plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna

Saramago em exposição em BelémBelém receberá, no final do ano, a exposição “Saramago – os pontos e a vista”, uma realização do banco Santander, com a parceria da Fundação José Saramago e UFPA. Produções audiovisuais sobre a vida e a obra literária de Sara

Saramago em exposição em Belém
Belém receberá, no final do ano, a exposição “Saramago – os pontos e a vista”, uma realização do banco Santander, com a parceria da Fundação José Saramago e UFPA. Produções audiovisuais sobre a vida e a obra literária de Saramago, além de objetos pessoais, como o computador com o qual escreveu “Ensaio sobre a cegueira”, poderão ser apreciadas pelos visitantes. A exposição tem curadoria de Marcello Dantas e a inauguração está prevista para dezembro. Além de Belém, apenas São Paulo e Porto Alegre estão recebendo a exposição.

Fórum Circular na UFPA
Promovido pelo Projeto Circular Campina-Cidade Velha, acontecerá de 27 a 30 de setembro, no auditório do Complexo dos Mercedários da UFPA, o I Fórum Circular. Com o tema “Patrimônio, cidadania e sustentabilidade”, serão realizadas palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho abordando os problemas e as possíveis soluções para a recuperação e requalificação do Centro Histórico de Belém. O evento marcará o início da ocupação dos Mercedários pela UFPA, que vai instalar no espaço atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à preservação do patrimônio arquitetônico de Belém.

No entorno da Assembleia de Deus
A igreja-mãe da Assembleia de Deus se prepara para o início das obras de recuperação de seu prédio inacabado, na 14 de Março, o qual sediará os trabalhos infantis e administrativos em Belém, sob o comando do pastor Samuel Câmara. Na sequência em 2019, começarão as obras do edifício garagem com 700 vagas para a igreja, uma praça central e uma inovadora torre com moradias, conceito para a melhor idade, consultórios, salas comerciais e centros de diagnósticos e oncologia.

Novo Shopping Castanheira
No dia 27, o Grupo Líder reunirá imprensa e lojistas no Auditório Jerônimo Rodrigues, na sede do grupo, para apresentar o projeto do arquiteto André Sá, de retrofit completo no Shopping Castanheira, que completará 25 anos de sucesso no dia 30 de novembro. As obras já começaram. O Castanheira (com 1,2 milhão de clientes diários) ganhará um Centro Médico com clínicas e laboratórios, em 1.000 metros quadrados em dois pisos. Ganhará também, um completo centro de convenções em 1.300 metros quadrados. Além de novas escadas rolantes, novos banheiros, quatros novos restaurantes e nova praça de alimentação.

Recuperação do pórtico na entrada do Castanheira
Com intermediação do Ministério Público, a Prefeitura deve repassar em comodato para o Shopping Castanheira, a recuperação e manutenção do antigo Pórtico Metrópole, que passará a se chamar Pórtico Castanheira, claro. Escadas rolantes funcionando, limpeza, iluminação e segurança permanente. Foi aprovado o projeto do túnel para carros com acesso direto para quem vai do centro de Belém. Será construído juntamente com as obras do BRT.

Cítricos
O Pará possui a única área livre de praga citrícola no país. São 929 mil hectares plantados no Polo Citrícola - Capitão Poço, Ourém, Nova Esperança, Garrafão e Irituia – com expansão projetada de mais 200 mil hectares. Será um dos maiores do mundo.

São Brás
A Codem dentro do edital de PMI recebeu um projeto assinado pelo arquiteto Aurélio Meira, para o Mercado de São Brás. Um misto do Mercado de Ourique e do Time Out de Lisboa. Prevê três pisos subterrâneos de estacionamento. Ainda sob análise da comissão.

Iate
Também dentro do edital de PMI, a Codem analisa proposta de projeto assinada pelo arquiteto Rui Carneiro, para a área do antigo Iate. Prevê marina pública, mall de lojas e alimentação, além de torre comercial.

Formosa
No estilo Etna, o Formosa Mix, começando pela loja do Umarizal, vai focar em móveis, utensílios do lar e objetos de decoração.

Shopping
O arquiteto baiano André Sá, que agora assina o retrofit do Castanheira, foi o autor do projeto do então Iguatemi, agora Pátio Belém, empreendimento que completará 25 anos de sucesso no dia 27 de outubro. André também assina o projeto do lojão do Armazéns Paraíba, na Padre Eutíquio, colado ao Pátio.

Mamona
A empresa Bahia Orgânico, que desenvolve novas tecnologias na formulação de substratos, torta de mamona óleo, ração animal e plantio de mamona, está selecionando 300 agricultores para plantação de mamona em Salvaterra. Projeto de futura fábrica de óleo de mamona na vila de Jubim.

Sushi
O concorrido Sushi Ruy Barbosa reabrirá nesta quarta totalmente repaginado e com acessibilidade. A renovação vai além da arquitetura, mas também em um novo cardápio de pratos, sushis e da carta de drinques, assinados pelos premiados chef Nao Hara (RJ) e o mixologista Marco De La Roche (SP) que assinam os menus desde a abertura da casa em 2009.

Argumento
A pauta do Argumento de amanhã: Betânia Fidalgo, diretora regional do Grupo SER Educacional e vice-reitora da Unama. E a advogada Solange Mota, presidente do Sindicato de Frutas e Derivados do Estado do Pará. Às 22h, na RBA.

Campus
A UFPA conseguiu licitar a terceira empresa (as outras quebraram) para tentar concluir a obra de contenção da orla do campus do Guamá. Mais um ano de muito trabalho contra o apetite do rio.

Restauração
Ainda neste ano, a UFPA realizará vestibular para o novo curso de graduação em Restauro e Conservação, que funcionará no complexo dos Mercedários.

Mercedários
Neste próximo Círio a lateral do complexo dos Mercedários, para a Castilhos França, estará revitalizada. E no imenso imóvel, várias áreas com refrigeração em ordem.

Homenagem
Na passagem da Trasladação e do Círio, a Orquestra da UFPA deverá marcar presença na lateral dos Mercedários.

Livro
A Editora da UFPA terá uma completa livraria no complexo dos Mercedários, e o jardim interno do prédio deverá abrigar uma feirinha dominical de livros e sebos.

Obras
Apesar do corte orçamentário linear do MEC, a UFPA conseguiu recursos de investimento para concluir as obras que estavam paralisadas no campus do Guamá, que acaba de completar 50 anos de sucesso.

Moquém
Pizzas de mariscos, de peixes da bacia amazônica e de pato são algumas das criações do chef Herlander que estarão no novo restaurante que irá comandar, na Benjamin. As redondas serão servidas apenas em esquema de delivery.

Aeroporto
Com pesquisa nas mãos, a Infraero conseguiu compromisso dos operadores de alimentação do aeroporto de Belém, em adequar seus preços aos praticados no mercado do setor. Tomara!

Academia
A rede pernambucana de academias Selfit ocupará espaço de 1.000 metros quadrados no mix do Partage Shopping Parauapebas. Inauguração logo no início de 2019. O estilo e a tecnologia serão novidade na cidade.

Âncora
Ainda neste ano, o Partage Shopping Parauapebas ganhará uma nova âncora, a Riachuelo, que ocupará espaço de 1.825 metros quadrados no mix do empreendimento.

Prima
Arnaldo Pinheiro Jr. prepara a sua Prima Pizza, na Boaventura, antigo ponto da Eti Mariqueti, para abrir também para o almoço só com massas no puro trigo italiano. A pizza já é um sucesso.

Trattoria
A Famiglia Sicilia Trattoria, no shopping da Doca, abrirá para o Natal, inclusive com a famosa performance do Papai Noel.

Delivery
Ângela e Fábio Sicilia decidiram reeditar o serviço delivery no Famiglia Sicilia. A partir de setembro, com cardápio reduzido e bastante ágil. Por sinal, a pizza entrou na pauta de estudos dos irmãos Sicilia.

Engenheiros
Jubileu de Ouro dos Engenheiros Civis da UFPA de 1968. Haverá grande evento comemorativo no dia 22 de novembro, na AP. A comissão organizadora é formada por Alberto Martins, Aláudio Melo, Edgar Inagaki, Francisco Pereira, João Figueiredo, José Sabado e Paulo Sérgio Nascimento.

Cacau
A produtividade da cultura do cacau no Pará é 5,5 vezes maior do que na Bahia. A Bahia tem 630 mil hectares plantados. No Pará são apenas 175 mil hectares. No entanto, o Pará assumiu a liderança de produção.

Federação
A Faepa, que reúne o agronegócio no estado, tem 31 diretores, porém apenas 12 são paraenses de nascimento.

Rádio
Em 2019, o Pará deixará de ter emissoras AM (tecnologia obsoleta). Todas vão migrar para FM. A Anatel conseguiu inclusive resolver o problema técnico que existia com as rádios da capital.

Pug
No sábado que vem, será inaugurada na Braz, em frente ao The Premium Steaks, a The Pug Pizza. Inova com pizza de fermentação natural, ingredientes importados da Itália, inclusive um forno de cobre capaz de assar a pizza em 90 segundos. Negócio de Lucas Benito, Ricardo Costa, Victor Nicolau & Marcel Reis.

Fabel
Fabrizio Bordallo, diretor-geral da Fabel, informa que o MEC acaba de liberar o curso de ADM para a instituição. Há outros pleitos para 2019.

Japonês
Hoje, na escola Kioko Oti, na Castelo, o I Festival de Língua Japonesa do Norte do Brasil, promovido pelo Centro de Difusão de Língua Japonesa. O evento inicia com a apresentação de nove ex-bolsistas que viveram no Japão. O ingresso custa 10 reais, com direito a almoço da culinária japonesa. Das 9h às 15h.

Cartório
Com nome e casa nova, o Cartório Trevo agora é o Ofício Único de Santa Maria do Pará. O titular é Antônio Carlos Apolinário, mestrando em Direito na UFPA e especialista em Direito Notarial e Registral.

Agro
O Banco da Amazônia já contratou investimentos da ordem de 70 milhões na Feira Agropecuária de Paragominas. São financiamentos de custeio agrícola, pecuário, tratores e implementos. É a força do agronegócio paraense.

EM ALTA
Plano
Helder apresentará o seu Plano de Governo, nesta terça, às 15h, no auditório da Unama-Alcindo Cacela.
Yamada
O Juízo da 13ª Vara Cível e Empresarial homologou o Plano de Recuperação Judicial do Grupo Yamada. Avante!
Vista
Em articulação junto à Prefeitura, a instalação de uma moderna roda-gigante no Portal. Belém Eye.

EM BAIXA
Visão
A Justiça ainda não homologou o Plano de Recuperação Judicial do Grupo Visão.
Trânsito
Carece de passarela de pedestre com lombada no acesso do Formosa-Duque para a feira. Acidentes diários.

Urge uma passarela de pedestre com lombada, semelhantes às da Bernardo Sayão, em frente à Catedral. Perigo constante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias