NEGÓCIOS

Confira os destaques da Coluna de Mauro Bonna

POSTADO EM: Quinta-Feira, 23/11/2017, 07:17:18
ATUALIZADO EM: 23/11/2017, 07:17:18

Lourdes Lima e Nelson Chaves recebem no TCE o Projeto Ressignificando Caminhos da Fasepa - Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, antiga Funcap. Na foto, os dois conselheiros com Simão Bastos (Fasepa) e Luís Cláudio Lima (Ioepa)

Patenteada armadilha para carapanã
O pesquisador Inocêncio Gorayeb, do Museu Goeldi, criou uma armadilha para a captura e armazenamento de insetos da família Culicidae. Dela fazem parte os irritantes e transmissores de doenças, mosquitos, pernilongos ou carapanãs. Ele desenvolveu duas versões de armadilha de captura - uma com isca humana protegida e outra com atratores químicos. Os inventos voltados para estudos têm mais praticidade, comodidade e segurança, se comparadas com os métodos utilizados atualmente. Seu invento acaba de ser patenteado pelo Inpi e será apresentado em primeira mão no I Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental da Funasa (Ciesa), que ocorrerá de 26 de novembro a 1º de dezembro, em Belém.

Energia de Belo Monte vai chegar ao Sudeste
No dia 12 de dezembro, entrará em operação o linhão de 2.087 quilômetros que levará a energia da UHE de Belo Monte ao Sudeste brasileiro. Está pronto e passa pelos últimos testes. Começa em Anapu, a 17 quilômetros de distância da usina, e corta 65 municípios de quatro estados – Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais –, até chegar ao município de Estreito, na divisa MG-SP. Será a primeira rede de "ultra alta tensão" (800 kilovatts) a funcionar no país. O linhão, que custou 5 bilhões de reais, foi erguido pela BMTE, concessionária formada pela chinesa State Grid em parceria com Furnas e Eletronorte.

Laranja
Zampa, a fábrica de sucos do Grupo Citropar, em Capitão Poço, começará a produzir no dia 10 de dezembro. Inicialmente concentrado de laranja e limão. Em seguida, abacaxi e maracujá. Tudo será exportado pelo porto de Vila do Conde.

Mall
O empresário Júlio Coimbra, que instala um mall de lojas no início da BR-316, no antigo ponto da Itapemirim, negocia com a churrascaria Boi d’Ouro e com a Academia Greco Forma. Os outros são: Extrafarma, Petrobras e Americanas.

Energia
Ao contrário do que muita gente pensa, a Equatorial Energia, dona da Celpa, não é uma empresa maranhense. É uma S.A. e está na Bovespa. Tem sede em Brasília. A confusão é porque a primeira empresa adquirida pelo Grupo Equatorial foi a Cia. de Energia do Maranhão.

PET
A Unama junto ao Centro de Controle de Zoonoses realizará, nesta sábado, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação ocorrerá das 8h às 17h, no estacionamento do campus Alcindo Cacela, com atendimento gratuito.

Vitória
A Fazenda Vitória anda movimentada neste final de ano. Terça teve o encontro das crianças do Sesc de Castanhal, hoje, será a vez do grupo Bolonha da melhor idade e, no mês que vem, gerentes de várias agências da Caixa vão se reunir durante três dias no hotel dos Martins.

Flor
A Associação de Floricultores de Benevides - Di Fiori Orquídeas e Orquidário Torres - são especiais destaques no Agropará 2017, na categoria Flores e Plantas Ornamentais. Este foi um dos rankings mais movimentados e teve o profissionalismo e produtividade como critérios de definição.



COMENTÁRIOS mode_comment