DOMINGO (10)

A venda do motel Centauro’s, em Belém, é assunto de Mauro Bonna. Confira a coluna!

POSTADO EM: Domingo, 10/02/2019, 21:38:37
ATUALIZADO EM: 10/02/2019, 21:38:37

zoom_out_map
Divulgação

Cresce produção industrial do Pará

Com crescimento de 9,6% em 2018, a indústria paraense (principalmente a mineração extrativista) apresentou, pelo terceiro ano consecutivo, o maior resultado na Pesquisa Industrial Regional, divulgada pelo IBGE. Pará (9,6%), Rio Grande do Sul (5,5%) e Amazonas (5,2%) apresentaram as maiores altas de crescimento da produção industrial no ano, enquanto Goiás (-4,5%), Minas Gerais (-1%) e Espírito Santo (-0,9%) sofreram as maiores perdas. São Paulo, que responde por cerca de 34% da produção industrial do país, cresceu 0,8%, diz o IBGE.

 

Lançamentos no Sushi Ruy Barbosa

Nesta semana, o premiado chef carioca Nao Hara desembarca mais uma vez em Belém para repaginar o cardápio do renomado Sushi Ruy Barbosa, o qual é assinado exclusivamente por ele desde a inauguração em 2009. Como de praxe, o restaurante fará um Menu Degustação com o chef para apresentar alguns dos novos pratos; ocorrerá nesta quarta, às 20h30, com vagas limitadas.

 

Terra e Mar nova operação do Dedé

O chef e empresário André Parente está abrindo uma nova operação, chamada Terra e Mar, onde vai vender os cortes especiais de carne e os peixes da culinária portuguesa (porco, bacalhau, sardinha...). Também terá um empório de produtos portugueses, incluindo os pães. Muito assediado pelos shoppings em geral, opera hoje a Cachaçaria do Dedé, Empório do Dedé e Boteco do Dedé. Já está em BH, Uberlândia, Belém, Fortaleza e conversando com São Luís e Recife. Tudo começou com uma pequena Pastelaria do Dedé, em Manaus.

 

Campanha Inclusive Eu

A Ufra lançou a campanha “#InclusiveEu - Iniciativas por um presente e futuro de inclusão, acessibilidade e igualdade para todos, inclusive eu, você, nós”, que prevê a promoção de diversas ações, como cursos, oficinas, rodas de conversa, panfletagem e atrações culturais. A campanha #InclusiveEu conta com a parceria da OAB, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e do grupo Viver com Alegria.

 

Frutos no controle de doenças

Um projeto da pesquisadora do Inpa, Francisca Souza, que acaba de ser aprovado pelo CNPq, vai desenvolver bebidas, como shake de camu-camu (rica em vitamina C), açaí, bacaba e patauá. Com isso, vai avaliar o efeito desses produtos biotecnológicos para reduzir taxas elevadas de colesterol no sangue e obesidade abdominal.

 

 

Pesquisa do clima

A UFPA vai participar do evento multi-institucional “São Paulo School of Advanced Science (SPSAS) on Atmospheric Aerosols: Properties, Measurements, Modeling, and Effects on Climate and Health”, que ocorrerá entre os dias 22 de julho e 2 de agosto. O SPSAS é voltado para acadêmicos dos cursos de Meteorologia, Física, Química, Matemática e Ciências Ambientais. As inscrições estão abertas até 24 de março.

 

Cruzeiro

O navio de cruzeiro MS Vendaam, com 900 passageiros, jogará ancora no próximo dia 20, ao largo de Icoaraci. Até o momento não foi solucionada a falta de flutuante adequado ao trapiche da Vila. Se continuar a oferecer risco à operação, bye, bye Belém.

 

Janelas

Serão concluídas, em maio, as obras de reforma na Casa das Onze Janelas. Por conta do tombamento, a Secult está modelando o contrato do espaço de restaurante.

 

Museu

A Secult garantiu que os museus do Feliz Lusitânia estarão abertos na terça de Carnaval, para receber cruzeiristas. Só mesmo o “Goeldi”, um dos principais atrativos da cidade, não quis acordo.

 

Reduto

A Terraplena decidiu retomar o restauro do casarão de época na margem do canal do Reduto. Será um complexo dedicado à cultura, em projeto de Aurélio Meira.

 

São Brás

O projeto de revitalização do belo Mercado de São Brás prevê até um túnel ligando o mercado à área da caixa d’água da Cosanpa.

 

Crime

Desde 1º de janeiro, houve uma redução de 27,85% nos casos de homicídios no Pará, resultando na preservação de 122 vidas. Nesse mesmo período de 2018, foram registradas 438 mortes, neste ano, 316 ocorrências.

 

Polícia

Em janeiro, 180 militares deixaram gabinetes da administração pública e foram para o combate da criminalidade na Região Metropolitana de Belém.

 

Alfandega

A Alfandega de Belém, com apoio da Marinha e CDP, já está funcionando no piso superior do Terminal Hidroviário.

 

Delivery

A Amazon Beer acaba de estrear no sistema de delivery. Agora o cardápio da cervejaria da Estação, incluindo as já famosas unhas de caranguejo, está no iFood.

 

Caboca

A cervejaria artesanal Caboca iniciará a produção em março. O restaurante, em um casarão de época em frente à Estação, estará funcionando em maio.

 

Argumento

A pauta do Argumento desta segunda: Uálame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública. E Sônia Gama, coordenadora da Câmara Setorial Economia Circular e Responsabilidade Social da ACP. Às 21h50.

 

Aeroporto

Val-de-Cans registrou crescimento de movimento em janeiro: 330.772 passageiros, o que representa 4,4% superior a janeiro de 2018.

 

Voo

O voo novo diário entre Belém e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, já está com ocupação média superior a 80%. Terá batismo na madrugada do dia 19.

 

Líder

O Banco da Amazônia assinou contrato do FNO com o Grupo Líder para loja em Abaetetuba. E já planeja expandir para as lojas, ora em construção, em Capanema e Paragominas.

 

Corrida

Confirmado o Arrancadão Belém 2019. Serão três etapas: junho, setembro e novembro. Neste ano, o evento deverá ter a presença de pilotos do Maranhão, Amapá e Amazonas. Tudo chancelado pela Fepauto.

 

Digital

O MPO Digital será lançado neste mês pelo Banco da Amazônia. O programa de microcrédito Florescer do Banco Amazônia será agora via smartphone, e o banco planeja dobrar a aplicação. Em 2018, foram 44 mil contratos e 96 milhões de empréstimos.

 

Carne

Representantes da cadeia da carne reunirão com o secretário Hugo Suenaga nesta semana, para apresentar o cenário da produção do estado e discutir melhorias para o setor.

 

Happy hour

Começou o Happy Hour, das 16 às 19h, de quarta a sexta, no Famiglia Sicilia Trattoria, no Boulevard.

 

Selfie

O Conselho Federal de Odontologia, por meio de uma resolução publicada no final de janeiro, autoriza a divulgação de selfies e de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos, em redes sociais.

 

Pizza

Camilo Colares inaugurou a nova Nine Pizza, na Senador Lemos, 90

 

Direito

Tomaram posse os integrantes da nova comissão de Direito Médico da OAB-PA. Dentre eles, os sócios Danilo Moreira e Renato Neves, que assumiu a presidência. Objetiva fomentar a discussão sobre o tema e aproximação dos conselhos representativos da classe médica.

 

Marajó

O MP marcou audiência pública para o dia 20 de março, na Câmara Municipal de Salvaterra, tendo como pauta a liberação das obras do condomínio Pouso dos Guarás. É um investimento de 30 milhões de reais que deve gerar 400 empregos diretos.

 

Yamada

Bem adiantadas as negociações de venda de grande área do Grupo Yamada em Santarém, onde funcionou o campo do São Raimundo.

 

Remédio

A rede de farmácias Reinafarma inaugura, hoje, mais uma unidade. Agora na Serzedelo, em frente à Praça Batista Campos.

 

Motel

O motel Centauro’s, no coração da Pedro Álvares Cabral, continua à venda. São nove mil metros quadrados. Preço pedido: 40 milhões de reais.

 

Diversificação

Ademil Gouveia, empresário de pesca, é o novo dono do Los Piratas, na Cidade Velha, e do antigo motel Valerry, na Júlio César.

 

Barba

Barba, cabelo e bigode, a barbearia BR chega ao mix do Formosa-Umarizal. Já está também no Formosa da Augusto Montenegro e Cidade Nova.

 

Sabor

Até o fim deste mês chegam ao mercado três novos sabores de geleias da marca paraense Manioca: Muruci, Manga e Cacau com Cumaru. A pequena indústria gastronômica tem o propósito de levar os sabores amazônicos para todo mundo.

 

Alter

Alter do Chão ganhou mais espaço na Folha de S.Paulo. O fotografo Adriano Vizoni visitou a vila e ficou impressionado com o silêncio do lugar: “Dá para ouvir o barulho da brisa balançando as folhas ou do pé pisando na areia branca”.

 

Castilhos

Há seis anos foi protocolado na Prefeitura de Belém um projeto para viabilizar a Castilhos França em uma via gastronômica, com leis de incentivo para a manutenção dos casarões do boulevard. Com pouco investimento público, aquela área seria totalmente preservada e se tornaria um polo turístico. Nada andou.

 

Municipalidade

Com a mudança do local de estacionamento da Companhia Belém Academia, o galpão ao lado, pertencente a Miro Gomes, deverá abrigar uma concessionária de veículos.

 

Sírio

O Hospital Sírio-Libanês inaugurará uma unidade em Brasília, nesta terça. São 144 leitos, seis salas de cirurgia equipadas com os mais modernos recursos tecnológicos e 30 UTIs.

 

Cão

Com pedido de liminar junto à Justiça estadual, o Ministério Público quer que a Prefeitura remova cerca de 150 animais abandonados, na Praça Dalcídio Jurandir, na Cremação. A Prefeitura informou que, em 2018, o Centro de Controle de Zoonoses recolheu mais de 100 animais na mesma área.

 

Luzeiro

Tudo indica que o Hospital Adventista de Belém ganhará um barco pronto e preparado para assistência em saúde, diretamente do governo federal, que possui 10 barcos parados.

 

EM ALTA

Parque

Logo depois do Carnaval, começarão as aulas da Unama no novo campus no mix do Parque Shopping.

Caulim

A Imerys levará jornalistas nesta quarta, para conhecer a maior operação de caulim do mundo, em Barcarena.

Lobo

Abriu ontem, no mix do Bosque Grão-Pará, uma loja da Lobo, marca própria do Paysandu.

 

EM BAIXA

Câncer

Novos estudos científicos relacionam a câncer o uso de aspirina, estatina e omeprazol.

Doença

Não só bairros de periferia estão sob ataque do chikungunya. Na Cidade Velha, é alto o registro de pessoas atingidas por esse vírus.

Mídia

O ex-presidente do Banpará está na mira do MP. A aplicação da verba publicitária do banco, nos últimos quatro anos, causa espanto geral.



COMENTÁRIOS mode_comment