plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SILÊNCIO TECNOLÓGICO

Os tesouros misteriosos da Renault

As câmaras secretas anecoicas da Renault são verdadeiros templos do silêncio, com portas isoladas acusticamente

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Os
tesouros misteriosos da Renault camera ( Divulgação )

O grupo Renault tem infraestrutura de engenharia e testes tanto na França como noutras partes do mundo. Mas na cidade francesa de Aubevoye encontra-se um tesouro bem guardado: as câmaras anecoicas, salas isoladas de qualquer interferência sonora ou eletromagnética e onde protótipos de futuros veículos são testados e onde são desenvolvidos sons e funções conectadas do futuro.

O Centro Tecnológico de Aubevoye é um complexo localizado a 100 km a noroeste de Paris, cercado por grades e de acesso restrito por mais de 600 hectares, contando com quase 60 km de pistas, 44 bancos de testes, 2 túneis de vento e 18 câmaras de corrosão. Tudo pra testar futuros veículos das marcas do grupo em qualquer situação, em meio à florestas. Ele tem cerca de mil especialistas entre pilotos, técnicos, engenheiros e outros profissionais, que trabalham num local que em nada se parece com um escritório.

As paredes e o teto da primeira sala são cobertos com placas de espuma com prismas horizontais e verticais que absorvem ondas sonoras e eletromagnéticas. Por isso não há reprodução de ecos na sala – daí o nome anecoica. Mas como o piso não tem isolamento, é semianecoica. Lá, a palavra ‘silêncio’ tem novo sentido: não se ouve nada dentro dela e qualquer movimento ou atrito de um tecido ou da respiração é perceptível. Por outro lado, ao bater palmas, o som é abafado, já que não há reverberação de eco.

Há 10 anos, o Zoe deu origem a novos questionamentos em torno do som, como o que fazer a respeito do silêncio do motor. Nas câmaras anecoicas, a Renault criou alertas para que pedestres o ouvissem se aproximando. Hoje, cercado por microfones de alta fidelidade, é o novo Mégane E-Tech Electric que é o foco da atenção dos engenheiros, que medem seu isolamento em relação aos ruídos gerados por propulsor, pneus e outros elementos. Eles trabalham no isolamento sonoro do veículo e nos sons que contribuem pra experiência acústica, como barulho de portas, alertas de advertência, música etc. Agora o foco é o ruído de piscas, apertos de botões e toques na tela do multimídia.

Não muito longe, outra câmara chama a atenção: uma sala com paredes com painéis brancos, que cobrem a espessa camada de materiais de isolamento acústico. Neste local, outro Mégane E-Tech é testado num dinamômetro de rolo, pra simular condução na rua. Ele é bombardeado por ondas eletromagnéticas, com intensidades e frequências variadas. Em uso real, os veículos estão sujeitos a campos eletromagnéticos ao passar por torres de telefonia e de TV e até mesmo por radares de velocidade. Por isso é necessário fazer com que nada provoque interferências no funcionamento do veículo. As paredes da sala bloqueiam as ondas eletromagnéticas e o isolam do ambiente externo, pra testar como ele transmite e capta os tipos de ondas. E ao contrário das ondas sonoras, que diminuíram em torno dos veículos, as eletromagnéticas aumentam a cada dia. E do início deste século pra cá, quadruplicou o número de equipamentos eletrônicos embarcados.

Numa outra sala de quase 300 m² e com 11 metros de pé-direito há uma placa “Cuidado com os olhos...”, pois ela tem paredes, piso e teto com cones de espuma. Esta é uma câmara anecoica, onde testam a recepção das ondas de todos os veículos. Juntas, essas câmaras e os laboratórios de análises realizam mais de mil sessões de testes/ano. Muitos meses antes de serem revelados ou até mesmo antes de receberem um nome, os futuros veículos passam dias nestas salas cegas e surdas, rodeadas por frequências invisíveis. Nelas não se vê ou ouve nada, mas muita coisa acontece dentro destas desconhecidas câmaras do tesouro da tecnologia das ondas.

Veja mais no site do Auto Destaque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Auto destaque por Victor Pinto

    Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

    Últimas Notícias