plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna

Onça de Outeiro passa bemPassa bem a onça-pintada macho que chegou ao Museu Goeldi depois de resgatada por órgãos ambientais, no Alphaville, em Outeiro. Já foram coletadas amostras para exames parasitológicos. Em breve deverá ser devolvido à natureza. Só

Onça de Outeiro passa bem
Passa bem a onça-pintada macho que chegou ao Museu Goeldi depois de resgatada por órgãos ambientais, no Alphaville, em Outeiro. Já foram coletadas amostras para exames parasitológicos. Em breve deverá ser devolvido à natureza. Só falta alguém esclarecer se o animal era de cativeiro ou silvestre. Aliás, segundo Antônio Messias Costa, veterinário do “Goeldi”, “no que diz respeito às onças, na última década, recebemos cerca de oito filhotes, quase todos procedentes do Marajó”. A onça-pintada está na lista vermelha de extinção.

Portas Abertas no Sebrae
Uma das mais exitosas iniciativas adotadas pela atual gestão do Sebrae no Pará foi a criação do projeto “Conselho de Portas Abertas”, com maior aproximação entre os conselheiros que congregam a entidade do setor produtivo e os empreendedores de micro e pequeno portes. A medida estreitou o diálogo entre o que antes pareciam duas polaridades e permitiu uma melhor performance nos resultados. Aliás, na última reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae, comandado pelo presidente Fernando Yamada, não faltaram elogios.


Novas regras para exportação de boi vivo
O Ministério da Agricultura definiu novas regras para a exportação de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos vivos para abate (imediato ou após engorda) ou reprodução. Também definiu parâmetros de densidade de animais no transporte e no estabelecimento de pré-embarque dos Animais (EPEs). Estes são locais privados com habilitação para isolamento dos animais antes do transporte para o Exterior, além de um Registro Nacional de EPE. Os EPEs deverão contar com veterinário habilitado pela ministério e com treinamento específico em problemas sanitários, legislação e bem-estar animal. Segundo o ministério, existem no Brasil 42 EPEs em atividade, sendo 19 no Pará.

Camapum

A nova candidata a superalimento da Nestlé anunciada com pompa e circunstâncias é a physalis, também conhecida como goldenberry. Na Amazônia, é a nossa velha conhecida camapum.

Futuro
Helder estará presente como cidadão no dia 20, na inauguração da Rua Belém, inclusive com ponte sobre o canal da Doca, contornando o Parque Belém Porto Futuro.

Internet
A área do Parque Belém Porto Futuro já foi toda coberta com fibra ótica, para oferecer Wi-Fi de qualidade grátis.

Medicina
Nesta terça, o MEC vai liberar a relação das instituições de ensino superior classificadas para disputar a instalação de cursos de Medicina em Castanhal, Bragança, Abaetetuba e Cametá.

Ponto
A Sanave não conseguiu vender a sua estratégica área na Pedro Álvares Cabral, e agora colocou para alugar. Poderá surgir novo atacarejo no ponto.

Marina
A Jet Marina, na Bernardo Sayão, ao lado do antigo Iate Clube, será inaugurada no final de outubro com toda a modernidade. Negócio de Délio Mutran e Leonel Pinho.

Remédio
Cresce o número de farmácias na cidade, mas nada de diferencial: nenhuma com serviço ambulatorial (injeção, pressão, insulina, curativo). E drive-thru, apenas uma da Extrafarma.

Investimento
Só no primeiro semestre, o FNO, via Banco da Amazônia, injetou 600 milhões na economia do Pará.


Argumento
Amanhã, no Argumento: o empresário do agronegócio Paulo César Quartieiro, dono do Arroz Acostumado. Às 22h40.

Açaí
O arquipélago do Bailique, no Amapá, brilha mais uma vez. É a primeira região produtora de açaí certificado FSC (Conselho de Manejo Florestal) do mundo. É a pura polpa concentrada “Açaí Super Premium da Casa do Açaí da AmazonBai”.

Unama
No dia 19, em evento no campus Alcindo Cacela, Betânia Fidalgo assumirá a reitoria da Unama. Janguiê Diniz passará a ser o Chanceler da universidade.

Fogos
A cada ano diminui um pouco. Serão apenas oito minutos de fogos de artifício no encerramento da Festa de Nazaré. E o sucesso das imagens reproduzidas, na fachada da Basílica, ganha um tempo cada vez maior.

Sorvete
O Ice Bode abrirá ponto em outubro, na Braz, entre Benjamin e Dr. Moraes, ao lado do Old School.

Yamada
No plano de recuperação do Grupo Yamada consta um novo formato de varejo: 21 pontos de Supermercados Expressos em Belém. O primeiro ainda neste ano.

Pizza
Nesta terça, a Prima Pizza, de Arnaldo Pinheiro Jr., começará a operar o serviço de delivery. Também o cardápio da concorrida casa na Boaventura, agora inclui massas artesanais com sêmola italiana.

Direito
Nesta terça, a partir das 18h, Jarbas Vasconcelos estará autografando o seu livro “A Constitucionalização da colonização interna “(Editora Lumen Juris).

No campus da Unama-Alcindo Cacela.

Marajó
Em função dos ventos dos meses “bro”, a lancha “Golfinho”, que faz a linha Belém-Soure-Salvaterra, sempre lotada, passa a navegar apenas pela manhã.

Mall
Lojas Americanas foi inaugurada com muito sucesso no Coimbra Mall, logo no início da BR-316. Hapvida e Localiza disputam espaço no lugar.

FGV
A FGV/Ideal lança nacionalmente em Belém, duas turmas de MBA nas áreas de Projetos e Gestão Comercial. Comercial iniciará no dia 20 e Gerenciamento de Projetos, no dia 27.

Círio
Restam poucas reservas para a Trasladação e Círio, no tradicional e estrategicamente bem localizado restaurante Avenida.

Esporte
Sob a orientação do médico Flávio Freire (Caex/Cesupa), alunos da Liga Acadêmica de Medicina do Exercício e do Esporte do Pará defenderão quatro trabalhos científicos no 35º Congresso Mundial de Medicina do Esporte, que será realizado nesta semana, no Rio.

Musical
Garantida a realização do Círio Musical nas 15 noites, porém a Diretoria da Festa de Nazaré ainda procura um patrocinador.

Cerveja
Para disputar com as cervejas artesanais, a AmBev lançou a Skol Hops, puro malte feita com uma mistura de quatro tipos de lúpulos.

Sicilia
Fábio Sicilia já começou a treinar a equipe que atenderá no Famiglia Sicilia Trattoria, previsto para o início de dezembro no mix do Boulevard. Negócio dos irmãos Sicilia e do empresário José Severino.

Roxy
O serviço de delivery do Roxy-Bosque passou a atender também para almoço.

Zoo
A Associação Brasileira de Zootecnistas pede a regularização do concurso da Adepará que não incluiu os zootecnistas em seu edital.

Parque
O campus da Unama no Parque Shopping estará em funcionamento no próximo semestre, nos turnos vespertino e noturno, oferecendo Direito e Engenharias.

Construção
O home center que o Grupo Líder vai inaugurar, na Quintino com Fernando Guilhon, deve revolucionar o varejo de material de construção na cidade.

Academia

Ultrapassou a marca de cinco mil alunos a academia Smart Fit no mix do Pátio Belém.

Preço Baixo
O empresário Gean Freitas toca a toque de caixa a obra do Supermercado Meio a Meio Preço Baixo, na Senador, antigo ponto da RR Chevrolet. Serão 5.400 metros quadrados de loja com 200 vagas de estacionamento. Inauguração no início de 2019.

Cosmopolita
Em 2019, a Faculdade Cosmopolita, com campus na Tavares Bastos, lançará o curso de Direito.

Santo
Depois da Antônio Barreto, a rede manauara de farmácias Santo Remédio chegará à Doca, no antigo ponto do Fiteiro. Até o final do ano serão 11 lojas em Belém.

Garoto
Tudo pronto para o Guaraná Garoto entrar de cabeça no açaí com uma família de bebidas: gasosa, funcional, hidratação e alta performance.

Porto
Com as restrições à produção da Hydro, o porto de Vila do Conde ainda não recuperou o movimento de dantes.

Luiza
Com estimativa de 50 lojas no Pará, o poderoso Magazine Luiza já faz prospecção de ponto em Parauapebas e Marabá. O plano é para 2019.

Portugal
A TAP passou a parcelar suas passagens em 12 vezes no cartão, sem juros. Antes eram 10 vezes.

Capes
É obrigatório. A partir de agora, trabalhos científicos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela Capes, devem fazer referência ao apoio recebido.

Telefone
Em 12 meses, a telefonia fixa teve queda de 1.224.404 linhas, no país. No Pará, a queda foi de 1.160 linhas.

Churrasco
O grupo de churrascarias Steak Bull, de Brasília, contratou financiamento no FNO e está chegando a Belém.

Voo
Em agosto, o aeroporto de Val-de-Cans teve um incremento de 10,1% no movimento de passageiros domésticos e 23,8% no internacional. Isso em comparação ao ano passado. Em número de aeronaves, passou de 3.075 para 3.374.

EM ALTO
Pesquisa
O Ibope, contratado pela TV Liberal, concluirá no dia 15, para divulgar até 17, a segundapesquisa para o Governo e Senado no Pará.

ADM
Hoje, são comemorados os 51 anos da criação do Curso de Administração no Brasil.

Drogasil
São 200 milhões que a Drogasil investe em lojas no Pará. Ficou com 10 pontos da família Aguilera.

EM BAIXA

Senado
Muitas candidaturas ao Senado pelo Pará, ainda pendentes de registro no TRE.

ADM
Há 25 anos o mesmo grupo comanda o CRA-PA. Chegou a hora de sangue novo em benefício da profissão.

Caiena
A Surinam Airways deixou de pousar em Caiena. Partindo de Belém, agora é exclusividade da Azul.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias