre eles “Paraíso Perdido”, que tem no elenco o cantor paraense Jaloo.

Neste ano, dos 22 longas, 18 são de ficção e quatro, documentários. Muitos deles ainda não chegaram às telas brasileiras, como “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, exibido no Festival de Cannes, e “Ferrugem”, de Aly Muritiba, que passou por Sundance e foi recém-exibido em Gramado.

Chama a atenção o número de filmes dirigidos por mulheres: nove, quase metade dos indicados, com destaque para Carolina Jabor, de “Aos Teus Olhos”; Juliana Rojas, codiretora de “As Boas Maneiras”; e Gabriela Amaral Almeida, de “O Animal Cordial”. E exatamente neste grupo há duas produções com um pé no Pará: “Encantados”, dirigido por Tizuka Yamasaki, que narra a história da pajé Zeneida Lima; e “Paraíso Perdido”, de Monique Gardenberg, que marca a entreia do cantor Jaloo como ator.

Curiosamente, justamente em um ano em que o Oscar tenta oferecer um prêmio aos filmes pop, o maior campeão de arrecadação dos cinemas brasileiros, “Nada a Perder”, de Alexandre Avancini, ficou fora da lista. O filme traz a cinebiografia do bispo Edir Macedo, interpretado por Petrônio Gontijo.Como no ano passado, o filme será escolhido por uma comissão, presidida por Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema. Completam o grupo a atriz Bárbara Paz, os diretores Flávio Tambellini, Jefferson De, João Jardim e Hsu Chien, e a produtora Lucy Barreto. O resultado será divulgado no dia 11 de setembro.

Os pré-selecionados

l “Além do Homem”, de Willy Biondani
l “Alguma Coisa Assim”, de Esmir Filho (em cartaz)
l “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida (em cartaz)
l “Antes que Eu Me Esqueça”, de Tiago Arakilian
l “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor
l “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra
l “Benzinho”, de Gustavo Pizzi
l “Canastra Suja”, de Caio Soh
l “O Caso do Homem Errado”, de Camila de Moraes
l “Como É Cruel Viver Assim”, de Julia Rezende
l “Dedo na Ferida”, de Silvio Tendler
l “O Desmonte do Monte”, de Sinai Sganzerla
l “Encantados”, de Tizuka Yamasaki
l “Entre Irmãs”, de Breno Silveira
l “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi
l “Ferrugem”, de Aly Muritiba
l “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues
l “Não Devore Meu Coração!”, de Filipe Bragança
l “Paraíso Perdido”, de Monique Gardenberg
l “Talvez uma História de Amor”, de Rodrigo Bernardo
l “Unicórnio”, de Eduardo Nunes
l “Yonlu”, de Hique Montanari

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias