plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

Academia divulga os indicados ao Oscar 2018

Repetindo o que havia feito no Globo de Ouro, a fantasia “A Forma da Água”, do mexicano Guillermo del Toro, dominou as indicações ao Oscar e está no páreo por 13 estatuetas, incluindo as de melhor filme e diretor - os recordistas em número de indicações a

Repetindo o que havia feito no Globo de Ouro, a fantasia “A Forma da Água”, do mexicano Guillermo del Toro, dominou as indicações ao Oscar e está no páreo por 13 estatuetas, incluindo as de melhor filme e diretor - os recordistas em número de indicações ainda são “A Malvada” (1950), “Titanic” (1997) e “La La Land” (2016). O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, em Los Angeles. A cerimônia acontecerá no dia 4 de março.

Ambientado na Guerra Fria, o longa fantástico narra o romance entre uma faxineira muda e um monstro aquático mantido num laboratório secreto americano. O longa, que venceu o prêmio do sindicato dos produtores, estreia em 1º de fevereiro no Brasil.

Na última terça, 16, Del Toro falou à reportagem sobre suas expectativas para a premiação - ou a falta delas. “Se eu ganhar, estarei comovido. Mas sei que é imprevisível. O natural, o maduro é ir com vontade de estar lá, mas sem esperar resultados”, disse.

Os principais concorrentes ao filme são “Dunkirk”, de Christopher Nolan, e “Três Anúncios para um Crime”, de Martin McDonagh.
O longa de guerra do britânico Nolan faturou oito indicações, principalmente técnicas - direção de arte, direção de fotografia, mixagem de som, edição de som, montagem, trilha sonora -, mas também disputa como melhor filme e melhor diretor.

Obra ainda mais radical que a de Del Toro, o longa de McDonagh envolve uma trama de vingança ambientada nos rincões dos Estados Unidos.

Grande vencedor do último Globo de Ouro, a produção disputa estatuetas em seis categorias, incluindo filme, atriz (Frances McDormand, a favorita) e dois nomes em ator coadjuvante: Woody Harrelson e Sam Rockwell.

Duas produções foram grande surpresa, “A Trama Fantasma”, de Paul Thomas Anderson, e “O Destino de uma Nação”, de Joe Wright. Ambos eram cotados para melhor ator - Daniel Day Lewis e Gary Oldman, respectivamente-, mas surpreenderam ao figurar na categoria de melhor filme.

Dois brasileiros também na disputa do Oscar 2018

Completam a lista de nove melhores longas “The Post”, “Me Chame pelo Seu Nome”, “Corra!” e “Lady Bird”, que já eram títulos esperados nessa categoria.
O segundo deles, que concorre a quatro estatuetas, tem produção do brasileiro Rodrigo Teixeira. “Por mais que isso fosse esperado, é como se eu estivesse anestesiado. É o maior momento da minha vida”, disse ele, por telefone, de Los Angeles.

Segundo Teixeira, a indicação ao Oscar de “Me Chame pelo Seu Nome” abre espaço para a importância do “cinema colaborativo”. “Entre todos os indicados, esse é o que tem mais países. É quase uma Copa do Mundo”, diz ele.

O país também está representado na categoria de melhor animação, com “O Touro Ferdinando”, filme americano dirigido pelo carioca Carlos Saldanha.
Entre os indicados à melhor direção aparecem Greta Gerwig, de “Lady Bird”, e Jordan Peele, de “Corra!”. Gerwig é a única mulher na categoria; e Peele, o único negro. Ambos haviam sido ignorados pelo Globo de Ouro.

O Oscar também tem sua cota de “esnobadas”. Entre as mais notáveis estão a de James Franco, que ganhou o Globo de Ouro de ator de comédia por “O Artista do Desastre”, e a de Tom Hanks, que concorreu como ator dramático por “The Post”. Franco tem enfrentado acusações de assédio sexual.

A Netflix também está entre as ignoradas da edição. Embora seu “Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi” dispute quatro estatuetas, incluindo atriz coadjuvante (Mary J. Blige), não aparece na lista de melhor filme. O filme de Dee Rees era a grande aposta do serviço de streaming para o prêmio.

Nesta edição, além de colocar uma mulher na categoria de direção (o que não ocorria desde 2009), o Oscar também tem indicados negros em algumas das principais categorias: diretor (Peele), ator (Daniel Kaluuya, por “Corra!”, e Denzel Washington, por “Roman J. Israel, Esq.”), atriz coadjuvante (Octavia Spencer, por “A Forma da Água”, e Mary J. Blige).

DOL

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias