plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna do Mauro Bonna deste domingo

Fim da farra tributáriaO decreto nº 1.790, de 29 de junho de 2017, publicado pela Sefa, visa através da majoração do MVA – Margem de Valor Agregado, impedir o uso de crédito indevido de ICMS, concedido de forma inconstitucional pelo Maranhão (2% aos centr

Fim da farra tributária
O decreto nº 1.790, de 29 de junho de 2017, publicado pela Sefa, visa através da majoração do MVA – Margem de Valor Agregado, impedir o uso de crédito indevido de ICMS, concedido de forma inconstitucional pelo Maranhão (2% aos centros de distribuição estabelecidos naquele estado), o que gera uma diferença de imposto devido ao Pará de cerca de 5%, em um segmento em que o lucro líquido apurado é em média 3%. Atinge diretamente os "distribuidores troca-nota".

Mineirinho na Europa
A Maryne, de Mary Anne Mendes, dona da marca Pão de Queijo Mineirinho, passou a fornecer todo o pão francês vendido no Grupo Líder. Por sinal, o Pão de Queijo Mineirinho, que já é exportado para Miami, começará ainda neste semestre a chegar à Europa. É produto paraense tipo exportação.

Celpa faz promoção Energia em Dia
A Celpa acaba de lançar a promoção "Energia em Dia" que premiará os clientes que estiverem em ou negociarem seus débitos. Serão realizados sorteios semanais de vales-compras no valor de 500 reais e geladeiras, TVs e smartphones. O cliente deve se cadastrar por meio do site www.celpa.com.br. A promoção vai até 13 de janeiro de 2018 e os sorteios serão feitos pela Loteria Federal.

Mestrado de matemática na UFPA
A UFPA aprovou na Capes, a abertura de três novos cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Os cursos funcionarão nos campi de Bragança, Castanhal e Abaetetuba e atenderão docentes da Educação Básica. No total, já são 124 os cursos de mestrado e doutorado na UFPA, 16 deles funcionando em campi do Interior.

Alta tecnologia em diagnóstico
A Dimagem recebeu financiamento do FNO para incremento tecnológico. Uma ressonância magnética de 3 Teslas da Siemens, modelo Spectra, sendo a primeira de 3 teslas a ser instalada em uma clínica de diagnóstico por imagem no Pará. É um equipamento com o dobro da potência dos demais, com maior sensibilidade diagnóstica.

Zabumba para incrementar a noite
Afonso Cardoso, Alfredo de Beijer e Samira Rodrigues abriram o Zabumba Bar na 14 de Março, no movimentado perímetro onde já funcionam o Biras Bar e o Boteco do Camarão. O novo boteco promete noites de música, que vão da MPB, Paraense e Jazz. No mesmo quarteirão, Marcelo Campos abriu a "Mercearia 14Zão"

Porto
A DTA (mesma empresa do derrocamento do Pedral) faz estudos para ampliar para 20 metros o canal de acesso ao porto de Vila do Conde. Em dando certo, a logística no Pará receberá um incremento ainda maior.

Banco
Luiz Lourenço de Souza Neto, 19 anos de Banco da Amazônia, no momento atuando como executivo de Comunicação e Imagem, assumira no dia 7 de agosto, a Superintendência do Pará e Amapá, com sede na Wandenkolk. O setor de Comunicação e Imagem será incorporado a uma secretaria executiva, tendo à frente Alcyr Erse.

Marabá
Logo no início de agosto, o Banco da Amazônia instalará a superintendência do sul e sudeste do Pará, baseada em Marabá (a terceira no estado), tendo como titular Paulo Bussato.

Yamada
O empresário Fernando Yamada está chamando para conversar um a um os credores do Grupo Yamada, em recuperação judicial.

Deus
Partidários de Samuel Câmara recorreram da decisão da Justiça carioca que deu posse a Wellington Jr., no comando da Convenção Geral das Assembleias de Deus.

Marinha
O almirante Edervaldo de Abreu Teixeira Filho assumirá no dia 26, em cerimônia no Ciaba, o comando do 4º Distrito Naval.

Portugal
A TAP não decolou na quinta, para Lisboa, como pretendia, só conseguiu na sexta. Teve que trocar o equipamento para 767 e também o tempo da tripulação havia estourado. Nesta semana deverá normalizar: terça e sábado, com A-330, e o voo extra da quinta, em Boeing 767. Alta demanda.

Viagem
No dia 18, a Infraero realizará licitação para loja de artigos de viagem, no mix do aeroporto de Belém.

Voo
Saiu no DOU a licitação marcada para o dia 27, para reforma da pista auxiliar de Val-de-Cans. As duas pistas do aeroporto ficarão no mesmo nível de operações.

Parque
O aeroporto Brigadeiro Protásio (Aeroclube) tem uma média de apenas 10 pousos e decolagens por dia. Em junho, segundo a Infraero, foram 316 pousos e 317 decolagens, onde 577 passageiros embarcaram e 434 desembarcaram. Mais que oportuno o Parque de Belém naquela área.


Câmbio
A Turvicam inaugurou loja na Estação, no hall do terminal fluvial. Funciona de 10h às 22h com câmbio, seguro viagem e passagens aéreas. Hoje, distribuirá brinde para quem visitar a loja.

Itália
O restaurante Famiglia Sicilia receberá o título de "Excelência Italiana". Concedido por entidade, que atua na web, com gestão de excelência visando a preservação da imagem e singularidade italianas no mundo contra falsificações e imitações.

Educação
A Seduc teria alugado o prédio inteiro da AC Simões, no Entroncamento. Contrato de dois anos, tempo necessário para concluir reforma radical na sede da secretaria, na Augusto Montenegro. E que o BRT, se Deus quiser, esteja pronto.

Atacadão
A rede Atacadão, braço de atacarejo do Grupo Carrefour, com duas lojas na Grande Belém, procura ponto para mais quatro lojas na cidade. Fez proposta para ficar com o antigo ponto da Yamada, no Entroncamento.

Makro
A exigência de construir uma rua entre a loja e a beira do rio, fez o Grupo Makro desistir da Arthur Bernardes, ao lado do canal do Una. A área foi posta à venda.

Sorvete
A Cairu acaba de adquirir novo maquinário italiano, de última geração, para produzir o seu imbatível sorvete. Vai duplicar a capacidade de produção.

Marisa
A Marisa Alimentos, de Castanhal, pegou 15 milhões do FNO para ampliar todas as suas linhas de produtos. E ainda neste ano, diversificará a linha de batata.

Natação
Abmael Sarges, professor de natação da Cia. Athletica Belém, e seus atletas, Lucas e Ana Sofia, foram convocados para a Seleção Brasileira. Irão participar da Copa Pacífico de Natação, que será realizada em Sucre, na Bolívia, de 16 a 19 de agosto.

Sauna
A Infraero garante que está em dia a manutenção do sistema de refrigeração de Val-de-Cans. E publicará nesta terça, pregão eletrônico, seguido de licitação no dia 24, para aquisição de equipamentos de climatização, tipo Fan-Coil.


Pitiú
O empresário Oscar Rodrigues quer de presente no seu aniversário, no dia 22, no Sal, uma cantoria de Dona Onete. Toda cheia de prosa, ela terá retornado de uma turnê europeia.

Solar
Em agosto, deverão começar as primeiras ações para instalação da energia solar (etapa 1), no estacionamento do Hangar.

Cozinha
Pelo terceiro ano consecutivo, a cozinha do Hospital Regional de Marabá conquistou o selo Green Kitchen. A certificação reconhece o empenho da instituição para aprimorar a qualidade da alimentação servida a usuários e colaboradores, além do compromisso com o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Estação
No dia 20, o Tio Armênio começará a operar no mix de restaurantes da Estação.

Diferente
O chef do novo Bambu Sushi derrubou a tradição oriental e criou o temaki de arroz. O cliente escolhe o recheio entre salmão, camarão, shimeji, kani e cream cheese.

Experiência
A garotada que se hospeda na fazenda Vitória neste mês de julho, está curtindo as férias na roça. De avental e botas, elas cuidam dos animais, colhem hortaliças e frutas e ainda aprendem a fazer farinha.

Pesca
O empresário Bernardino Souza abriu na Manoel Barata, quase na Presidente Vargas, uma filial da Marajó, Caça e Pesca.

Agronegócio
O prefeito de Santa Isabel, Evandro Watanabe, vibra com a próxima chegada ao município de uma faculdade de agronegócios da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Siderúrgica
Os marabaenses começam a perder as esperanças com o grupo argelino Cevital que prometeu tocar o projeto da Alpa. Em oito meses, absolutamente nada foi feito além do anúncio.

Supermercado
O presidente da GS1 Brasil, João Carlos Oliveira, confirmou o patrocínio da cerimônia de abertura da SuperNorte 2017. A edição 20 anos vai de 4 a 6 de outubro no Hangar, na véspera do Círio. O tema deste ano é "Mudar, agir, evoluir". Bem oportuno.

Café
Nesta terça, José Luiz Rodrigues abrirá as portas da Deli&Café Cafeteria, na Magalhães Barata.

Imóveis
Cresceu tanto a devolução de imóveis que o governo editará nova regulamentação dos distratos.

Lua
Para quem está curtindo o verão nas praias, a pedida de hoje é a lua cheia.

Verão
O Festival Latinidade está de volta neste mês, na Estação. Na terça, abertura, às 18h: Discotecagem Latina ao Pôr do Sol com DJ Azul e show, a partir de 19h30, de Félix Robatto, com participação da Guitarrada das Manas; dia 12, Pinduca, com a presença de Bruno Benitez, e no dia 13, Mundo Mambo, com participação de Nego Nelson.

Gestão
Dória virá a Belém no início de outubro. Falará para um grupo seleto de empresários sobre Gestão Eficiente. E receberá da Alepa, o título de Cidadão do Pará.

Inovação
Como parte das comemorações de 60 anos da UFPA, o projeto Jovem Empreendedor e o Time Enactus promoverão a palestra "Inovação e empreendedorismo no Brasil", nesta terça, no auditório do Naea, às 18h. Ministrada pela presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Rose Mary Lopes.

Livro
A Associação dos Escritores Paraenses divulgou o ranking dos autores locais mais vendidos, na última Feira do Livro: 1º - Nazaré de Mello; 2º - Telma Cunha; 3º - Walcyr Monteiro; 4º - Daniel Leite e 5º - Antônio Juraci Siqueira.

EM ALTA
Lojão
O Grupo Líder tomou 30 milhões do FNO para concluir a imensa loja da Quintino. A obra toda gira em torno de 80 milhões.
Sal
Muitos elogios à gestão do prefeito de Salinas. Filho de peixe...
Massa
A Hiléia decidiu manter e investir na unidade fabril da Augusto Montenegro.

EM BAIXA
Demora
Os veranistas estão horrorizados com a erosão nas praias de Mosqueiro. Os recursos do Ministério da Integração já foram liberados.
Marajó
Triplicou a demanda de carros para o Camará. Mas a travessia para Soure continua com a carência de sempre.
Perigo
Muitas embarcações clandestinas e sem condições de segurança na travessia para Cotijuba.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias