NEGÓCIOS

Leia a coluna de Mauro Bonna

POSTADO EM: Quinta-Feira, 16/08/2018, 07:47:18
ATUALIZADO EM: 16/08/2018, 07:47:18

Neste sábado, em Capitão Poço, os Zamperlini (na foto, pai e filho) inaugurarão, oficialmente, a Zampa Juice, moderna fábrica de sucos do Grupo Citropar, que começa produzindo 60 toneladas diárias de concentrado. Haverá missa, inclusive, com participação da imagem peregrina da Santinha. A Citropar é considerada a maior produtora de laranja do Norte e Nordeste. Com mais de 1 milhão de pés em 4 mil hectares, sua produção chega a 60 mil toneladas da mais doce e suculenta laranja do país. Na entressafra produzirá também sucos de limão e maracujá. Inicialmente, a produção será a granel, mas já em 2019, deverá colocar no mercado nacional o produto final

Campus da UFPA no Guamá completa 50 anos
Com mais de 400 hectares, o campus da UFPA, no Guamá, inaugurado em agosto de 1968, foi projetado por Alcyr Meira, com o objetivo de integrar faculdades e cursos e aproximar a comunidade acadêmica, que desde a fundação da universidade, em 1957, até o fim da década de 1960, estava dispersa em 20 prédios espalhados por Belém. Em 2007, o Conjunto Universitário passou a se chamar Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, uma homenagem ao reitor que idealizou e inaugurou o campus. O campus foi a base para que a UFPA se expandisse e se tornasse a maior universidade do Norte, com atualmente 12 campi por todo o estado, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, além de Belém.

Colapso da biodiversidade global
Somente medidas urgentes podem reverter a perda de espécies nos ecossistemas tropicais, que concentram mais de 3/4 de todas as espécies do planeta, incluindo aves e corais. Segundo estudo publicado na revista “Nature” e realizado por pesquisadores de instituições de oito países, incluído o Museu Goeldi, os trópicos ocupam apenas 40% do planeta. Contudo, abrigam mais de 90% das espécies de aves existentes. A maioria dessas espécies não é encontrada em nenhum outro lugar, e milhares de outras ainda são desconhecidas da ciência. “No atual ritmo de descrição de novas espécies – em torno de 20 mil por ano – podemos estimar mais 300 anos para catalogar a biodiversidade do planeta”, afirma a pesquisadora Cecília Gontijo Legal, do “Goeldi”, e uma das autoras do estudo.

Incluir
Em setembro, o Sebrae e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) realizarão a 5ª edição do Seminário Incluir, em Belém. O Pará foi escolhido, entre os estados da região Norte, para sediar o evento que já passou por Cuiabá, Rio, Natal e Florianópolis, e cujo objetivo é fortalecer as redes de negócios inclusivos e de impacto social nas cinco regiões do país.

Câncer
A equipe completa da Oncológica do Brasil, pioneira em fazer o uso do Keytruda, participou do workshop Top Keytruda, realizado em São Paulo, a fim de atualizar os profissionais para o uso da medicação em casos de câncer de pulmão.

Círio
Mais uma vez, o Banco da Amazônia homenageará a Santinha na voz do padre Antônio Maria. Momento de emoção na passagem da Trasladação e do Círio.

Enem
Novidade: as Forças Armadas darão apoio logístico e segurança à execução do Enem deste ano. Entre as justificativas, o grande esforço logístico para possibilitar a consecução do exame nas diversas regiões do país.

Móveis
Neste ano, a Idélli Belém, juntamente com as arquitetas Verena Brasil, Danielle Cunha e convidados, participará do High Design – Home & Office Expo, em São Paulo, uma feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores.

Vitória
A semana da Pátria na fazenda Vitória, em Tracuateua, promete ser animada e já restam poucos apartamentos disponíveis. Além do tradicional e farto buffet, estão programados passeios ecológicos, luau e música ao vivo nos finais de tarde.

Samba
Luciana Fajardo e Flávia Anjos festejarão neste final de semana, os oito anos da casa de samba que comandam na Nove de Janeiro. Vai ter programação de sexta a domingo com shows de Marisa Black, Darley Darlen, Lucinha Bastos, Yara Mê, Karen Tavares e Lorena Moraes, entre outros.



COMENTÁRIOS mode_comment