plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna do Mauro Bonna deste domingo

As esquinas da rede DrogasilA rede Drogasil chega logo com três esquinas estratégicas na cidade. Acaba de alugar do médico Carlos Souza, a esquina da Serzedelo com Caripunas, antigo ponto do Parrilla. Outra loja surgirá na esquina da Antônio Barreto com W

As esquinas da rede Drogasil
A rede Drogasil chega logo com três esquinas estratégicas na cidade. Acaba de alugar do médico Carlos Souza, a esquina da Serzedelo com Caripunas, antigo ponto do Parrilla. Outra loja surgirá na esquina da Antônio Barreto com Wandenkolk, ponto onde funcionou o Dom Bar. E o terceiro, na esquina da Duque com Estrela.

Cade aprova compra da Facepa
A compra da Facepa, fabricante de papel tissue, pela Suzano Papel e Celulose, foi aprovada sem restrições pelo Cade. O acordo foi anunciado em dezembro do ano passado. por 310 milhões de reais, com a Suzano acelerando sua estratégia de ingressar no mercado de papéis sanitários.

Equipamento para entretenimento náutico
Inauguração em março, na região do rio Maguari, da Ilha Flutuante, uma grande balsa inclusive com piscina. O complexo náutico contará com 1.000 metros quadrados, piscina semiolímpica, cozinha industrial, camarotes e muitas novidades que prometem levar Belém a um novo patamar náutico nacional. Negócio do paraense Bernard Teixeira, atualmente residindo em Manaus, de onde veio a embarcação.

Abriu espaço crossfit
Abriu o mais novo espaço de CrossFit de Belém, na Assis de Vasconcelos com Gaspar Viana. Um complexo totalmente voltado para o esporte, com artes marciais, pilates by Dani Bentes, fisioterapia, barbearia, lanchonete, mercearia funcional e uma clínica com todas as áreas de nutrição comandada por Tayana Vago. O projeto leva a assinatura da marca Roots. Negócio de Harlisson Braga e Melissa Vilar.

Novos ritmos na boate do Boliche do Bosque
O equipamento do Tatoo Park foi dividido por quatro compradores. Agora Chico Salomão coordenará, a partir de março, as programações de quintas e sextas na Up, a boate do Boliche do Bosque Grão-Pará. Nas quintas, Clube de Dança de Salão e nas sextas, Mistura Fina Dance. Também lá, os tradicionais bailes de carnaval infantis com a bandinha Os Feras e a animação do Tio Evandro Tatoo. A folia dará direito a uma hora livre nos brinquedos do Play Games.

Museu da UFPA busca amigos
A nova direção da Associação dos Amigos do Museu da UFPA, liderada por Álvaro do Espírito Santo e Lutfala Bitar, iniciou uma campanha para adesão de novos sócios. Não é necessário ter vínculo com a UFPA. Poderá ingressar na associação qualquer pessoa que queira contribuir com a preservação da sede do museu, o palacete Governador Augusto Montenegro, e com ações de fomento à cultura regional, em suas múltiplas dimensões. As adesões podem ser encaminhadas para o e-mail[email protected]. Aliás, o primeiro projeto a ser implantado é a edição de um livro-álbum com o acervo de obras expostas no prédio do museu.

Mercedários
A Receita Federal só falta desocupar 400 metros quadrados do imenso Complexo dos Mercedários para entregá-lo ao SPU. E pelo que tudo indica, o imóvel será devolvido à Igreja Católica. Essa poderá locar parte do prédio a um hotel conceito como ocorreu com o Quinta de Pedras. Belém merece!

Maquete
Helder prometeu os recursos necessários para concluir a imensa maquete do Centro Histórico de Belém, que alunos de Arquitetura constroem no Fórum Landi.

Quadrangular
Paulo Bengston será candidato a deputado federal. E, se eleito, abrirá vaga para Paulo Queiroz, na Câmara Municipal. Martinho Carmona preferiu tentar novamente a Assembleia.

BK
Com a volta às aulas, na hora do almoço de sexta, foram vendidos 500 sanduíches no Burger King da Avenida Nazaré.

Alfândega
Janeiro iniciou com a unificação da Alfândega no porto e aeroporto de Belém. Agora sob a jurisdição da Superintendência da 2ª Região Fiscal, tendo Moacyr Mondardo Jr. como superintendente, e Maria Helena Ponte e Marcus Aurélio Antunes, como adjuntos. Antônio Marcos Lima é o delegado da Alfândega. O órgão é responsável por 46% do território nacional, com quatro fusos horários, sete fronteiras e quatro idiomas.

Fiscal
O aeroporto de Belém ganhará equipamento de análise de risco com reconhecimento facial, semelhante aos aeroportos de Manaus, Fortaleza e Recife. Tecnologia capaz de superar 50 "cabeludos" juntos. O foco é substituir o medo pela simpatia.

Porto
Em 2016, o porto de Vila do Conde operou 66 mil contêineres. Já no ano passado foram 77.619 - um bom salto. Só para comparação, em 16, Manaus recebeu 180 mil. Por sinal, uma primeira empresa em Belém está prestes a receber o certificado OEA-Operador Econômico Autorizado (fim de barreiras alfandegárias).

Hambúrguer
A hamburgueria Uata!, que faz sucesso em três pontos em Belém, seguirá para Portugal como este espaço adiantou há muito. Ora, pois, a inauguração será no dia 22 de fevereiro, no badalado Beco do Fanado, em Coimbra. Próximo à tradicional universidade, onde atualmente 50% do alunado são brasileiros. À frente, Lucas Araújo.



Peixe
O governo do vizinho Mato Grosso liberou a necessidade de licenciamento para criar tilápias em tanques-rede. Santarém e Macapá já importam peixes de lá.

Macau
Fábio Sicilia informa que no fórum da Unesco, em Macau, foi firmada parceria entre Belém e Floripa, para o desenvolvimento de projeto voltado à gastronomia.

Boi
Completou 12 anos o mercado exportador brasileiro de boi vivo, antes dominado pela Austrália. Depois da euforia em 2013, com a bolha Venezuela, agora a qualidade é o principal item de competitividade. O Pará é o líder do segmento. Porém, o boi em pé ainda representa menos de 1% de tudo o que o Brasil exporta.

Força
Foi prorrogado por seis meses o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio à fiscalização do Ibama, nas ações de combate aos ilícitos ambientais na Amazônia.

Especial
O Menu do Chef, criado por Nelson Oliveira, do Manjar, e que muda a cada 15 dias, está um sucesso. Aliás, o segundo combo com nova entrada, prato principal e sobremesa, já entrará no jantar da próxima semana.

Família
O Ibdfam fará evento no dia 26 de fevereiro, às 17h, no auditório da Fabel, para dar posse a Leonardo Pinheiro da Silva na presidência da entidade. Na ocasião, haverá palestra do jurista Euclides de Oliveira, sobre a "Situação do Companheiro no Direito Sucessório Atual".

Alemanha
A Unama receberá três universitários alemães por meio do projeto de intercâmbio Unibral. Estudarão por um semestre na área de Serviço Social.

Liquidação
Liquidação de mobílias e eletrodomésticos do finado Hotel Itaoca começará amanhã. O prédio será colocado para locação, logo após o Carnaval.

Marajó
A tradicional rivalidade entre as prefeituras de Salvaterra e Soure promete movimentar o Carnaval no Marajó. São muitas atrações. Hotéis com reservas aceleradas.

Coisas
Sergio Corrêa Dias abrirá sua segunda franquia da Multicoisas no mix do Pátio Belém. Previsão de uma terceira, ainda neste ano, em loja de rua.

Clima
O professor Claudio Szlafsztein, da UFPA, foi aprovado pelo Ministério das Relações Exteriores para integrar a lista de especialistas (Roster of Experts) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Direito
Além do Instituto de Ciências Jurídicas na Senador, a Unama estreia agora o seu conceituado Curso de Direito, no Campus Alcindo Cacela. Sucesso!

Odonto
A maioria dos alunos da Unama, no campus Alcindo Cacela, já é da área de Saúde, com destaque para novo Curso de Odontologia.

Remédio
Com o desabamento da obra na esquina da Padre Eutíquio com Conselheiro, o que seria uma reforma, agora será demolição e construção de moderna loja da rede Pague Menos. A compra do imóvel foi intermediada por Fernando Tavares, para um grupo de investidores.

Arte
O TRE-PA abre oportunidade para artistas em geral que queiram expor na galeria do Centro Cultural da Justiça Eleitoral seus trabalhos. Propostas através do email,[email protected]. São admitidas, apenas, inscrições de profissionais residentes no Pará.

Crescimento
As vendas de celulares no Brasil em 2017 tiveram alta de 8%. E no mesmo ano, o comércio eletrônico registrou crescimento de 12%.

Carros
Segundo a Fenabrave, eis o mapa das vendas de carros novos em Belém, em 2017: GM (16,2%), VW (14,1%), Fiat (12,8%), Toyota (12,7%), Hyundai (12,4%), Honda (9,1%), Ford (6%) e Renault (5%).

Gastronomia
A Unama oferece 50% de desconto na matrícula e nas mensalidades do seu Curso de Gastronomia para transferências ou para quem já tenha diploma.

Marketing
A FGV/Ideal, em seu campus na São Francisco, promoverá café-palestra nesta quinta, às 8h, com o expert Carlos Eduardo Lourenço, falando sobre Competências em Marketing e Construção de Carreira. Grátis.

Turismo
Isa Arnour deixa a presidência, após dois mandatos, da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet) - Secção Pará. Assume Nilton Guedes, na vice-presidência, Christina Hayne.

Curso
O MEC reconheceu os cursos de Etnodesenvolvimento, da UFPA Altamira, e de Administração, da Unifesspa Rondon do Pará.

Tarifa
A partir de 16 de fevereiro, passageiros que embarcarem em voo doméstico, em Val-de-Cans, vão pagar a nova tarifa de 31,29 reais. Para voos internacionais, a taxa de embarque será de 118,06.

Teatro
O espetáculo "A visita da velha senhora", com Denise Fraga, Tuca Andrada e mais 11 grandes atores, foi indicado em duas categorias para receber o Prêmio Shell de Teatro na sua 30ª edição - melhor atriz: Denise Fraga e melhor figurino: Ronaldo Fraga. O que isso pode interessar aos paraenses, é que Marita Prado, atriz paraense, é a produtora executiva do espetáculo e promete trazê-lo em maio para o Teatro do Sesi, em Belém.

EM ALTA
Varejo
Le Biscuit vai inaugurar loja em abril, no mix do Bosque Grão-Pará.
Soja
A Agropecuária Santa Bárbara começou ontem, a colheita de uma supersafra de soja no sul do Pará.
Eventos
Com refrigeração, a Igreja dos Capuchinhos entra para o concorrido circuito de casamentos, 15 anos e batizados.

EM BAIXA
Energia
A migração para o mercado livre de energia caiu 45% em 2017.
Axé
Nas redes sociais, muita gente indignada com a ressurreição de superados cantores de axé em trio elétrico, nas ruas da Cidade Velha.
Binário
Sem explicação, o binário Vileta-Humaitá acabou ficando meia boca. Só funciona na primeira, mesmo assim até a Almirante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias