plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (17)

Violência acaba com Unama-Senador O alto índice de violência urbana na região, obrigou a direção da Unama a acabar com o seu muito bem equipado campus na avenida Senador Lemos, onde funciona o Instituto de Ciências Jurídicas com o concorrido curso de Dir

Violência acaba com Unama-Senador

O alto índice de violência urbana na região, obrigou a direção da Unama a acabar com o seu muito bem equipado campus na avenida Senador Lemos, onde funciona o Instituto de Ciências Jurídicas com o concorrido curso de Direito. A pedido de pais e alunos, todas as atividades serão transferidas para o campus Alcindo Cacela, já a partir de agosto. Uma pena, a que ponto a cidade chegou: a bandidagem expulsando uma instituição de ensino.

Surge o Instituto Reconfortar

Estão sendo ultimados os detalhes legais para a criação do Instituto Reconfortar, voltado para educação infantil de crianças de famílias de baixa renda. Um terreno já foi adquirido no bairro da Cremação e nele uma escola será construída com capacidade para atender 150 crianças. O projeto social está sendo conduzido pelo empresário Ernani Guilhon e seu irmão, o médico Cláudio Guilhon.

Sustentabilidade das Cidades e Meio Ambiente

Engenheiro sanitarista por formação, por onde passa Nelson Chaves mantém o foco. Na direção do então DNOS teve oportunidade de recuperar 50 hectares de terras para o município, no Projeto Promorar. Também nessa época conseguiu aterrar 4,5 hectares onde hoje existe o Mangal das Garças. Sua luta continua em busca de um parque urbano na área ociosa hoje ocupada pelo Aeroclube. Por tudo isso, a convite da Abes, Nelson falará amanhã, no auditório da Cosanpa, na XIII Semana Abes de Meio Ambiente, sobre Sustentabilidade das Cidades e Meio Ambiente.

Disparada do preço do cimento

Com a diminuição das chuvas, o segmento de material de construção ganha pequeno aumento nas vendas, mas a indústria cimenteira em comum acordo faz aumento, disparando o preço do cimento. E ainda falam em um segundo aumento muito em breve. Para tanto, estrategicamente sumiram com cimento do mercado. O Grupo João Santos (Cibrasa/Nassau) praticamente saiu do mercado, funciona precariamente apenas com a unidade de Capanema, o Grupo Votorantim (Cimento Poty), com fábrica em Primavera, Cimentos Apodi (Cimento Apodi, de Caucaia-CE) e Cimento Açaí (da Camargo Corrêa, com muito pouco no mercado). Traduzindo: quatro fábricas, porém com duopólio.

Faculdade CNA oferta cursos on-line

Estão abertas as inscrições para a Faculdade CNA, primeira instituição de ensino superior voltada exclusivamente para o agronegócio, ofertando vagas no Polo de Santa Isabel do Pará para cinco cursos de graduação: Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de RH, Processos Gerenciais e Logística. Os cursos totalmente a distância terão duração de dois anos, com exceção de Gestão do Agronegócio, que será de três anos. O valor promocional com 50% de desconto para investimento mensal é de apenas 179 reais.

Leite

Um projeto inovador em Rio Maria, no sul do Pará, de aproveitamento de soro do leite de um laticínio paulista Grupo Gvinah, com as marcas Girolanda e Jammy. Com sustentabilidade e geração de empregos. Financiamento de 15 milhões de reais, via FNO do Banco da Amazônia.

Produtivo

No dia 28, o Grupo MB Capital realizará evento no Computer Hall, para apresentar um novo modelo de negócio para o empreendimento Porto Quality. Inovação denominada Patrimônio Produtivo, se define na combinação perfeita entre valorização imobiliária e a evolução profissional.

Edson Franco

Sempre empreendedor, o professor Edson Franco acaba de ter avaliação do MEC com nota 4 - escala de 0 a 5 - para o curso de Direito da Feapa. O Ceep Maguari lançará os cursos de graduação em ADM e Contábeis e em Macapá, o Ceap passa a oferecer curso de Enfermagem.

Yamada

Não houve quórum de todas as classes de credores para instalação da Assembleia de Credores da Recuperação Judicial do Grupo Yamada, na ultima quinta. Tudo ficou adiado para o dia 28, no Sagres, em segunda convocação, com qualquer quórum.

Protesto

Amanhã a inauguração do Cartório de Protestos III Ofício de Belém, tendo à frente Eleandro Granja, de Curitiba. Elegantemente instalado no Quadra Corporate, na Doca.

Sabor

Hoje, no Festival Brasil Sabor, na Marechal Hermes, 700 doses de açaí com peixe frito e cerveja em dobro na hora do jogo.

Drogasil

A maior rede de farmácias do Brasil, a Drogasil, vai investir 20 milhões de reais em lojas no Pará. A primeira já abriu na Humaitá. Alugou 10 pontos da família Aguilera, inclusive a loja icônica de Batista Campos com três mil metros quadrados – será sua loja premium. Tudo deve inaugurar até dezembro.

Remédio

A Extrafarma ficou com mais seis pontos da família Aguilera, no Interior do Pará. E nessa frenética corrida de farmácias, mais oito Drogarias Globo vão ser inauguradas em Belém. E mais: cinco Máxi Popular e três Ultra Popular. Haja remédio!

Argumento

A pauta do Argumento de amanhã: o vice-governador Zequinha Marinho, pré-candidato do PSC ao Senado. E os dois executivos comerciais do Grupo MB Capital, Bruno Chiaratti e Tadeu Tremura. Às 22h, na RBA.

Açaí

O último voo da Latam para Miami levou oito toneladas de polpa de açaí, da Amazonfrutas.

Grude

Via Miami, a Latam levou na quarta passada com destino a Hong Kong, sete toneladas de grude de peixe, divididas por três clientes-exportadores (4,5 toneladas da CMS Braga, 3 toneladas da PS Braga e 134 quilos da J. Rocha).

Carne

No dia 16 de julho, Xinguara receberá uma comitiva do Chile, em visita à Adepará, frigoríficos e propriedades rurais, para futuras comercializações de carne brasileira.

Brasília

Nada de Senado. Lúcio Vale será candidato à reeleição à Câmara dos Deputados pelo PR.

Bancários

Ana Júlia Carepa lançou sua candidatura à Câmara na sede do Sindicato dos Bancários, onde tudo começou na sua carreira política.

Candidato

Quatro apresentadores da RBA serão candidatos às eleições de outubro: Joaquim Campos a deputado federal, e à Alepa, Renê Marcelo, Jeferson Lima e JR Avelar.

Senado

Para uma das vagas ao Senado, todas as convenções da Assembleia de Deus marcharão juntas, ao lado de Zequinha Marinho.

AP

A AP instalou telões e decoração temática no salão de festas da sede campestre para a estreia do Brasil na Copa. Após o jogo, a programação continua com a banda Farofa Black e DJ Fernandinho.

Portugal

Após criação de uma cátedra entre a UFPA e o Instituto Camões, de Portugal, Belém foi escolhida para, em 2019, ser a sede de um encontro das cátedras luso-brasileiras existentes. O próximo ano também deve ser marcado pelo encontro, em solo amazônico, da Orquestra Altino Pimenta, da UFPA, e da Orquestra da Universidade do Porto.

Copa

NET e Claro oferecem todos os canais detentores de direitos de transmissão da Copa, com a qualidade de imagem 4K. Ação, inédita e exclusiva, traz ainda streaming ilimitado pelo app do NOW, sem descontar da franquia do plano móvel.

Tinta

O CD das Tintas, que chegou a Belém em 1989, na Praça Magalhães, responsável pelo grande crescimento das Tintas Renner no mercado, está deixando a cidade agora no final do mês. Os clientes passarão a ser atendidos diretamente pela fábrica em Gravataí-RS.

Saúde

Nesta terça, a eleição para o comando da Casf, o plano de saúde dos funcionários do Banco da Amazônia, atualmente sob intervenção da ANS. A Chapa 4, à frente Arthur Tourinho, oferece experiência comprovada em gestão.

Sushi

O concorrido Sushi Ruy Barbosa fechará agora no dia 30, para completa reforma e decoração. Reabrirá com novo conceito no dia 10 de agosto.

Trans 2018

O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), José Di Bella, participará em Belém do VII Congresso e Feira Internacional de Transporte e Logística Sustentável da Amazônia – Trans 2018, principal evento do setor de logística e transporte da região amazônica, que ocorrerá no Hangar, de terça a quinta.

Votorantim

O Cade aprovou a compra pela Votorantim Cimentos, da Cimento Vencemos do Amazonas, unidade da Cemex Latam Holding. Ela não produz cimento, apenas compra o produto de terceiros, realiza o rebrand do cimento sob a marca Cemex e revende no mercado. Para a Votorantim, a aquisição representa a ampliação de sua atuação na região Norte.

Festival

O Festival Amazônico de Cerveja e o South Beer Cup Belém 2018, ocorrerão de 6 a 9 de setembro, no Espaço Náutico Marina. Evento de cerveja artesanal, música e gastronomia.

Livro

Emenda de Edmilson Rodrigues destinou 400 mil para restaurar os acervos do Memorial do Livro Moronguêtá, da Biblioteca do Grêmio Literário Português e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Os recursos já chegaram à UFPA. Os trabalhos serão coordenados por Flávio Nassar, do Fórum Landi.

Supermercado

Seguindo tendência mundial de capilaridade, o Grupo Pão de Açúcar parte para uma rede de pequenas lojas – média de 1.700 metros quadrados e sete mil itens – com a marca Compre Bem. Para o grupo, lojas imensas são coisas do passado.

Ensino

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), presidida pelo reitor Emmanuel Tourinho, realizará reunião do seu Conselho Pleno no campus da UFPA, na última semana de julho. Na pauta, a negociação com o governo sobre os orçamentos das instituições para o ano de 2019.

Férias

Começam nesta quarta as inscrições para Expedição de Férias do Museu Goeldi. Uma atividade imperdível para crianças de 6 a 11 anos aprenderem sobre a ciência na Amazônia e os bastidores do Zoobotânico.

Uber

A Uber anunciou uma expansão no sistema de corridas pré-pagas. Assim como na recarga de um celular pré-pago, o cliente sem cartão de crédito pode pagar em lojas por um crédito. É possível fazer recargas com valores entre 25 e 200 reais. São 250 mil pontos de recarga no país.

Caixa

Não houve proposta para compra da antiga sede da Caixa, na Padre Eutíquio. O imóvel vai para venda direta a partir do dia 26, pelo valor mínimo de 3,7 milhões de reais.

EM ALTA

Cerveja

Incluindo novo investidor, a cervejaria artesanal Caboca inaugura na semana do Círio. Agora vai.

Comercial

FGV/Ideal começará agora nesta quinta, nova turma do disputado MBA em Gestão Comercial.

Café

O Di Sapori Café abriu no mix do Metropolitan cheio de coisinhas gostosas, com a grife da chef Adriana Nascimento.

EM BAIXA

Prejuízo

Com as intermináveis obras do BRT, o varejo na Augusto Montenegro segue à beira do colapso.

Inibidor

A Anvisa proibiu o inibidor de apetite vendido em cápsulas, Garcínia Cambogia, da marca Fruta Planta Life.

Boi

Bois caem de navio em São Paulo, e recomeçam os protestos contra a exportação de carga viva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias