plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Hemopa realiza programação no dia mundial da Hemofilia

Conheça a programação do Hemopa no Dia Mundial da Hemofilia e saiba mais sobre a condição e suas atividades no hemocentro. Participe e ajude a conscientizar sobre a hemofilia.

Imagem ilustrativa da notícia Hemopa realiza programação no dia mundial da Hemofilia camera A atividade será realizada nesta quarta, 17, a partir das 8h30, no auditório do Hemocentro, em Belém | Divulgação

HEMOFILIA

No Dia Mundial da Hemofilia, hoje, 17 de abril, o Hemopa realiza programação lúdica e educativa pela conscientização sobre a condição, a partir das 8h30, no auditório do hemocentro, em Belém, direcionado aos seus pacientes.

MUDANÇA

Dois anos e meio depois de uma alteração na legislação estadual que concentrou o trabalho da Polícia Científica do Pará (PCEPA) em perícias criminais, o órgão volta a ter como uma de suas competências também a autonomia para realização de perícias administrativas em todo o território paraense. Proposta pelo Executivo estadual, a nova mudança obteve aprovação unânime dos deputados na sessão ordinária da Assembleia Legislativa realizada na manhã desta terça-feira, 17.

ATRIBUIÇÃO

A mensagem enviada pelo governador Helder Barbalho (MDB) ao parlamento observa que, em dezembro de 2021, uma lei aprovada também pela Alepa retirou a atribuição de perícias cíveis para que a Polícia Científica pudesse se concentrar em sua finalidade principal. Só que desde então passaram a ocorrer divergências interpretativas quando a demanda pericial vinha da própria administração pública – o que motivou a proposta de nova redação à lei de criação da Polícia Científica (6.282/2000).

GOVERNOS

O ministro das Cidades, Jader Filho, participa hoje (17) do 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Governos locais pela sustentabilidade, na sede do Senai em Belém, às 9h. Jader será palestrante no painel “O protagonismo dos governos locais e regionais num mundo em transformação”. O encontro reúne representantes dos governos associados ao ICLEI e tem como objetivo debater a implementação das principais agendas globais na luta contra a emergência climática.

CACAU

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) vai capacitar mil produtores de cacau do Pará em práticas de fermentação e secagem de amêndoas, a fim de aumentar a qualidade do produto final. A iniciativa, que prevê também o repasse de cochos e estufas, é uma das medidas destinadas a combater a Moniliophthora roreri, mais conhecida como Monilíase do cacaueiro. O projeto de fomento e capacitação é financiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura (Funcacau).

TRÁFICO

Agentes da 72ª DP (São Gonçalo) prenderam dois traficantes foragidos do Pará. Um deles é apontado como homem de confiança do chefe do tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro. Os policiais localizaram a dupla na praia de Itaipu, Região Oceânica de Niterói. As investigações começaram após monitoramento de criminosos que buscavam esconderijo na cidade. Após diligências, as equipes prenderam os bandidos. A ação teve apoio da Polícia Civil do Pará. Um dos criminosos tinha um mandado de prisão em aberto.

PARCERIA

Uma reunião entre representantes do Instituto Brasileiro da Universidade de Birmingham (Reino Unido) e a direção da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), ontem, representou o primeiro passo para estabelecer parcerias com foco interdisciplinar, especialmente quanto às ciências sociais e ambientais. O instituto procurou a Fapespa para discutir projetos que podem ser realizados em conjunto, com prioridade para ações que possam fortalecer a colaboração Birmingham-Pará no período que antecede a COP 30.

LINHA DIRETA

O cantor, compositor e produtor musical Tonny Brasil, conhecido pelos seus hits de Tecnobrega, deu entrada esta semana no Pronto Socorro Municipal do Guamá por conta de um AVC.

A paraense Alane Dias não levou o prêmio máximo do BBB24, mas saiu no domingo, 14, muito bem, obrigada: logo no dia seguinte à eliminação, a agência Bpcom, responsável pela carreira da cantora Anitta, da apresentadora Eliana e da vencedora do BBB21, Juliette, divulgou que firmou contrato com atriz e bailarina.

Levantamento do Imazon aponta que o acumulado da derrubada em toda a Amazônia Legal entre agosto de 2023 a março de 2024 foi de 1.948 quilômetros quadrados, o menor valor da série histórica desde 2018. Apesar disso, esse número ainda equivale a um território maior que a cidade de São Paulo.

O deputado estadual Elias Santiago (PT) protocolou na Alepa o Projeto de Lei 201/2023 que busca instituir o “Programa Estadual de Incentivo à Piscicultura e Agroindústria”. A ideia, entre outras, é incentivar os produtores rurais à prática da piscicultura, através da assistência técnica e financeira.

Já a deputada Diana Belo (MDB) teve aprovado ontem um projeto de lei que cria a Campanha de Combate aos Crimes Cibernéticos Financeiros e Golpes. As ções educativas e informativas para proteger potenciais vítimas e conscientizá-las, serão realizadas sempre em setembro.

A CooperNorte iniciou as operações de sua primeira indústria de beneficiamento de grãos e farinhas em Paragominas, no sudeste paraense. O projeto de verticalização, que conta com um investimento total estimado em R$ 73 milhões, fará inicialmente o empacotamento de arroz, feijão carioca, feijão cavalo, feijão preto e milho de pipoca.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias