NEGÓCIOS

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

POSTADO EM: Domingo, 11/02/2018, 11:51:03
ATUALIZADO EM: 11/02/2018, 11:51:03

zoom_out_map
Reprodução

Parque do Belém Porto Futuro

 Zenaldo, através da Semma, concedeu licença prévia, com validade de dois anos, para a primeira etapa do Projeto Belém Porto Futuro, lançado por Helder. Um parque urbano, zonas de estacionamento e obras periféricas que atingem a Doca, Marechal Hermes e Rui Barbosa, no Reduto – do Colarinho Branco à sede da Paratur. Obras devem começar em março.

Chefs de Belém na Sapucaí

Com o enredo "Brasil Bom de Boca", a Escola União da Ilha entrará amanhã, na Sapucaí, com a fina flor da gastronomia nacional. A chef Daniela Martins estará no carro dos grandes chefs representando o pai "chef Paulo Martins". E no carro alegórico do cacau, em nome do chocolate Gaudens, os irmãos e chefs Ângela e Fábio Sicilia. Será a terceira escola a desfilar.

Empreendedores de artesanato e agronegócio

 O Sebrae no Pará receberá no final de fevereiro uma comitiva da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz – Bolívia (Cainco), em missão de acompanhamento do programa AL-Invest 5.0. O grupo virá para conhecer os resultados do programa no Pará, que beneficia os empreendedores de artesanato e agronegócios. O AL-Invest 5.0 é um dos projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento dos pequenos negócios mais importantes da União Europeia na América Latina e o Sebrae no Pará é uma das poucas entidades brasileiras contempladas.

Ave híbrida ameaçada de extinção

O Dançador de Coroa Dourada, a primeira espécie de ave híbrida da Amazônia e uma das quatro espécies híbridas do mundo, está ameaçado de extinção. A espécie foi reconhecida por meio da parceria, firmada em 2010, entre o Museu Goeldi e a Universidade de Toronto (Canadá). A composição genética do Dançador é rigorosamente intermediária entre o Cabeça de Prata e o Uirapuru-de-chapéu-branco. Ave endêmica do Pará é praticamente restrita a uma grande área onde se localiza um complexo de unidades de conservação que inclui o Parque Nacional do Jamanxim. A equipe brasileira do projeto já auxilia o ICMBio, num plano de ação para a conservação da ave 100% brasileira.

Medicina
Avaliadores do MEC já visitaram Castanhal, Bragança, Abaetetuba e Cametá. No dia 20, será publicado o resultado com os municípios habilitados para abrigar curso de Medicina. Em seguida, as IES e suas mantenedoras participarão do processo licitatório.

Remédio

Fortes rumores: a poderosa rede Drogarias São Paulo teria negociado direto com a Brasil Pharma, herdar todos os pontos comerciais da Big Ben (Pará e Pernambuco) e Santana (Bahia).

Boi
Grupo do Exterior fez proposta para comprar a Fazenda Campo de Boi, do Grupo Marcos Marcelino, em Ipixuna. Aguarda apenas a execução da ordem de desocupação prevista para março.

Lazer

Bernard Teixeira vai inaugurar no dia 3 de março, a Mykonos, uma sofisticada balsa equipada com piscina e um imenso deck festivo. Ficará baseada no Espaço Náutico, ao lado da UFPA, no Guamá.

Hotel

 Márcio Bellesi agendou para dezembro que vem, a inauguração do hotel Holiday Inn – República, na Piedade, com 165 apartamentos e heliponto.

Jogo

O projeto de lei para legalizar jogos de azar deve ser aprovado, ainda neste mês, na Comissão de Constituição e Justiça. Em seguida, enviado ao plenário do Senado.

Portugal

 De 30 de março a 26 de outubro, o voo da TAP, Belém-Lisboa, em vez dos sábados passará a ser realizado às sextas. A terceira frequência semanal, aos domingos, ficará de 3 de junho a 21 de outubro.

Prazer

 Pelo 11º ano consecutivo, Diário e Gestor promoverão o Prêmio Prazer em Trabalhar. A festa será no dia 27 de março, na Estação, onde será apresentado o ranking das 15 melhores empresas para trabalhar no Pará.

Kosher

 Éric Levy e Salomão Benmuyal confirmaram para esta quinta, pós-carnaval, a abertura do Empório Kosher, na Serzedelo, devidamente abastecido com o que existe de melhor na gastronomia judaica, inclusive com vinhos. Funcionará também como restaurante.

Tempo

 A partir de hoje, este espaço entrará em recesso. Revigorado, retornará na terça, 27 de fevereiro. Tempo necessário para o ócio criativo.

Sal

 O Grupo Líder prepara grande festa para inaugurar no dia 22 de maio, o seu lojão no Sal. Com mix completo: supermercado, Magazan, Magazan Casa, Ótica, FarmaLíder e home center.

Office

 Concluída a estrutura da torre office do Hospital Porto Quality, na Governador. Em julho, as unidades serão entregues aos seus proprietários para o acabamento interno.

Hospital

 O médico e empresário Antônio Dias agendou para inaugurar dentro de um ano, em março de 2019, o moderno e completo Hospital Porto Quality, na Governador.

Fiat

 A Invencível fechou a sua loja da Alcindo Cacela, em frente ao "Goeldi". Em busca de reposicionamento de imagem e estrutura, a concessionária Fiat em breve anunciará novo ponto, dentro do padrão da montadora.

Empório

 Danúsio Ferreira abriu na Doca com Bernal do Couto, o Empório Belém, com serviço de café da manhã, almoço e jantar. Estacionamento próprio.

Formosa

 O lojão do Formosa na Duque vai dobrar de tamanho, ganhando também três pisos de estacionamento. Obra a todo vapor.

Brás

 Lojão do Brás, empresa paulista, vai ocupar a estratégica esquina da Loja Visão na João Alfredo. Como o imóvel não pertencia documentalmente a nenhuma empresa do Grupo Visão, pode ser negociado antes da Recuperação Judicial.

"Haidar"

 Será nesta quinta a licitação para o serviço de retirada do fundo do rio do navio "Haidar", que naufragou no porto de Vila do Conde. Sete empresas compraram o edital.

Argentina

 Em julho, o Aeroporto de Belém deverá ganhar novo voo internacional, agora para Buenos Aires.

Aeroporto

 O orçamento da Infraero, neste ano, contempla a troca de forro e telhado do aeroporto de Val-de-Cans. Já são 16 anos desde a última reforma.

Feapa

 A Feapa, faculdade do professor Édson Franco que ganhará o seu curso de Direito neste ano, planeja um segundo campus no Maguari.

Veterinária

 É um sucesso o curso de Medicina Veterinária da Unama. Uma fazenda em Santo Antônio do Tauá serve de laboratório. E uma clínica para animais de pequeno porte está sendo construída no campus Alcindo Cacela. O curso será lançado também em Marabá, em 2019.

Expansão

 Além de Ananindeua, Marabá e Santarém a Unama parte para interiorização no Pará com seus cursos presenciais. Em 2019, inaugura campus em Castanhal (nas dependências do Colégio São José) e Parauapebas.

Direito

 Além do Instituto de Ciências Jurídicas, na Senador, a Unama estreou o seu concorrido curso de Direito, nos turnos matutino e vespertino, no campus Alcindo Cacela. No segundo semestre, estreia no campus Ananindeua.

Marca

 A marca Unama vai se espalhar por toda a Região Amazônica. Já está presente no Amapá, Roraima, Rondônia, Acre e Pará.

Passeio

 A Codem reuniu com os proprietários dos imóveis da Travessa Leão XIII, para tratarem sobre a transformação dos 11 casarios ali existentes em opções como lojas, serviços e gastronomia, para proporcionar o bem-estar, segurança, conforto e lazer para a população de Belém. Será o Passeio Leão XIII. A proposta é uma rua 24 horas e coberta.

Coração

 O Hospital Regional de Santarém será a primeira unidade pública de saúde, fora da capital, a ofertar o serviço de cirurgia cardíaca no Pará. A meta é realizar 12 procedimentos por mês.

Noca

 Nem só de petiscos vivem as noites da Casa d’Noca. No recém-lançado jantar, de quarta a domingo, uma novidade faz sucesso: a pescada amarela na chapa, com arroz paraense de camarão, jambu e tucupi.

Larger

 Produzida com os lúpulos americanos Chinnok e Equinox, a Hoppy Larger é a novidade da Torneira Pai d’Égua, da Amazon Beer. A edição é limitada e estará em cartaz durante todo o carnaval.

Família

 O Ibdefam realizará na ESA/OAB, o II Curso de Direito das Famílias. No dia 19 (Bernardo Mendes), dia 20 (Jamille Saraty), dia 26 (Leonardo Pinheiro da Silva), dia 28 (André Beckmann), dia 5 de março (Pedro Pinheiro Neto) e no dia 6 de março (Zeno Veloso e Vivianne Saraiva).

A distância

 Com 34 cursos, a Unama lançará no dia 22, a sua nova plataforma de EAD - Ensino a Distância. Às 18h, no auditório David Mufarrej, o diretor de EAD do Grupo SER Educacional, Enzo Moreira, apresentará a nova ferramenta à comunidade acadêmica.

Mariza

 O Grupo Mais, holding que detém as marcas Mariza Alimentos, C5 Logística e Amazon Flex (fábrica de embalagens), agora é atendido pela CA Comunicação. A Mariza, a partir da nova fábrica no Sul, começou a produzir frutas em calda, geleias e toda a linha de conservas.

Visitação

 Nesta quinta, em comemoração aos seus 140 anos, o Theatro da Paz iniciará o projeto Portas Abertas, uma sequência de visitas guiadas, gratuitamente, com várias sessões diárias. Até o dia 27.

Curso

 O MEC reconheceu os cursos de Engenharia de Produção, da Famaz; de Engenharia Ferroviária e Logística, da UFPA Belém, e de Artes Visuais, da Unifesspa Marabá.

Balé

 O Balé Bolshoi retorna aos cinemas UCI no Bosque Grão-Pará com a espetacular temporada 2017-2018, exibindo mais cinco clássicos da companhia russa. "O Corsário", "A Dama das Camélias", "Romeu e Julieta", "Giselle" e "As Chamas de Paris" serão apresentados em alta definição, sempre aos sábados.

Carro

 Em janeiro, a venda de veículos cresceu 12% no Pará, na comparação com janeiro de 2017. Foram emplacados 2.958 automóveis e comerciais leves, representando um aumento de 30,6%. Porém, moto foi o veículo mais comercializado, respondendo por 59% do total de vendas.

Atacarejo

 O recuo nas operações da Yamada abriu espaços para que redes de supermercados, que só atuavam na periferia, focassem agora o centro da cidade. Um novo atacarejo vai ocupar o antigo ponto da Eurocarr, na Senador. Imóvel pertencente ao empresário Josiel Martins.

EM ALTA

 Voo
Apesar do dilúvio, a aviação não reclamou mais da pista de Val-de-Cans.

 Ouro
O aeroshopping de Val-de-Cans ganhará uma refinaria de ouro de empresa belga.

 Tecnologia
Google Maps mostra blocos de Carnaval no Rio e em São Paulo.

EM BAIXA

 Estação
Inúmeros quiosques de artesanato no térreo acabaram com as lojas no mezanino da Estação. Estão fechan
 

Grão
As chuvas intensas e a precariedade da BR-163 vão afetar a exportação de grãos pelo porto de Vila do Conde.

 Supermercado
Muitos querem, mas ninguém consegue emplacar no antigo ponto da Yamada, no Jurunas.



COMENTÁRIOS mode_comment